sábado, 21 de março de 2009

Benfica vence Taça da Liga

Fotos da Festa do Benfica depois de conquistar a Taça da Liga










































http://www.gettyimages.com/Search/Search.aspx?contractUrl=2&language=en-US&family=editorial&p=benfica&assetType=image&ep=2&src=quick

sexta-feira, 20 de março de 2009

Luisão, o patrão


Quem é este a quem chamam o patrão da equipa?

Foi um jogador vindo do Cruzeiro em 2003, era nessa altura titular dos sub-21 do Brasil e era considerado um dos defesas centrais com maior potencial.

Esta época tem sido titular indiscutível excepto em alguns jogos que ou teve lesionado ou castigado (celebre cotovelada a Sapunaru no jogo da 1º volta contra o Porto).

Tem sido dos jogadores mais influentes e acima de tudo um grande professor tanto para o jovem português Miguel Vítor como para o jovem brasileiro Sidnei.

Teve alguns momentos menos bons nesta passagem pelo Benfica, como por exemplo ser apanhado alcoolizado e ter de cumprir serviço comunitário, ou episódio com Katsouranis.


O ponto alto dele foi quando o seu golo ao Ricardo nos permitiu o último titulo de Campeão Nacional num celebre e não menos polémico Benfica- Sporting.

Foi elogiado pelo actual treinador como um dos guarda costas da equipa juntamente com Katsouranis; é giro é que os dois que se envolveram são este ano os dois guarda costas da equipa.
É neste momento o vice-capitão da equipa, é um jogador que motiva os companheiros para tentarem fazer o melhor jogo possível.

Fala neste momento numa possível renovação quando surge o interesse de outras equipas, é uma possibilidade a renovação do contrato por mais 2 ou 3 anos alem do contrato até 2012.

Por isto tudo acho que ele deve acabar a carreira no Benfica ou seja os 34 anos.

Futebol - Camadas Jovens: Formar ou vencer?

A cultura de exigência e de vitórias num clube como o Benfica deve ser promovida desde cedo. Tanto um craque dos seniores como um miúdo das escolinhas deve saber a honra e o orgulho que significa vestir de águia ao peito e tentar, ao máximo, engrandecer o Benfica com mais glórias. Contudo, quando se fala no tema “formação”, qual será verdadeiramente a maior conquista? Vencer os títulos nos variados escalões de formação em competição ou moldar e preparar os jogadores ao máximo para serem mais-valias na equipa sénior a médio prazo?

O Benfica não vence o campeonato nacional de Juniores desde 2003/2004, numa equipa onde pontificavam nomes como Hélio Roque, Rui Nereu, João Coimbra, João Vilela ou Tiago Gomes. Tudo jogadores que, em maiores ou menores períodos de tempo, foram passando pelo plantel sénior, sem se conseguirem impor. Desta equipa, o único que se destacou e tem vindo a realizar uma carreira ao mais alto nível foi Manuel Fernandes que, todavia, subiu a meio da época aos seniores, o que certamente contribuiu para o salto qualitativo que deu em relação aos companheiros.

Neste caso a questão coloca-se: considerar-se-ia esta geração mais “vencedora” se, mesmo que não tivessem alcançado o título, proporcionassem mais 3 ou 4 jogadores de valia para os planteis seniores do Benfica?

Para tentar responder à pergunta pego noutro bom exemplo: a geração de 1989, sem dúvida uma das mais talentosas que passou pelo clube nos últimos anos. Contudo, esta “fornada” viu-se privada de três dos seus mais influentes jogadores (Miguel Vitor, Romeu Ribeiro e Ruben Lima) que foram emprestados ao Desportivo das Aves a meio da época, tendo essa decisão provavelmente hipotecado um eventual título de campeão nacional.

Mas a verdade é que os dividendos estão à vista e Miguel Vitor é, neste momento, titular no eixo da defesa ao lado dos seus ídolos de há bem pouco tempo e Romeu e Ruben são pedras influentes no Aves e regularmente chamados à selecção de sub-21. Por outro lado, Miguel Rosa e André Carvalhas, jogadores que terminaram a época nos juniores e, tantas vezes, levaram a equipa às costas, tiveram muito maior dificuldade na sua adaptação ao 1º ano de sénior, sendo que o primeiro se vai afirmando a pulso no Estoril e o segundo, provavelmente o mais talentoso jogador da sua idade em Portugal, vai somando minutos a fio no banco do Olhanense.

Este é um tema certamente controverso. É evidente que se pegarmos nos 5/6 melhores jogadores dos juniores e os emprestarmos a clubes da Liga Vitalis durante o seu último ano de formação estaremos a dar-lhes um incentivo enorme para o seu desenvolvimento futebolístico e a atenuar as naturais dificuldades de adaptação nos primeiros tempos de sénior. Mas, por outro lado, privar uma equipa dos seus melhores jogadores é abdicar de objectivos em termos de títulos para essa mesma época. E a maioria dos benfiquistas certamente que não aceitaria de bom grado um tremendo investimento no Caixa Futebol Campus e nos escalões de formação em geral para depois ver as nossas equipas constantemente afastadas da discussão dos campeonatos nacionais ou mesmo das fases finais.


A solução, assim sendo, deve passar sempre por um compromisso entre as duas vertentes. A formação de jogadores, tendo em vista a criação de mais-valias para a equipa de futebol profissional do Benfica, deve ser sempre o “goal” desta área. Contudo, num clube como o Benfica, a exigência deve ser máxima e a obrigação é a de apresentar equipas sempre competitivas e capazes de lutar pelo título.

Assim, será aceitável que se seleccione um ou dois jogadores que, durante o seu último ano de júnior, devido às suas características (possibilidade real de poder vir a fazer parte do plantel sénior, previsão de eventuais dificuldades de adaptação à transição para futebol profissional, possibilidade da sua posição ser colmatada nos juniores por um jogador com potencial que esteja “tapado”) sejam desde logo emprestados a um clube dos escalões inferiores onde tenham grandes possibilidades de jogar.

É óbvio que estas apostas irão sempre enfraquecer um pouco a equipa mas a solução deve sempre passar por procurar dentro do plantel, em jogadores do 1º ano ou juvenis excepcionalmente maduros, alternativas a essas saídas. Contratar estrangeiros de 2º ano que, além de serem bastante caros, necessitam de um certo período de adaptação e, no final de contas, acabam por nunca ter grandes possibilidades de vir a representar o Benfica é, na minha opinião, completamente contraproducente.

É exactamente nesse sentido que o planeamento da época e da eventual progressão dos jogadores deve ser feito atempadamente e, antes de tudo, tomar especial atenção às dispensas feitas na transição juvenil-júnior, efectuando apenas contratações no mercado de Inverno em situações excepcionais, dando preferência a jogadores de 1º ano e portugueses.

Tendo em conta o investimento feito nos últimos anos pelo Benfica nos escalões de formação, a construção de um centro de estágio ao nível dos melhores e as contingências financeiras dos clubes que, cada vez mais, se vêm na obrigação de apostar na “prata da casa”, a política de formação tende a assumir um papel crucial nos próximos tempos.

Assim, há que apostar na criação de equipas jovens competitivas, com prospecção dos melhores talentos nacionais (e alguns internacionais), potenciação das suas qualidades com técnicos com provas dadas na formação, optimização física e do rendimento através do L.O.R.D., protocolo de empréstimos com um grupo de clubes que seja acolhedor e adequado aos diferentes níveis de desenvolvimento dos jogadores e existência de uma equipa técnica sénior sensível ao lançamento de jovens valores e a sua integração (não apenas para fazer número) na equipa profissional do Benfica.

Tudo isto sem tentar perder os valores e a mística do Sport Lisboa e Benfica e assegurar que, sempre que as camisolas berrantes entram em campo, não existam desculpas para os empates ou a derrotas

quinta-feira, 19 de março de 2009

Voleibol : SP.Espinho vs SLBenfica

Partida relativa as meias-finais da serie dos primeiros da A1 que se disputa no dia 22/03 pelas 15h no pavilhão dos desportos de Espinho e que será transmitido pela Sporttv.

Um jogo dificil para as cores encarnadas visto irem defrontar a que de momento é a melhor equipa do campeonato comandada por Francisco Fidalgo e com jogadores muito influentes caso de Miguel Maia, Robertão, Flavio Cruz entre outros.

O Benfica tem tido uma boa prestação ao longo deste campeonato e irá decerto dar o seu melhor embora haja elementos que não estaram a 100% casos de Roberto Purificação e Ivan Walter, mas espera-se que o conjunto e todos os elementos da equipa contribuam para um bom espectaculo e possam fazer frente a esta equipa adversária extramente poderosa.

Os encarnados terão que estar o mais concentrados possivel e evitar os erros que nos afastaram da Taça, pede-se empenho, garra e sonhar que tudo é possivel basta acreditarem.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Hoquei em Patins-Torneio de Montreux


Torneio de Montreux -Benfica em Força na Selecção
Luís Sénica, seleccionador nacional, apostou na estrutura da equipa vice-campeã europeia para atacar o Torneio de Montreux, que se disputa entre 10 e 13 de Abril.O último título luso em Montreux, torneio que se disputa desde 1921, remonta a 1997, então com Cristiano Pereira à frente da equipa técnica. Desta feita, os benfiquistas Ricardo Barreiros,Ricardo Pereira Tiago Rafael e Valter Neves estão entre os eleitos.

Fonte:site oficial do S.L.Benfica

Hoquei-Jogos do fim de semana (Formação )

Sábado 21 Março 2009
Campeonato Nacional Juvenis Sul Série D
S.L.Benfica vs Parede ás 14H30M (Transmissão televisiva na Benfica TV )
Escolares/Convivios/Encontros 2ª Fase Série D
S.L.Benfica "A" vs J.Salesiana "B" ás 16H30M
Escolares/Convivios/Encontros 2ª Fase Série E
S.L.Benfica "B" vs F.C.Alverca ás 18H30M
Benjamins/Convivios/Encontros 2ª Fase Série D
J.Salesiana "B" vs S.L.Benfica ás 15H00M
Encontros Distritais de Bambis
Paço Arcos "B" vs S.L.Benfica ás 15H45M
Domingo 22 Março 2009
Campeonato Nacional Júniores Sul Série D (Transmissão televisiva na Benfica TV )
S.L.Benfica vs G.D.Sesimbra ás 14H30M
Campeonato Nacional Iniciados Sul Série D (Transmissão televisiva na Benfica TV )
S.L.Benfica vs Aljustrelense ás 19H30M
Taça A.P.L. de Infantis Série B
Nafarros vs S.L.Benfica ás 10H00M

Hoquei em Patins-1ª Divisão Nacional P2 Play-Offs

Sábado 21 Março 2009
Campeonato Nacional da 1ª Divisão Prova 2
2ªEliminatória do Play Off
Candelária vs S.L.Benfica ás 21H00M

Hoquei-Resultados do fim de semana (Formação )

Sábado 14 Março 2009
Campeonato Nacional de Iniciados P1 Série D
S.L.Benfica - G.D.Fabril (Barreiro) (Jogo Cancelado após notificação oficial da F.P.P.)
Domingo 15 Março 2009
Campeonato Nacional de Júniores P1 Série D
S.L.Benfica 5 - Parede F.C. 6 (Juniores )
Inesperada derrota da nossa equipa de Juniores ontem frente ao Parede F.C. . Depois de há menos de dois meses o S.L.Benfica ter vencido o seu adversário de ontem por 7-1, ontem foi vencida em casa por 5-6 (3-3 ao intervalo). Foi um jogo onde a apatia na nossa equipa foi generalizada, a desinspiração quase total, e onde o espirito colectivo, a organização e o equilibrio defensivo e ofensivo estiveram practicamente ausentes. Depos do adversário de sofrer 2 golos aos 6 minutos de jogo e estar em desvantagem por 3 bolas aos 12 minutos, os nossos Juniores tiveram então um sinal de alarme que fez com que a equipa num assomo de brio conseguisse chegar empatada ao intervalo depois de 2 golos de Diogo Fidalgo e um de Paulo Passos no derradeiro minuto da primeira metade.Depois do intervalo, quando se esperava que o S.L.Benfica viesse mais tranquilo mas também mais determinado em não voltar a conceder vantagem ao Parede F.C., sucedeu o que já tinha acontecido no inicio da partida, com muitas facilidade concedidas em termos defensivos e pouco discernimento em termos ofensivos. Os visitantes voltaram-se a adiantar no marcador aos 7 minutos, o Benfica volta a empatar por Paulo Passos decorridos 4 minutos. Aos 13 minutos numa jogada de vantagem numérica de 3x1 do S.L.Benfica, um passe mal medido permite o contra golpe do Parede e nova vantagem forasteira.. A nossa equipa empataria no minuto seguinte por Diogo Alves , mas a exibição desgarrada da equipa viria a consentir um golo de contra-ataque que determinaria a derrota encarnada no jogo de ontem.Foi uma prestação negativa dos nossos Juniores, a quem temos elogiado diversas vezes, mas que têm de ter uma atitude competitiva, de união , de superação muito diferentes. Os jogos não se ganham no plano teórico mas dentro do ringue, com trabalho, espirito de equipa, organização e concentração. Fazemos votos que esta seja uma semana de reflexão mas também de trabalho intenso para voltarmos às vitórias na próxima jornada frente ao G.D.Sesimbra.Nelson Lourenço fez alinhar: Samuel Santos (GR); Fábio Junior; Diogo Fidalgo (2); Diogo Alves (Cap)(1); Paulo Passos (2); Miguel Sousa; Tiago Madaleno; Marco Gatinho; Rodrigo Murteira e João Lapa (GR).
Campeonato Nacional de Juvenis P1 Série D
H.C.Sintra 0- S.L.Benfica 6 (Juvenis)
Vitória tranquila dos Juvenis do S.L.Benfica ontem na vila de Sintra por 6-0 ( 2-0 ao intervalo). Perante um adversário que practicamente só se preocupou em defender, a equipa encarnada controlou totalmente a partida e só a excelente exibição do guardião sintrense e a falta de pontaria dos jogadores encarnados impediram uma vitória mais dilatada. Alinharam nesta partida pelo S.L.Benfica: João Patricio (GR); Diogo Dias; Pedro Vaz (Cap)(1); João Silva; João Beja (3); Alexandre Silva (1); Tiago Gouveia; André Raposo; Ricardo Leão (1) e João Coelho (GR).
Taça A.P.L.Infantis
S.L.Benfica 9 - G.C. Odivelas 0 (Infantis )
A equipa de Infantis somou mais uma vitória neste Domingo ao superiorizar-se ao G.C. de Odivelas por 9-0 (4-0 ao intervalo). Mais uma vitória da nossa equipa de Infantis que vai caminhando assim a passos largos para o apuramento para a fase final da Taça A.P.Lisboa.S.L.Benfica com: António Mendonça (GR);Nuno Guedes (1); Pedro Ferreira (Cap) (2); João Martins (1); Pedro Morais (1); Luis Viegas (3), Miguel Lobato (1),João Bernardes, Miguel Alves e José Reis (GR).

Textos de João Pedro Vaz
Fonte:www.stickebola.blogspot.com/
Hoquei Juvenil S.L.B

terça-feira, 17 de março de 2009

Hoquei em Patins-1ª Divisão Nacional P2 Play-Offs

Sábado 14 Março 2009
Campeonato Nacional da 1ª Divisão
Prova 21ªEliminatória do Play Off
S.L.Benfica 7 vs Candelária 0
Expressivos 7-0 ao Candelária
Exibição de gala produz goleada
O Benfica está a uma vitória de garantir o apuramento para as meias-finais do play off após ter goleado este sábado, em casa, o Candelária, por 7-0, na primeira partida da eliminatória dos quartos-de-final da competição.Esta vitória expressiva foi assim melhor resposta possível à derrota sofrida com a Juventude Viana, por 3-1, na última jornada da fase regular, e constituiu um grande exemplo de que a equipa de Carlos Dantas é uma séria candidata ao título.
Valter e Vitor Hugo inspirados
Numa exibição colectiva de grande nível, assinalada com fortes aplausos por parte dos adeptos, o capitão Valter Neves e o atacante Vitor Hugo estiveram em grande plano ao concretizarem ambos dois golos. Ricardo Pereira, Ricardo Barreiros e Diogo Rafael foram os autores dos restantes tento do conjunto benfiquista, que ao intervalo já vencia por 3-0.Face ao desnível do resultado e à grande supremacia do Benfica ao longo dos 50', o técnico Carlos Dantas procedeu a várias alterações, utilizando todos os jogadores que estiveram no banco – incluindo o guarda-redes Marco Barros – já a pensar na segunda partida com os açorianos que se disputa no próximo sábado.

Texto:Victor Pinto
Fonte:slbenfica.pt

segunda-feira, 16 de março de 2009

Voleibol: V.Guimarães - 3 / SLBenfica - 2

Voleibol: V.Guimarães - 3 / SLBenfica - 2

Uma partida com um sabor "amargo" que se disputou nas meias finais da Taça de Portugal e que ditou a eliminação da SLBenfica pelos parciais de 25-27; 23-25; 25-18; 25-17; 15-13.


Uma excelente partida que se poderia dizer digna de uma final que opos duas equipas dispostas a vencer e mostrarem o seu enorme valor. Os encarnados não souberam gerir os 0-2 contra o campeão nacional e deixaram que estes ganhassem confiança tirando partido do baixo rendimento de alguns elementos da equipa encarnada. Aliás o V.Guimarães teve de se empenhar e fazer alinhar nos restantes parciais dois elementos que vieram dar maior consistencia a equipa , Eurico Peixoto e Thiago Salsa que saltaram do banco em detrimento de Concato e Temponi para ajudarem a dar a volta ao marcador.

O SLBenfica que esteve em grande nivel nos dois parciais iniciais com destaque para as"bombas" de Ivan Walter e o excelente ataque de Alfonso. Este baixou drasticamente de rendimento juntamente com Luis Samuels que costuma ser uma peça fundamental no ataque benfiquista. O ataque deixou de existir e o serviço não entrava permitindo o side-out do Guimarães em perfeitas condições.

Com uma equipa sem chama e garra os parciais seguintes foram um arraso da parte da equipa adversária, com um 2-2 partiu-se para a "negra" e a esperança de poder eliminar o campeão nacional da taça mantia-se e quase aconteceu se não fosse um erro de Luis Samuel que faria o 13-14 e por fim Alfonso Reidel falhar na ultima recepção.

Os encarnados claudicaram psicologicamente e não tiveram forças nem animo para seguirem em frente na taça, seram aspectos a corrigir futuramente pela equipa técnica.

Uma palavra de apreço e apoio ao Prof.Jose Jardim e para quem acompanhou a partida pela tv pode ver que estava "lavado" em lágrimas e que tudo faz e pode pela secção extravasando as suas emoções não ligando aonde está e com quem está. FORÇA Jardim, para mim o melhor treinador do Benfica.

Declarações:

Viemos discutir o jogo e perdemos por uma infelicidade. Estou duplamente orgulhoso: de ser treinador do Benfica e do trabalho dos jogadores. Foi um jogo muito intenso"
José Jardim, Benfica

Fonte: O Jogo (Declarações)

domingo, 15 de março de 2009

Basquetebol: Quem para o Benfica?

Quem para o Benfica?

Na Luz, o Benfica somou a sua 25ª vitória consecutiva da LPB, depois de ter vencido a Académica, por 89-60. Se por um lado a vitória dos encarnados não surpreende, os números pelos quais a equipa de Coimbra foi superada causam, por outro, alguma surpresa. Mesmo saindo de Lisboa derrotados os estudantes mantêm a tranquila 5ª posição na tabela classificativa, ao passo que as águias continuam a perseguir o objectivo de tentarem uma fase regular cem por cento vitoriosa.

Invariavelmente o benfiquista Sérgio Ramos (23 pontos, 10 ressaltos e 2 assistências) foi decisivo no triunfo das águias, tendo sido bem secundado pelo também português Elvis Évora (18 pontos e 8 ressaltos). No conjunto de Coimbra, outro português esteve em bom plano, caso de Fernando Sousa (13 pontos, 6 ressaltos, 5 roubos de bola e 3 assistências), embora não tenha brilhado o suficiente para garantir a vitória da sua equipa.

Fonte: FPB(Texto de Carlos Seixas)