sábado, 9 de agosto de 2008

Análise: Benfica vs Feeynord


Primeiro jogo da nova época na Luz. A Catedral dava as boas vindas a uma nova nova época. Nova época essa que traz Rui Costa como homem forte do futebol encarnado. Quique Flores é o escolhido para orientar a equipa encarnada, e são, para já, 11 as caras novas do grupo, entre contratações e regressos à casa mãe.

FICHA DE JOGO:

BENFICA
Quim; Maxi (76, Nelson), Luisão (86, Miguel Vítor), Katsouranis (76, Binya) e Léo (86, Jorge Ribeiro); Rúben Amorim (58, Balboa), Yebda (78, Fellipe Bastos), Carlos Martins (58, Sidnei) e Urreta (78, Reyes); Aimar (72, Nuno Gomes) e Cardozo (72, Makukula).

Suplentes: Moreira, Moretto, Nelson, Miguel Vítor, Sidnei, Edcarlos, David Luiz, Jorge Ribeiro, Fellipe Bastos, Binya, Balboa, Reyes, Makukula, Nuno Gomes e Mantorras.

Treinador: Quique Flores


FEYENOORD
Timmer; Greene (81, Nieveld), Andre Bahia, De Cler e Vlaar (45, Buijs); Landzaat, Bruins, Wijnaldum (58, Fer), Van Bronckhorst, Tomasson (65, Biseswar) e Mols (81, Janota).

Suplentes: Hofland, Manteiga, Buijs, Janota, Fer, Hofs, Ekramy, Nieveld e Biseswar.

Treinador: Gertjan Verbeeik


Logo no primeiro minuto o Benfica quase faz o primeiro. A equipa da casa sai bem de pressão, com Rúben Amorim a combinar bem com Aimar, o médio português isola-se e na cara de Timmer e atira por cima da baliza.

O Benfica tentava concretizar em golo a superioridade no jogo. Após insistência do ataque das Águias, a bola sobra para Urreta que atirava por cima.

Via-se um meio encarnado campo muito dinâmico, quer nas compensações defensivas, quer no ataque, sempre com o apoio dos laterais.

Aos 7 minutos de jogo Cardozo acertava no poste. Um ataque do Benfica muito dinâmico, com várias trocas de bola à entrada da área do Feyenoord entre Urreta, Aimar e Carlos Martins. O último daria para o avançado paraguaio que, de fora da área, atiraria ao poste esquerdo da baliza defendida por Timmer.


O Benfica ia arrancando livres perto da área contrária, com Carlos Martins a assumir-se como principal marcador de bolas paradas. Num desses livres voltava a cheirar a golo. Descaído para a ala direita, Carlos Martins cobra um livre ao segundo poste, com Cardozo a tocar para a pequena área e com Luisão a tocar para fora. A bola passava muito perto do poste esquerdo de Timmer.

No meio campo do Benfica Yebda assumia-se como principal recuperador de bolas, sendo que era exercida grande pressão por todos os jogadores deste sector. Carlos Martins assumia a primeira fase de construção de jogo.

Ao primeiro quarto de hora o Feyenoord começava a mostrar-se. A bola é enviada para as costas de Luisão onde aparece Tomasson isolado na área. Katsouranis aparece que nem uma flecha nas suas costas para cortar para canto.


Urreta ia dando dores de cabeça aos adversários com a sua (grande) velocidade.

Carlos Martins começa a conquistar a Luz, sempre muito esforçado, ora a defender (com várias recuperações de bola) ora a atacar (a nunca dar um lance por perdido, e a rasgar a defesa contrária várias vezes, a solicitar, principalmente, Urreta).

Com 26 minutos Aimar, na cobrança do livre, pega mal na bola e atira ao lado. Ainda algo apagado, interventivo no ataque encarnado, mas ainda sem a "magia" que se espera do 10 Argentino.

Aos poucos o Benfica começava a perder o fulgor.

37 minutos e quase o primeiro. Aimar recupera a bola ainda no meio campo defensivo passa por dois adversários desmarca Cardozo nas costas da defesa contrária, que à entrada dá área, e já com um defesa pela frente, tenta fazer o chapéu a Timmer. Grande defesa do guardião holandês para canto.

Primeiro remate da equipa do Feyenoord aos 39 minutos de jogo, e sem perigo para Quim.


Já iam aquecendo alguns jogadores do Benfica.

Grande contra ataque encarnado. Léo trava a ofensiva contrária, entrega a Urreta que leva a bola para o meio campo contrário e faz um passe na diagonal para Carlos Martins. Martins abre na direita para Rúben Amorim, que cruza ao segundo poste, para Aimar cabecear rente ao poste direito de Timmer.

Pouco depois vinha o intervalo. Os mais de 60% de posse de bola era um dos reflexos da bela primeira parte feita pelo Benfica.

Começava a segunda parte, e com o Benfica apresentar o mesmo 11.

Aos 6 minutos, dos segundos 45 minutos, Aimar antecipa-se aos dois centrais contrários, entra na área contrária, mas, ao tentar fugir ao adversário, fica sem ângulo para rematar à baliza. Tenta o cruzamento, mas a bola saía por cima da trave.

Com as duas alterações efectuadas aos 58 minutos o Benfica ficava estendido em campo da seguinte forma:
Quim; Maxi, Luisão, Sidnei e Léo; Balboa, Yebda, Katsouranis e Urreta; Aimar e Cardozo.

Íamos já com 20 minutos no segundo tempo e via-se um Benfica menos acutilante do que na primeira parte. O Feyenoord estava melhor, mas oportunidades de golo nem vê-las.

Finalmente um remate do Benfica na segunda parte. Léo trava o contra-ataque, Urreta dá para Katsouranis. Kats remata do meio da rua para defesa atenta de Timmer.

O Benfica parecia querer acordar. Katsouranis abre em Cardozo, que se impõe perante o adversário e remata para defesa apertada de Timmer.
1-0 aos 69 minutos por Óscar Cardozo!!! Léo sobre a meia esquerda tira dois adversários do caminho, dá para Aimar que, de primeira, abre para Cardozo que já na área e sobre a meia esquerda, impõe o seu físico perante o defesa contrário e atira uma bomba para a baliza de Timmer, sem hipótese de defesa.

Logo depois Cardozo e Aimar saiam para uma forte ovação.

As alterações sucediam-se e o Benfica ficava com:
Quim; Nelson, Luisão, Sidnei e Léo; Balboa, Binya, Fellipe Bastos e Reyes; Nuno Gomes e Makukula.


Na primeira vez que Reyes toca na bola com a camisola encarnada atira ao poste. Num trabalho raro de Makukula, o ponta de lança Português cruza sobre a meia direita ao segundo poste para Reyes, com o espanhol a rematar sem deixar a bola cair. A bola seria devolvida pelo poste esquerdo de Timmer. Azar para o mais recente reforço da Luz, em noite de estreia.

O Benfica ia cheirando o segundo.

Timmer em grande. Reyes tira um adversário da frente com uma finta de corpo, dá para Makukula (já na área), este calca para Balboa que remata de primeira para uma grande defesa de Timmer. O extremo não desiste e tenta a recarga num pontapé em moinho, mas à figura de Timmer.

Já com 92 minutos de jogo contra ataque encarnado, Fellipe Bastos desmarca Jorge Ribeiro que, sobre a meia esquerda, remata às malhas laterais da baliza defendida por Timmer.

O Benfica terminou o encontro com:
Quim; Nelson, Miguel Vítor, Sidnei e Jorge Ribeiro; Balboa, Binya, Fellipe Bastos e Reyes; Nuno Gomes e Makukula.

Dos jogadores disponíveis apenas Moretto, Moreira e Edcarlos não forma utilizados. David Luiz (a recuperar de lesão) Mantorras (a fazer trabalho específico) e Di Maria (nos Jogos Olímpicos) foram os restantes jogadores que não se estrearam esta época na Luz.

Logo depois terminava o encontro. A equipa apresentou-se aos adeptos, com a melhor exibição da pré-época. Os adeptos também demonstraram estar a caminhar para a melhor forma, ao puxar pela equipa ao longo do encontro, e a ovacionar os jogadores (no início, nas substituições e no fim do encontro).

Jogo de Apesentação aos Adeptos: Benfica vs Feyenord


Realiza-se amanhã às 20h45m o jogo de Apresentação do Benfica aos Sócios.

Espera-se surpresas mas mesmo sem elas os Benfiquistas podem se sentir contentes com dois grandes reforços Pablo Aimar "El Mago" e o José António Reyes "REY DE LOS REYES".

Pablo Aimar

Espera-se que este jogador seja o motor e o cérebro da equipa, mas como é óbvio ele se não for apoiado em campo não faz milagres.

Depois do enorme esforço que Rui Costa fez para contrata-lo e ao dar-lhe a sua anterior camisola a "10" espera-se que honre e que em todos os jogos a sua camisola seja a mais suada.

José António Reyes

Espera-se que mostre que o tempo que passou em Madrid entre o Real e Atlético tenha sido apenas um mau período da sua vida e que faça uma época ao nível do que fez enquanto vestiu a camisola dos Gunners.

Espera-se que fure e fure as defesas avançadas.

BENFICA
Quim; Maxi Pereira, Katsouranis, Luisão e Léo; Yebda, Ruben Amorim, Carlos Martins e Urreta; Aimar e Cardozo.

Suplentes: Moreira, Moretto, Miguel Vítor, Sidnei, Edcarlos, Balboa, David Luiz, Fellipe Bastos, Binya, Makukula, Nuno Gomes, Nélson e Jorge Ribeiro.


Feyennord
Timmer, Andre Bahia, De Cler, Landzaat, Van Bronckhorst, Bruins, Tomasson, Mols, Greene, Vlaar e Wijnaldum.

Suplentes: Hofland, Manteiga, Buijs, Janota, Fer, Hofs, Ekramy, Nieveld e Biseswar.


Resultado Final:

Benfica 1 - 0 Feyennord (Cardozo 69')

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Reyes no Benfica

Está confirmado!

José Antonio Reyes, médio/avançado esquerdo do Atlético Madrid irá mesmo ser jogador do Benfica durante a próxima época.

O Benfica já informou a CMVM disso mesmo, dito mesmo que adquiriu 25% do respectivo passe por 2,5 milhões de euros.


O jogador chegará ainda durante o dia de hoje ao aeroporto da Portela, devendo amanhã cumprir os habituais testes médicos, e ser apresentado aos sócios.

Jogos Olímpicos: Expectativas Portuguesas


Obter o maior número de medalhas em Jogos Olímpicos, o anterior máximo é de 3 em Los Angeles 1984 e em Atenas 2004, é o grande objectivo do Comité Olímpico de Portugal(COP) para Pequim 2008 e olhando à qualidade da comitiva Portuguesa é bem possível que tal seja alcançado. Outro grande objectivo é o de voltarmos a conquistar um título Olímpico que nos escapa desde que Fernanda Ribeiro se sagrou campeã em Atlanta 1996.


Nas palavras do comandante Vicente Moura, presidente do COP, "as expectativas são altas" atendendo à qualidade dos atletas e pensa mesmo ser "realista que a representação Portuguesa conquiste entre três a quatro medalhas".


No topo das esperanças para a conquista de uma medalha Olímpica surge o nome de Vanessa Fernandes, pentacampeã Europeia, detentora do recorde Mundial de vitórias em taças do Mundo e actual nº1 do ranking Mundial.


Outra grande esperança é Nelson Évora, campeão do Mundo no triplo salto com a fantástica marca de 17.74 metros e que já esta época foi medalha de bronze mo campeonato do Mundo de pista coberta e que obteve bons resultados em meetings internacionais.


Telma Monteiro é mais uma grande esperança, apesar de uma recente lesão com alguma gravidade parece mais uma vez uma aposta firme para as medalhas. Apareceu muito nova em Atenas 2004 e apesar de ainda muito jovem conquistou um honroso 9º lugar, desde então tem apresentado uma regularidade impressionante ficando quase sempre em posição de medalha nas diversas competições em que entrou.


Naide Gomes já por diversas vezes medalhada em grandes competições é outra aposta para uma medalha nos JO. Detentora da melhor marca Mundial no salto em comprimento tem tido uma época verdadeiramente fabulosa, conquistou o Ouro nos Mundiais de pista coberta e tem conseguiu diversas vitórias em meetings internacionais.


Outro dos nomes incontornáveis quando se fala na possibilidade de medalha é o de João Rodrigues na vela, já este ano sagrou-se campeão Europeu e vice-campeão Mundial além de outros bons resultados em provas internacionais.


O judoca João Neto actual nº1 do ranking Mundial e campeão Europeu é outro atleta que faz sonhar Portugal, é um dos mais sólidos e confiáveis competidores da comitiva e com a experiência do 7º lugar em Atenas 2004 e com a maturidade de 6 anos ao mais alto nível parece ser o momento ideal para cumprir o sonho ganhar uma medalha Olímpica.


A dupla Álvaro Marinho/Miguel Nunes detentores de um dos mais consistentes e prestigiados curriculuos da actualidade é outra forte hipótese de medalha, já este ano sagraram-se vice-campeões Mundiais.


O velocista Francis Obikwelu, medalha de prata em Atenas 2004,apesar da forte concorrência que vai encontrar em Pequim é outra boa possibilidade de medalha e embora ande um pouco afastado dos grandes resultados já habituou os Portugueses a nos momentos aparecer em bom momento e surpreender tudo e todos.


Outro candidato às medalhas é Gustavo Lima na vela que depois de títulos Europeus e Mundiais procura uma medalha Olímpica depois do 5º lugar em Sydnei 2000 e do 6º lugar em Atenas 2004.


No tiro João Costa é também ele forte candidato às medalhas, actual nº1 do ranking Mundial conta com a experiência de duas Olimpíadas para tentar desta vez chegar mais longe.


Numa 2ª linha de atletas candidatos a bons resultados surgem os nomes como o de João Pina no judo, Joaquim Videira na esgrima, Susana Feitor na macha, Manuel Silva no tiro, Pedro Póvoa no taekwondo, Pedro Dias no judo e a dupla Afonso Domingos/Bernardo Santos na vela. Todos estes atletas num "bom dia" são capazes de lutar pelos primeiros lugares na classificação e quem sabe não é em Pequim que esse "bom dia" aparece.

Quanto aos restantes atletas o objectivo passa por fazer o melhor possível e a obtenção de novos recordes nacionais e pessoais.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Análise: Votação posição mais carenciada

Após uma semana de votação, os nossos utilizadores concluíram, em 23 votos:
. 9 responderam Defesa Direito (39%)
. 4 responderam Extremo Direito (17%)
. 3 responderam Extremo Esquerdo (13%)
. 6 responderam Avançado (26%)

Assim pode-se dizer que a maioria dos utilizadores acham que precisamos de contratar um defesa direito ou um avançado.

Jogos Olímpicos: A comitiva Portuguesa


A poucos dias do início dos Jogos Olímpicos aqui fica a lista dos 78 apurados por modalidades:




O atletismo é a modalidade mais representada com um total de 27 atletas:

- Maria do Carmo Tavares (800m); Jéssica Augusto (5000m); Clarice Cruz e Sara Moreira (3000m obstáculos); Ana Dias, Inês Monteiro e Marisa Ramos (maratona); Sandra Tavares (vara); Naide Gomes (comprimento); Vânia Silva (martelo); Sílvia Cruz (dardo); Ana Cabacinha, Susana Feitor e Vera Santos (20km marcha); Francis Obikwelu (100 e 200m); Arnaldo Abrantes (200m); Alberto Paulo (3000m obstáculo); Paulo Gomes e Hélder Ornelas (maratona); Edivaldo Monteiro (400m barreiras); Rui Pedro Silva (10000m); Nelson Évora (triplo salto); Marco Fortes (peso); João Vieira (20 e 50km marcha); Sérgio Vieira (20km marcha); António Pereira e Augusto Cardoso (50km marcha).




A natação aparece como a 2ª modalidade mais representada com um total de 10 atletas:

- Tiago Venâncio (100 e 200m livres); Diogo Carvalho (200m estilos); Fernando Costa (1500m livres); Diana Gomes (100 e 200m bruços); Carlos Almeida (200m bruços); Sara Oliveira (100 e 200m mariposa); Pedro Oliveira (200m costas e mariposa); Simão Morgado (100m mariposa); Daniela Inácio (10km – águas abertas); Arseniy Lavrentyev (10km – águas abertas).




A vela, uma das modalidades com mais história no que toca a representações olímpicas, conta com 8 representantes:

- Afonso Domingos e Bernardo Santos (star); Álvaro Marinho e Miguel Nunes (470); Jorge Lima e Francisco Andrade (49er); Gustavo Lima (laser); João Rodrigues (prancha à vela).




No judo os atletas apurados são 5:

- Ana Hormigo (-48kg); Telma Monteiro (-52kg); Pedro Dias (-66kg); João Pina (-73kg); João Neto (-81kg).




A canoagem conta com uma representação de 3 atletas:

- Teresa Portela (K1 500m); Helena Rodrigues e Beatriz Gomes (K2 500m); Emanuel Silva (K1 500 e 1000m).




Na sua primeira participação olímpica o ténis de mesa conta com 3 representantes:

- João Pedro Monteiro, Marco Freitas e Tiago Apolónia (singulares).




No triatlo são 3 os representantes:

- Vanessa Fernandes (femininos); Bruno Pais e Duarte Marques (masculinos).




No ciclismo são 3 as vagas preenchidas pelos atletas:

- André Cardoso, Nuno Ribeiro e Sérgio Paulinho (estrada).




No Hipismo são 3 os representantes:

- Carlos Pinto, Daniel Pinto e Miguel Ralão Duarte (ensino por equipas e individual).




A esgrima está representada por 2 atletas:

- Débora Nogueira (florete); Joaquim Videira (espada).



No Badmington são 2 os atletas apurados:

- Ana Moura (singulares femininos); Marco Vasconcelos (singulares masculinos).




No remo é uma dupla a representante:

- Nuno Mendes e Pedro Fraga (LM2x).




O tiro está representado nas 2 variantes, tiro com arma simples e tiro com arma de caça:

- João Costa (pistola livre e pistola ar comprimido); Manuel Vieira da Silva (trap – fosso olímpico).



No trampolim são 2 os ginastas apurados:

- Ana Rente (feminino); Diogo Ganchinho (masculino).





Na 1ª participação olímpica do taekwondo Português apenas 1 atleta está apurado:

- Pedro Póvoa (-58kg).




O tiro com arco conta com apenas 1 representante:

- Nuno Pombo (individual masculino).



- Foto de família da comitiva olímpica aquando da visita ao Palácio de S. Bento.

Há a lamentar a ausência do ciclista Sérgio Paulinho que está com problemas de saúde que o impedem de estar presente em Pequim. Devido à proximidade da competição não haverá lugar a substituição pelo que apenas 2 ciclistas estarão presentes na competição de estrada.

José Antonio Reyes no Benfica: sonho ou realidade?


Segundo o site de desporto online MaisFutebol o Benfica esta próximo de contratar o espanhol José Antonio Reyes, ainda segundo um contacto telefónico com o Presidente do Atlético o negocio pode ficar concluído ainda hoje mais tardar amanha.

Segundo as ultimas informações da Comunicação Social, o jogador vem por empréstimo com opção de compra.

Esperam-se mais pormenores nas próximas horas.

Benfica ganhou o Torneio Cidade de Guimarães ao vencer o Guimarães

Joga-se hoje dia 4 de Agosto o encontro entre o Benfica e o Vitória de Guimarães inserido no Torneio Cidade de Guimarães, depois do jogo de Sábado entre o PSG e o Benfica em que as equipas empataram a duas bolas. Se o Benfica ganhar esta noite ganha o torneio se o Guimarães empatar ou ganhar então e o Guimarães que ganha o torneio.

Este jogo não sendo um jogo muito importante em termos de pontos, é muito importante no sentido em que se pensa que será hoje que Quique vai colocar em campo a melhor equipa.

Treinador: Manuel Cajuda.

BENFICA
Moreira, Miguel Vítor, Luisão, Sidnei, Léo, Katsouranis, Ruben Amorim, Carlos Martins, Urreta, Aimar e Cardozo.

Suplentes:
Moretto, Edcarlos, Balboa, Fellipe Bastos, Maxi Pereira, Binya, Makukula, Nuno Gomes, Nelson, Nuno Assis, Yebda e Jorge Ribeiro.





V. GUIMARÃES
Nilson, Andrezinho, Sereno, Momha, Moreno, Fajardo, Flávio Meireles, João Alves, Carlitos, Douglas e Desmarets.

Suplentes:
Nuno Santos, Serginho, Luciano, Paulo Henrique, Roberto, Wénio, Gregory, Danilo, Diogo, Tiago, Marquinho, Jean Coral.


Resultado: Guimarães 1-2 Benfica(moreno 68'(GP) ;Cardoso 13'(GP),Mahma 21'(autogolo)

domingo, 3 de agosto de 2008

Mundialito Futebol de Praia: Portugal vs Brasil


Hoje dia 3 de Agosto Portugal conseguiu derrotar o Brasil pondo fim a uma serie de
76 jogos
seguidos sem perder, conquistando pela 2ª vez o Mundialito de Futebol de Praia, e ainda vingando a derrota sofrida nas meias finais do ultimo Mundial em Marselha.

Portugal 5-4 Brasil Madjer (4 golos),Bilro; Buru(2 golos),Betinho,Bilro(Auto golo)).

Também hoje se jogou a atribuição do 3º e 4º lugar ganhando a Argentina.

Argentina 2-0 França.