domingo, 14 de junho de 2009

Cronica: Melhor Defesa da época 2008/2009


Os resultados da sondagem foram os seguintes:
Opção David Luiz teve 37 votos
Opção Jorge Ribeiro teve 4 votos
Opção Luisão teve 19 votos
Opção Maxi teve 62 votos
Opção Sidnei teve 12 votos
Opção Miguel Vítor teve 37 votos



David Luiz:
Tem algumas limitações nos factores defensivos que compensa com força e perseverança não desistindo dos lances na maior parte das vezes conseguindo ir bem no 1 para 1 com os avançados contrários.

Tem sido juntamente com o nosso super Maxi um dos esteios da equipa.
Tivéssemos nós um treinador melhor que Quique e ele provavelmente teria evoluído muito mais.

Pensar que pode sair do Benfica num futuro próximo é um sentimento que espero não sentir durante algum tempo pois é um central/defesa de grande nível e o Benfica não pode deixar sair as suas melhores unidades/peças.



Em suma é um grande jogador um grande profissional e acima de tudo uma pessoa pelo que me contam muito afável e simpático, sendo mesmo uma pessoa muito simples não se considerando uma estrela do Benfica.

A imprensa diz que o Benfica só começa a conversar se lhe chegar as mãos 1 proposta com valores próximos dos 20M de euros.



Jorge Ribeiro:

Este jogador formado no Benfica que saiu em litígio com o clube dizendo frases pouco simpaticas.

Teve um inicio de época no banco com a titularidade de Leo até que Quique flores lhe deu a titularidade que viria a perder para o David Luiz.
Desde que ficou no banco jogou poucos minutos, nunca mostrando grande qualidade para ser titular a defesa esquerdo.

É irmão do Maniche mais um que saiu em litígio com o clube, fez uma excelente época de 2007/2008 pelo Boavista onde marcou 7 ou 8 golos e fez algumas assistências.
Ele pode alguma vez funcionar numa equipa pequena a médio esquerdo e nunca a defesa esquerdo.

Marcou um golo ao Paços de Ferreira na 1º volta.
É um jogador que tem algumas limitações a defender, em termos atacantes pode ser bom mas apenas se tiver um defesa que lhe cubra o flanco.

Na minha opinião não deve fazer parte do plante de 2009/2010, apesar de cada vez a aposta nos jogadores portugueses ser importante.



Luisão:

Foi um jogador vindo do Cruzeiro em 2003, era nessa altura titular dos sub-21 do Brasil e era considerado um dos defesas centrais com maior potencial.

Esta época tem sido titular indiscutível excepto em alguns jogos, sendo as razões de estar lesionado ou castigado (celebre cotovelada a Sapunaru no jogo da 1º volta contra o Porto).

Tem sido dos jogadores mais influentes e acima de tudo um grande professor tanto para o jovem português Miguel Vítor como para o jovem brasileiro Sidnei.

Teve alguns momentos menos bons nesta passagem pelo Benfica, como por exemplo ser apanhado alcoolizado e ter de cumprir serviço comunitário, ou episódio com Katsouranis.




O ponto alto dele foi quando o seu golo ao Ricardo nos permitiu o último titulo de Campeão Nacional num celebre e não menos polémico Benfica- Sporting.

Foi elogiado pelo actual treinador como um dos guarda costas da equipa juntamente com Katsouranis; é giro é que os dois que se envolveram são este ano os dois guarda costas da equipa.
É neste momento o vice-capitão da equipa, é um jogador que motiva os companheiros para tentarem fazer o melhor jogo possível.

Fala neste momento numa possível venda para o mercado inglês e Italiano com o Manchester City à cabeça da lista de pretendentes.

Maxi Pereira:

Depois de um inicio de época onde todos os adeptos pensaram que este jogador acabaria por enterrar a equipa, não podiam estar mais enganados este jogador tem sido de um regularidade exibicional de alto nível.

Quem diria que este jogador poderia jogar tão bem como tem feito depois de uma época onde ele "fez de todo o terreno" desde extremo direito a médio centro a médio defensivo, etc.

Quem pedia um jogador para o lado direito da defesa, deve estar a pensar que talvez essa posição não seja tão carenciada como se pensava no inicio da época afinal Rui Costa tinha razão ao não ter comprado ninguém para esse lugar. Eu acho que precisávamos de alguém que lhe faça concorrência, porque se joga assim sem concorrência como será com concorrência?




Acho que pode ser uma mais valia numa equipa em construção, se for usado onde sabe jogar afinal o Quique observou bem os jogadores com quem conta e fez um excelente trabalho a ver onde eles rendem mais. Quanto ao Maxi pode muito bem no fim da época ser considerado uma surpresa para quem nunca o viu jogar mas um certeza para quem o segue a algum tempo.

Eu fui um dos críticos mas neste momento estou rendido a um jogador que tem surpreendido, não é muito exuberante a atacar mas a defender, é um jogador com enorme valia e qualidade, ainda por cima quando sobe a área adversaria vai fazendo o gosto ao pé (golos).

Ou seja pode ser considerado neste momento uma revelação contrariamente ao inicio da época onde foi mal compreendido e em alguns momentos muito criticado e considerado o patinho feio da equipa esta temporada, mas mostrou aos críticos que os jogadores são para serem julgados e observados dentro do campo e não fora dele.

Portanto Maxi merece ser classificado com uma mais valia nesta equipa em crescimento e renovação.



Sidnei:
Quando saiu na imprensa que tínhamos pago 5 milhões por 50% do passe deste jogador surgiu uma onda de enorme contestação e pensou-se logo fomos pagar quase tanto por um jogador de 19 anos por apenas 50% que pelo nosso mago Aimar .

Logo vieram aves agoirentas dizer que tínhamos feito mais um negócio a Makukula ou Balboa logo tínhamos gasto o dinheiro à parva.

Mas o que se vê neste momento é que fizemos um negócio excelente e foi tão bom que neste momento este jovem de 19 anos já conquistou se não toda a massa adepta uma grande maioria.


Este facto ainda é mais evidente quando ele apenas é suplantado em número de golos de Cardozo, ainda mais pois apenas um defesa tinha em ano de estreia na 1 equipa marcado tanto golos (Aldair).

Será que a 3 meses atrás alguém sequer pensaria em pagar 5 milhões por um jogador de 19 anos sem qualquer experiência na Europa? Neste momento acho que foi a melhor contratação que o nosso ex-Maestro agora Director Desportivo fez para o Benfica.

A sua ascensão na equipa e importância já demonstrada em campo foi tão grande que já é comparado a jogadores como Humberto Coelho, Ricardo Gomes etc.

Por fim quero dizer que à 3 meses atrás olhei com desconfiança para este jovem jogador que vinha do Brasil sem grandes referencias apenas alguns jogos pela equipa principal. Neste momento olho para este jogador como uma mais valia muito importante na equipa. Se o David Luiz recuperar totalmente poderemos ter encontrado a dupla de centrais de maior futuro na Europa pois uma media de 20 anos e já com tanta qualidade não é fácil de encontrar.

Para finalizar que dizer que o entrosamento que ele já demonstra com o Luisão com apenas 19 anos é digno de um central de enorme categoria difícil de encontrar hoje em dia.

PS: Espero que não pense que por fazer uns jogos bons já é uma super estrela pois precisa ainda de aprender bastante para ser um central titular da selecção brasileira.



Miguel Vitor:
Depois de 6 meses emprestados ao Desportivo das Aves, o Miguel Vitor começa a convencer Quique Flores.

Mas falando de algo mais antigo o jogador Miguel Vítor sempre se destacou nas nossas camadas jovens. Foi capitão dos juniores, foi juntamente com Rúben Lima uma das figuras da recuperação do Aves que quando o Miguel Vítor, Ruben Lima e Romeu chegaram o Aves estava a beira de descer de divisão no fim da época acabou em 7 lugar.

Apenas jogou 3 meses porque sofreu uma lesão.

Neste inicio da época começou do banco mas aos poucos tem feito cada vez mais minutos na 1º equipa, fazendo nalguns jogos Sidnei que tinha sido titular no inicio da época sentar-se no banco.

Foi nesta quinta convocado para a selecção nacional de sub-21.

Espera-se que jogue e imponha-se na selecção, como titular e que tenha hipótese de se estrear na equipa principal de Portugal.


É depois de Manuel Fernandes o ultimo jogador vindo na nossa formação a impor-se nos seniores.

Espero que fique muitos anos no Benfica, e que cumpre um dos seus desejos que é ser capitão da nossa equipa sénior tal como foi nos júniores.

Sem comentários:

Enviar um comentário