domingo, 14 de junho de 2009

Futsal: Benfica na Final

Benfica elimina Freixieiro e vai defender o título

Único clube com presença em todas as finais desde o aparecimento do sistema de «playoff», o Benfica manteve a tradição e assegurou hoje um lugar na final da edição 2008/2009 do campeonato, que se começa a discutir no próximo fim-de-semana, depois de derrotar, em casa, por 4-3, o Freixieiro, confirmando assim a vantagem adquirida há oito dias, em Matosinhos, quando os bicampeões nacionais asseguraram o triunfo no desempate por grandes penalidade (9-10).

Excelente ambiente no Pavilhão da Luz com quase 2000 pessoas a empurrar o Benfica para a vitória - entre os quais Luís Filipe Vieira e Rui Costa - perante um Freixieiro bastante desfalcado mas com a lição bem estudada, procurando tapar os caminhos para a baliza de Piu até onde podia para tentar nos derradeiros minutos o golpe de asa que lhe permitisse levar a eliminatória para o terceiro jogo e então passar a dispôr de mais duas opções, Cardinal e Luís Silva, que hoje ficaram na bancada em virtude de estarem castigados. Com apenas seis jogadores de campo disponíveis, entre os quais o júnior Paulinho e o veterano Miguel Mota, pouco utilizado ao longo da época, restavam poucas alternativas a Joaquim Brito senão tentar defender bem e esperar que os seus jogadores estivessem inspirados em termos ofensivos, perante um Benfica que, mesmo sem Pedrinho, tinha um lote de opções francamente superior, e, por isso, assumiu sempre as despesas do jogo. Nem mesmo a pressão da equipa do Benfica e do público a meio da segunda parte, assobiando a postura defensiva do Freixieiro, fez o técnico matosinhense mudar de ideias, mantendo-se fiel ao trabalho da semana, o que originou a situação caricata de ver o Benfica, em vantagem no marcador, circular a bola entre os seus jogadores no meio-campo de Zé Carlos com os jogadores visitantes a serem meros espectadores à espera da ordem do seu treinador para avançarem no terreno. Essa ordem só chegou com a entrada dos últimos dois minutos, mas nessa fase viu-se um Benfica muito concentrado, consciente do que estava a fazer e, apesar do 5 para 4 do Freixieiro, com os matosinhenses completamente esgotados físicamente, foi tranquila a forma como os campeões geriram o golo de vantagem evitando aos seus adeptos sobressaltos de maior.

Se Joaquim Brito trazia a sua lição estudada, também André Lima mostrou que não foi um jogador de eleição por acaso e começa agora nas funções de treinador a sentir-se bem mais à vontade. Sabendo que os matosinhenses se iam apresentar desfalcados e percebendo que o Freixieiro duraria enquanto as«pilhas» não acabassem a Ivan, André Lima abdicou do seu favorito 4:0 para colocar logo no início do jogo o pivô César Paulo bem próximo do «internacional» português do Freixieiro e ao longo de todo o jogo nunca deu descanso a Ivan, ora com César Paulo, com João Marçal ou Arnaldo. E a verdade é que o Freixieiro foi-se aguentando enquanto Ivan pôde jogar mas á medida que o jogo avançou a equipa de Matosinhos foi caindo e acabou em sérias dificuldades para chegar à frente.

Os «encarnados» estiveram por duas vezes em desvantagem na primeira parte, mas a «arte» de Ricardinho - autor de dois golos na sequência de livres - deixou a partida empatada a dois golos ao intervalo. O Freixieiro entrou melhor no jogo e, aos dois minutos, já vencia por 1-0, com Ricardo a «furar» a defesa da equipa da casa, na zona frontal, e a surpreender o guarda-redes Zé Carlos. Ricardinho fez o 1-1 na sequência de um livre indirecto (seis minutos), mas Miguel Mota voltaria a dar vantagem à equipa de Matosinhos, numa jogada a «três toques» e também após um livre. O Benfica respondeu de imediato com novo golo, desta feita num remate directo de Ricardinho. Com mais remates (18 contra nove) e maior posse de bola 62 por cento contra 38, o Benfica veio mais cauteloso após o intervalo e foi aí que conseguiu, pela primeira vez no jogo, estar em vantagem. Arnaldo fez o 3-2 para os «encarnados», aos 25 minutos, após um «roubo» de bola de João Marçal, mas o Freixiero ainda igualou dois minutos depois, com um golo de André Gomes. Aliás, o jovem matosinhense esteve muito perto de dar nova vantagem à sua equipa, mas não conseguiu desviar um remate do guarda-redes Piu que levava o selo de golo quando estavam jogados 27 minutos. O jogo parecia repartido mas César Paulo aproveitou uma perda de bola, aos 29 minutos, e ganhou superioridade para o 4-3 final. Os bicampeões ficam agora á espera do adversário que vai sair amanhã da finalíssima, em Vizela, entre Fundação Jorge Antunes e Belenenses, sendo que, independentemente do oponente, o Benfica joga no próximo fim-de-semana por duas vezes no Pavilhão da Luz.

Fonte: Futsal Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário