sábado, 27 de junho de 2009

Fase Final Decisão do Campeão de Juniores: Sporting vs Benfica

Joga-se dia 27 de Junho de 2009 às 17h o jogo decisivo para a atribuição do titulo de campeão de juniores.
O encontro realiza-se no centro de estágios do Sporting em olho cinzeiro.

O jogo fica desde já marcado por problemas com os bilhetes com a grande maioria a ficar na posse dos sócios do Sporting por problemas de comunicação entre os 2 clubes.

Espera-se que o Benfica ganhe e seja campeão de juniores depois de alguns anos sem ganhar o titulo.
Do lado do Benfica há 2 jogadores que não podem jogar principalmente David Simão que é um jogador muito importante.

Benfica:
Pedro Miranda
Pedro Eugénio
Abel Pereira
Roderick
João Pereira
Danilo
Adul
Leandro Pimenta
Yartei
Lassama Camara
Nelson Oliveira.

Sporting:
Vítor Golas
Cedric Soares
Matheus Silva
Nuno Reis
Michael Santos
André Martins
Renato Neto
Diogo Rosado
Diogo Amado
Wilson Eduardo
Renato Santos


Boa Sorte para o Benfica e que
traga o titulo de Campeão
de
Juniores para o nosso museu
!!!!!

Novo reforço do Benfica Saviola.




Jogador argentino de 27 anos que passou por clubes como Sevilha, Mónaco, Barcelona, Real Madrid e neste momento Benfica.

Teve um inicio de carreira auspicioso quando fez dupla com Aimar no River Plate onde foram uma dupla temida pelas defesas contrarias.

Será que no Benfica fará uma dupla tão temida !?

Vem de 3 anos onde fez pouco + de 20 jogos, na ultima temporada fez 9 jogos marcando 1 golo pelo Real Madrid.

Foi contratado pelo Benfica por 5M de euros e assinou por 3 anos com mais 1 de opção.
Para verem o comunicado a confirmar a transferência cliquem aqui

Espera-se muito deste jogador vamos ver se ele não nos vai desiludir.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Futsal: Vitória Precisa-se


Depois da derrota sofrida no 2º jogo da final do playoff o Benfica tem este fim de semana de vencer pelo menos um jogo se quiser revalidar o título de campeão Nacional que conquistou nas duas últimas épocas.

Os dois jogos deste fim de semana adquirem assim importância capital para as aspirações encarnadas e para o sonho do Belenenses de ser campeão.

O primeiro jogo do fim de semana realiza-se amanhã a partir das 18:00 e o segundo será no domingo à mesma hora. Para quem não puder ir ao pavilhão fica a informação que ambos os jogos terão transmissão na SIC Radical.

Nas palavras do "mister" André Lima a equipa está preparada para vencer já amanhã - os jogadores têm de encarar o jogo de sábado como se fosse o mais importante das suas vidas. Não podemos pensar nos acontecimentos de Domingo porque isso vai condicionar a nossa actuação na partida de Sábado. Os meus atletas têm demonstrado uma grande concentração nos treinos, pelo que estou confiante que vamos conseguir os nossos objectivos.

Para estes dois jogos mantêm-se indisponíveis o Carlos Paulo e o Pedrinho.

Força equipa!!!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Jesus da Amadora... treinador da Luz

Uma semana se passou desde a apresentação de Jorge Jesus como treinador do Benfica, é altura de analisar mais promenorizadamente a sondagem que disponibilizamos, no vosso blog de eleição.

Como nota prévia, quero agradecer a todos os que se prestaram a participar nesta sondagem. O nosso muito obrigado!

Agora os números. Num universo de 415 votantes, conseguiu haver um relativo equilibrio entre o primeiro e segundo classificados nesta sondagem. Por apenas 3 pontos percentuais, 39% contra os 36% de Quique Flores, o que equivaleu a uma diferença de 10 votos, Jorge Jesus foi o escolhido de grande parte dos nossos leitores e votantes. Foi sinal divino com certeza!

Dos restantes treinadores que foram a votos, destaca-se apenas Luis Filipe Scolari, que, com apenas 6% dos votos, conseguiu ser o terceiro mais votado, mesmo tendo uma votação quase irrelevante.

Mas passemos ao que interessa! Quem é e foi então Jorge Jesus, que agora tem em mãos a sua maior 'aventura' enquanto treinador?

Enquanto jogador, Jorge Jesus, não passou da 'mediania' e curiosamente, ou não, jogava a médio. Passou por vários clubes, sendo o Sporting (dizem as más linguas ser o seu clube 'do coração'), os Belenenses e o Vitória de Setúbal os de maior destaque. Já na altura tinha um 'estilo' bastante caracteristico, como podem ver...

'Estilo' esse que foi transposto para a sua carreira enquanto treinador. Começou no Amora, tendo passado depois por Felgueiras, fazendo-os subir até à primeira liga, e clubes primodivisionários que cedo repararam nas suas qualidades e capacidades técnico-tácticas. Nem sempre a sua carreira se pautou pelos sucessos, também teve os seus 'dissabores'. Mas o 'mestre da táctica', como já o apelidaram, soube sempre 'dar a volta por cima'.

E teve trabalhos muito meritórios nos últimos anos, com especial relevo, para o que fez no Belenenses e no Braga. No Belenenses, conseguiu levar uma equipa que havia sido estruturada para subir de divisão, mas que mais tarde 'na secretaria' se manteve na 1ª Liga, a um 5º lugar e uma final da Taça de Portugal, que perdeu frente ao Sporting. E no Braga, guiou a equipa à vitória na Taça Intertoto e consequente apuramento para a Taça Uefa, onde chegou aos 8ºs de Final. E foram estes "êxitos" que o catapultaram para o maior desafio da sua carreira, treinar o maior clube de Portugal!

Vontade de triunfar no Benfica, não lhe faltará de certeza. Aliás, na conferência de imprensa de apresentação, surpreendeu muitos benfiquistas, com o seu discurso agressivo, arrogante, confiante. Frases como "os jogadores comigo vão jogar o dobro... e se calhar o dobro é pouco!", "vou colocar o Benfica a jogar à Benfica" ou "vou ser o 18º (treinador) a ganhar o título... 3º português...", motivaram os adeptos e lançaram uma enorme esperança na época que se avizinha.

Esperemos que essa confiança se transforme num trabalho que dê frutos, e que Jesus, consiga triunfar no Benfica, como tanto deseja, porque as suas vitórias, serão as vitórias de todos nós!

Muitos adeptos, ainda olharão para esta escolha de nariz torcido. A esses apenas peço que tenham calma e não 'liguem já o assador'. Vocês sabem do que estou a falar! E que em Maio possamos 'pintar o país' de novo de Vermelho como em 2005...


Boa sorte Jorge Jesus... e leva o Benfica ao lugar que merece!


Benfica Rumo ao 32º!!!


Hoquei-Jogos do fim de semana (Formação)

Domingo 28 Junho 2009
Taça A.P.L. Infantis
Final 2ºJogo
Paço Arcos vs S.L.Benfica ás 12H15M
Escolares/Convivios/Encontros 2ª Fase Série E
S.L.Benfica "B" vs A.Amadora ás 10H30M

Hoquei-Campeonato Nacional Júniores

Sexta-Feira 19 Junho 2009
Campeonato Nacional de Júniores
Final-Four Apuramento do Campeão
Pavilhão de Valado dos Frades-(Nazaré)
O.C.Barcelos 0 vs S.L.Benfica 1
Grande jogo de abertura desta "Final-Four" em que se defrontaram os campeões das Zonas Sul e Norte, respectivamente. Uma partida com um único golo, mas de grande qualidade e com exibições fantásticas de ambos os guarda-redes (Samuel Santos em noite memorável). Foi um encontro disputado sempre em grande ritmo e em que pensamos que o S.L.Benfica , tendo possibilidade de efectuar uma constante rotação de jogadores, acabou por benificiar duma maior frescura e consequente capacidade fisica e discernimento para controlar melhor a partida, sobretudo depois da obtenção do golo, aos 10 minutos da segunda metade por Paulo Passos.Um jogo com bancada cheia, com claques vibrantes, emoção ao rubro, duas grandes equipas em ringue sempre à procura da vitória e onde houve grande lances de hóquei e incerteza até final.Parabéns às 2 formações, mas um grande abraço a toda a nossa equipa, onde a força do colectivo foi determinante e que nos faz acreditar cada vez mais que é possível sermos campeões.O apoio da familia do hóquei em patins encarnado esteve presente em grande escala, desde os dirigentes máximos da Secção (António Ramalhete, Miguel Campos e José Trindade), das equipas de Iniciados e Juvenis, familiares e muitos amigos como ainda duma claque da Casa do Benfica de Alcobaça. Vamos continuar a apoiar esta equipa aonde todos desejamos:Jogaram pelo S.L.Benfica: Samuel Santos (GR); Diogo Fidalgo; Marco Gatinho; Paulo Passos (1); Diogo Alves (Cap); Diogo Rafael; Pedro Vaz; Rodrigo Murteira, Miguel Sousa e João Lapa.
Na outra partida da noite, o Gulpilhares levou de vencida o P. Arcos por 6-5 (1-0 ao intervalo) e onde a marcha do marcador demonstra a emoção vivida no pavilhão de Valado de Frades. ( 1-0; 2-0; 2-1; 3-1; 3-2; 3-3; 4-3; 5-3; 6-3; 6-4; 6-5).
Sábado 20 Junho 2009
Campeonato Nacional de Júniores
Final-Four Apuramento do Campeão
Pavilhão de Valado dos Frades-(Nazaré)
S.L.Benfica 5 vs Paço Arcos 6
Mais uma partida muito disputada, perante um pavilhão repleto, onde duas equipas que se conhecem bem se defrontaram uma vez mais. Neste encontro, o P.Arcos tinha obrigatoriamente de vencer para se manter na corrida pelo título e entrou mais forte na partida. O Benfica acabou por equilibrar e adiantar-se no marcador (2-1) mas o P.Arcos volta a empatar aos 14 minutos numa jogada muito polémica. Na segunda metade , apesar da aparente maior frescura dos jogadores encarnados, são os jogadores da linha que aos 4 e 9 minutos em dois contra-ataques colocam a vantagem da sua equipa em dois golos. Diogo Alves ainda reduz aos 12 minutos, mas mais um golo de contra-ataque e um de grande penalidade numa fase de desconcentração do S.L.Benfica (14 e 15 minutos) permitem uma diferença de três golos no marcador. Só que o Benfica não baixa os braços e pressiona o P. Arcos com grande determinação , conseguindo reduzir aos 19 minutos por João Beja e encostar o resultado com o quinto golo obtido por Miguel Sousa a quatro minutos do final do encontro. A pressão até final foi fortíssima mas não deu o resultado desejado, acabando o P. Arcos por vencer por 6-5. Sem ter realizado uma exibição ao seu melhor nível, a nossa equipa lutou no entanto muitíssimo e numa fase crucial da partida faltou a pontinha de sorte necessária para que uma das três bolas atirada aos ferros entrasse na baliza.S.L.Benfica com:Samuel Santos(GR); Diogo Fidalgo; Marco Gatinho; Paulo Passos(1); Diogo Alves (Cap)(2); Diogo Rafael; Pedro Vaz; João Beja(1); Miguel Sousa(1) e João Lapa (GR).
No outro jogo da noite o Gulpilhares perdeu com o O.Barcelos por 4-2.
Domingo 21 Junho 2009
Campeonato Nacional de Júniores
Final-Four Apuramento do Campeão
Pavilhão de Valado dos Frades-(Nazaré)
S.L.Benfica 5 vs Gulpilhares 6
No passado Domingo disputou-se a última jornada da "Final-Four" do Campeonato Nacional. Na final mais disputada dos últimos anos, todas as quatro formações podiam conquistar o campeonato, embora nenhuma delas dependesse exclusivamente dos próprios resultados. Sob um calor abrasador, Benfica e Gulpilhares perante um pavilhão a rebentar pelas costuras , disputaram o primeiro encontro da tarde a saber que só a vitória garantia os seus interesess. Com as ausências forçadas de Diogo Fidalgo e Paulo Passos ( foram admoestados com cartões vermelhos na véspera, o primeiro por acumulação e o segundo já depois do encontro com o P. Arcos ter terminado), Nélson Lourenço chamou mais um jogador Juvenil, João Silva para ajudar a ultrapassar este último adversário.Foi mais uma partida muito intensa, de grande entrega da nossa equipa em que tal como na véspera a estrelinha da sorte não acompanhou os nossos jogadores. Para além do valor do adversário, do calor intenso, também tivemos de defrontar uma equipa que jogou sempre para além dos limites da agressividade e do anti-jogo, com paragens sucessivas e prolongadas por "supostas lesões". O Benfica a promover sempre uma grande rotatitividade na equipa impunha um ritmo de jogo mais elevado e criou diversas oportunidades de golo, incluindo duas grandes penalidades não convertidas. Foi mesmo o Gulpilhares a adiantar-se no marcador a 3 segundos do intervalo, a aproveitar o balanceamento ofensivo da nossa equipa e alguma hesitação que permitiram que o capitão nortenho entrasse na área encarnada isolado e marcasse.No segundo tempo, o Benfica empatou numa recarga de Marco Gatinho aos 5 minutos, mas o Gulpilhares aos 7 minutos desfaz a igualdade num golo em qua a defesa benfiquista foi algo passiva e aos 8 minutos novo golo dos nossos adversários num jogada em que Diogo Rafael na tabela de fundo pretende efectuar um passe pela tabela, a bola ressalta num dos árbitros e vai ter a um stick adversário que estava completamente isolado. Os nossos rapazes não baixam os braços e aos 12 minutos, o capitão Diogo Alves reduz a desvantagem. Só que a ânsia de recuperar no marcador, originou uma fase de menor concentração e em dois minutos (14 e 15 minutos) o Gulpilhares marca dois golos de contra-ataque, elevando a vantagem para 2-5 que parecia já inultrapassável. Aqui o espectáculo das simulações de lesão intensificaram-se, com o Gulpilhares a ter simultâneamente 3 jogadores lesionados, deitados no ringue em sítios completamente distintos. O Benfica mostrava no entanto que não ia desistir e sufucou totalmente a equipa nortenha com uma pressão total. Aos 18 minutos, Diogo Rafael com um tiraço à entrada da área marca o terceiro golo do S.L.Benfica e dois minutos decorridos foi Miguel Sousa que num remate fortíssimo e ao ângulo encosta o marcador em 4-5. O jogo continuava com muitas e demoradas paragens mas a vontade e o querer dos jogadores encarnados não quebrava e aos 24 minutos Diogo Rafael assiste Diogo Alves para o empate para o êxtase da grande falange de apoio benfiquista que apoiou sempre a equipa em Valado dos Frades. Já no último minuto numa jogada de 3x2 Pedro Vaz remata fortíssimo à entrada da área, desta vez não ao poste como o fizera anteriormente, mas que acerta no capacete do guardião do Gulpilhares. O Benfica sabia que o empate ou a derrota significavam o mesmo em termos de título, pelo que optou por lutar e arriscar até final pela vitória. Já no cair do pano o Benfica sai para uma vantagem numérica para tentar o golo da vitória, a bola não entra e na resposta o Gulpilhares acaba por marcar a três segundos do final do encontro. Terminava assim uma partida que demorou 2h15 minutos ( duas horas e quinze minutos ) , em que o anti-jogo levou de vencida a ambição de ganhar jogando.Nesta partida, como em toda a "Final-Four", os nossos jogadores deram tudo em termos de vontade, de entrega, foram ambiciosos, mas nos dois últimos encontros, a falta duma pontinha de sorte e alguma desconcentração a meio das segundas parte que levaram a desvantagens de dois e três golos, condicionaram o sucesso da equipa em ambos os jogos. Não se conquistou o almejado título mas a equipa sai de cabeça levantada e ciente que lutou até ao final de todos os jogos e da competição em si pelo mesmo.Como se pode verificar no histórico deste blogue, os objectivos desta equipa de Juniores passavam por chegar o mais longe possível. Foi uma equipa totalmente reconstruída com elementos de diversas origens e que só a qualidade dos jogadores e o trabalho dos técnicos e demais "staff" conduziu até aqui. Depois da vitória no Torneio de Abertura e de se terem classificado em 1º lugar na Zona Sul do Campeonato, venceram nesta "Final-Four" a equipa que se viria a sagrar campeã nacional, o O.C.Barcelos e perdeu pela margem miníma com uma equipa que no início da temporada era apontada como o grande favorito para a conquista do troféu, o P. Arcos e também pela margem miníma com o campeão nacional em título. Ainda um dado importante, dos doze jogadores utilizados pelo S.L.Benfica nesta "Final-Four" apenas três sobem de escalão, o que significa que os encarnados vão manter uma equipa extremamente competitiva nas próximas temporadas e continuar a lutar pelo título. Parabéns a todo o grupo de trabalho pela época positiva que realizaram e pela forma como se entregaram e bateram nesta Final.Alinharam neste encontro: Samuel Santos (GR); Pedro Vaz; Diogo Rafael (1); Marco Gatinho (1); Diogo Alves (Cap)(2); João Beja; João Silva; Miguel Sousa (1); Rodrigo Murteira e João Lapa (GR).
No outro jogo o Paço Arcos perdeu com o O.Barcelos por 4-2 sagrando-se assim Campeão Nacional de Junióres o O.Barcelos.

Textos de João Pedro Vaz
Fonte:www.stickebola.blogspot.com/
Hoquei Juvenil S.L.B

Hoquei-Resultados do fim de semana (Formação )

Sábado 20 Junho 2009
Taça A.P.L. Infantis
Final 1ªmão
S.L.Benfica 6 - P.Arcos 5 (golo de ouro)
Uma vez mais em "casa" emprestada , os nossos Infantis jogaram em Alverca com o P. Arcos para disputar a 1ª mão da Final da Taça A.P.Lisboa. Frente a frente uma equipa encarnada que ganhou todos os encontros da edição desta época da prova e um P. Arcos que aparece nesta Final (tal como nas meias-finais), não com a equipa que foi disputando a competição mas com o conjunto que disputou o campeonato nacional e um apuramento para a "Final-Four" até à última jornada. Mas esta final iniciou-se com um encontro repleto de emoção e incerteza no marcador até ao último segundo. Com constantes alternâncias de liderança no marcador, a marcha deste diz tudo o que de entusiasmante houve nesta partida ( 1-0; 1-1; 1-2; 2-2; 3-2; 3-3; 3-4; 4-4; 5-4; 5-5 a 20 segundos do tempo regulamentar). O Benfica viria a alcançar a vitória através dum "golo de ouro" já nos segundo finais do prolongamento. Ainda nada está ganho, mas a vantagem de uma vitória abre todas as perspectivas para que a nossa equipa consiga reconquistar este troféu. Muitos parabéns às duas equipas pelo excelente espectáculo, com um abraço especial a todo o grupo dos Infantis do S.L.Benfica. Parabéns.
Domingo 21 Junho 2009
Escolares/Convivios/Encontros 2ª Fase Série E
S.C. Torres 0 - S.L.Benfica "B" 5 (0 - 2 ao intervalo)
Na última deslocação da época, os nossos Escolares foram a T. Vedras vencer de forma clara o Sporting local por 5 bolas a zero. Para além dos números , realizaram também uma exibição bem conseguida, com bons momentos de hóquei e que vieram comprovar que existe potencial nesta equipa. Há que aproveitar a "embalagem" para tentar vencer na última jornada a A.Amadora e terminar a temporada da melhor maneira. Parabéns aos nossos Escolares

Textos de João Pedro Vaz
Fonte:www.stickebola.blogspot.com/
Hoquei Juvenil S.L.B

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Juan Diaz considera Fidalgo distribuidor


Juan Diaz considera Fidalgo distribuidor

A carreira de Juan Díaz na selecção de Portugal está recheada de exemplos de adaptações felizes. Flávio Cruz, por exemplo, deixou de ser central e tornou-se num dos melhores atacantes de entrada (zona 4) do País. Por isso, o seleccionador promete continuar a fazer experiências. E, nesta altura, o seu objectivo passa por fazer de Carlos Fidalgo um distribuidor de qualidade. Os primeiros tempos do zona 3 do Benfica na nova posição, porém, não têm sido fáceis. Ainda nem todas as acções são perfeitas, algo completamente natural tendo em conta que está há pouco tempo a passar. De qualquer maneira, Fidalgo continua apostado em trabalhar para não deixar ficar mal quem já o havia testado nestas funções anteriormente.

"Nos jogos em que fui utilizado, percebi o que tenho de melhorar e agora compete-me trabalhar bastante para aperfeiçoar esse pormenores. Mas também não podemos colocar a carroça à frente dos bois. Estou nesta posição há cerca de um mês e meio, e isso é muito pouco tempo. Mas, com trabalho, posso conseguir", sublinha Carlos Fidalgo. "Sei que o professor Juan Díaz confia em mim, agora acho que falta a minha parte", acrescenta.

A "aventura", como Carlos Fidalgo cataloga esta nova experiência, tem a continuidade garantida na Selecção Nacional. Mas e no Benfica? Será que José Jardim vai recolocá-lo a central ou manter a aposta? "É cedo para falar. De qualquer forma, penso que vamos ver o que é melhor para mim e tentar perceber que, se calhar, é como distribuidor que no futuro posso dar mais frutos", responde o jovem, que aos 14 anos começou a dar nas vistas nos encarnados e, no ano seguinte, despertou a atenção de Juan Díaz, então na selecção de cadetes.

O problema é que, entretanto, o cubano deixou Portugal e Fidalgo passou a actuar como central. Aliás, este não esconde que é nesta posição que se sente "mais confortável", até porque foi aí que jogou "nos últimos seis anos no meio". "Penso que o professor Juan Díaz é uma pessoa que percebe muito de voleibol. E, se ele diz que, no futuro, é como distribuidor que posso dar mais resultados, só tenho de acreditar nele e seguir os seus conselhos", ressalva o jogador. O tempo o dirá.

Fonte : O Jogo

terça-feira, 23 de junho de 2009

Ser ou não ser, eis a questão…

“Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre
Em nosso espírito sofrer pedras e setas
Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,
Ou insurgir-nos contra um mar de provocações
E em luta pôr-lhes fim?”


"A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca", de William Shakespeare.

Atentem a este excerto da peça “A tragédia de Hamlet”, de William Shakespeare. Aquilo que vos peço, no inicio desta crónica é que puxem um pouco pela vossa imaginação, tal como eu fiz. Então imaginem o seguinte: Luís Filipe Vieira, fechado num quarto, com uma ‘caveira’ na mão e a colocar a mesma questão que está no excerto, supra citado. Estranho, não? E também difícil de acontecer, porque Vieira dificilmente se questionou sobre a nobreza do gesto de antecipar a luta “contra o mar de provocações”, isto na minha óptica.


Mas se ele não tivesse tomado essa decisão, a esta altura do campeonato em vez de estarmos a falar, e sermos falados, acerca da liderança no Benfica, estaríamos a ter discussões sobre produtos hortícolas, com especial incidência sobre as cenouras. É sempre bom (!) no defeso discutir outras coisas que não a qualidade e calibre de uma leguminosa! Valha-nos isso ao menos!


Com esta história das eleições, há outro factor a salientar. Na passada semana, conseguimos ter uma maior percentagem de tempo de antena, através de directos e entrevistas, do que Vitor Constâncio quando foi à Assembleia da República para ser inquirido sobre o caso BPN, ou mesmo, Manuela Ferreira Leite, após a vitória nas Eleições Europeias. É obra! Sinto-me orgulhoso, com a média de um directo e uma entrevista por dia, quase… Ou não!


Mas vamos ao que interessa. Esta semana começaram então a perfilar-se os candidatos ao “trono real”, desculpem, à presidência do Benfica.

Vieira foi o primeiro, como seria de esperar. O “Movimento Benfica Vencer, Vencer” apresentou, logo no dia seguinte, a sua intenção de ir a votos, mas a falta de um nome que liderasse a lista, devido ao “não” de José Eduardo Moniz, levou-os a fazer uma retirada estratégica, como se de um “até já” se tratasse. Veremos em 2012 se aparecem novamente. No dia seguinte foi Bruno Carvalho, também conhecido como o-candidadato-que-quer-ser-candidato-mas-que-parece-que-não-tem-as-condições-para-o-ser, a apresentar a sua intenção de ir a sufrágio, e fê-lo de uma forma, no mínimo, direi, original. No final da semana, surgiu mais um nome como possível candidato à presidência, Carlos Quaresma, que já em 2006 havia tentado a sua sorte, mas alguns problemas de última hora, levaram a que a sua candidatura tivesse sido rejeitada.


Agora, vamos por partes, analisar estes candidatos e “candidatos a candidatos” à presidência do Benfica. Comecemos por Vieira, que após 8 anos ligado à estrutura do Benfica, como director desportivo e, mais tarde, presidente, decide ir novamente a votos “após consultar a sua família”, podendo, se ganhar, tornar-se no primeiro presidente do Benfica a ficar 9 anos seguidos em exercício do cargo. Mas o que fez Vieira de tão significativo que o leva a ter o apoio que, possivelmente, o levará a um terceiro mandato consecutivo? Em termos de futebol profissional, o “core-business”do clube, muito pouco. Se num primeiro mandato ainda conseguiu alguns títulos importantes, que o fizeram ganhar, justamente na minha opinião, o direito a um segundo mandato, nesse segundo mandato, conseguiu fazer asneira atrás de asneira, que nos levou a 3ºs lugares e um, vergonhoso, 4º lugar. E títulos? Só a “Taça da Liga” este ano. Muito pouco para o comum dos adeptos e em sufrágios anteriores, dificilmente Vieira ganharia, mas dada a concorrência, ou a falta dela, derivado da sua “jogada estratégica” de antecipação do acto eleitoral, essa vitória é quase garantida. Mas como o clube não é só futebol, os “Vieiristas”, como os seus apoiantes já são apelidados, falam também do Estádio e de todo o complexo desportivo adjacente, erradamente, porque foi pela mão de Mário Dias, vice-presidente do Benfica no tempo de Vilarinho, que se construiu a “nova Catedral”. Falam também do Centro de Estágio, da valorização e títulos conquistados nas modalidades, da aposta nos sócios, do reequilíbrio das finanças do clube (!), da aposta na formação, enfim, uma série de argumentos, alguns deles que são facilmente rebatíveis e questionáveis, principalmente no que concerne às finanças do clube. Não percebo como as contas estão equilibradas se o passivo aumentou para o triplo (!) desde que Vieira é presidente e os capitais próprios tem vindo a diminuir em "catadupa"… Mas isso, devo ser eu que não percebo nada disto!


Ainda em relação a Vieira, referir que tem como mandatário o "nosso bem conhecido" Fernando Seara, presidente da edilidade de Sintra, e na sua lista há uma novidade, a saída de Manuel Vilarinho da presidência da Assembleia-Geral, sendo substituído por Luis Nazaré. Gostaria de falar sobre o projecto que Vieira tem para o Benfica, ou aliás, que diz ter deste à 6 anos a esta parte e que o faz estar no clube com “um espírito de missão”, mas o que é certo é que ao fim de 6 anos ainda não vi nada, a não ser “novos ciclos”. Devo andar distraído! Espero apenas que este “novo ciclo”, não nos traga mais 3ºos e 4ºos lugares, porém, temo o pior… Mas adiante!



Falando agora do “Movimento Benfica Vencer, Vencer”, vou tentar ser tão breve, quanto a intenção do mesmo ir a votos. Apresentaram-se na passada terça-feira no Hotel Sheraton, em Lisboa, com a sala cheia de ilustres benfiquistas. Desde Veloso até José Augusto, passando por Mozer, todos passaram por lá para dar o seu apoio ao Movimento. As ideias apresentadas eram muito boas, tendo ainda conseguido identificar o grande problema do Benfica, que é, como referiram, única e exclusivamente de liderança. E foi um problema de liderança, ou a falta de um líder para a lista, que se veio a revelar fatal para o Movimento, que, depois de sondar José Eduardo Moniz e este ter recusado o convite, se viu obrigado a “bater em retirada”, com muita pena minha, visto que a falta de candidatos e projectos alternativos para ir a sufrágio, revela um pouco a "pobreza" a que este Benfica está votado.


Agora, Bruno Carvalho, o-candidadato-que-quer-ser-candidato-mas-que-parece-que-não-tem-as-condições-para-o-ser. Apresentou a sua candidatura se uma forma no mínimo “sui generis”. Com tiques de “novo-riquismo”, fretou um avião da TAP, ao qual chamou “Eagle One” para dizer que vai a votos. Genial e corajoso, depois dos últimos acontecimentos relacionados com a aviação! A bordo do "Eagle One" também apresentou o seu projecto, que está disponível para consulta no seu site de campanha e um vídeo que, na sua óptica, demonstra o que é o Benfica de hoje. Podem ver...

Um pouco faccioso e "estranho" o vídeo, isto para não chamar outra coisa, mas tal como o seu cartaz, pretende chamar a atenção dos sócios, e deve ser assim que o devemos interpretar! Em relação ao seu projecto, tem boas ideias, que poderiam ser aproveitadas por futuras direcções. Digo isto, porque não acredito que Bruno Carvalho tenha a mínima hipótese, por causa do "estigma" de ser do Porto e director de um canal televisivo regional, além disso a sua arrogância e constante insistência na mudança de treinador, caso ganhe as eleições, tem vindo a fazer com que perca apoiantes. Apoiantes que só serão necessários se for mesmo a votos, porque ainda persiste a dúvida se a sua candidatura será aceite ou não. Caso não seja, preparem-se para nova novela!

Por fim, Carlos Quaresma! Sobre este senhor, não posso dizer muito mais do que o que já disse, visto não o conhecer, nem saber quais são as suas ideias e projecto. Veremos se desta vez consegue ir a votos, visto que ainda lhe faltavam algumas assinaturas para poder oficializar hoje a sua candidatura.


Até ver estes eram/são os candidatos a presidente do “Maior Clube do Mundo”, veremos se não aparece ninguém de surpresa hoje. O vencedor, na minha opinião, já está decidido, resta saber qual será a sua percentagem de votos. Mesmo assim, quero, e desejo que, os sócios decidam em consciência aquilo que pensam ser o melhor para o Benfica, para o bem de todos nós…

Agora apetece-me terminar com um Viva o Benfica… Para ser diferente!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Futsal: Final Empatada


Vitória no sábado
O Benfica venceu este sábado o Belenenses de forma categórica por expressivos 6-2.

A primeira parte não foi muito bem jogada e pautou-se pelo equilíbrio apesar de o Benfica ter chegado à vantagem aos 9 minutos pelo Arnaldo. O Belenenses não pareceu muito incomodado e sabendo que ainda faltava muito jogo manteve a postura rigorosa e concentrada.

Não foi por isso de estranhar que ao intervalo se mantivesse 0 1-0, mas na segunda parte tudo mudou e o Benfica entrou a todo o gás pressionando muito os "azuis" e numa jogada do Arnaldo acabou por originar um penalty e expulsão do Caio Japa que cortou uma bola com a mão quando esta se dirigia para a baliza.

Na conversão do penalty o Ricardinho não facilitou e alargou a vantagem para 2-0, a partir deste momento o Belenenses abanou muito mostrando-se nervoso no ataque e com graves desconcentrações defensivas. O Benfica por seu lado soltava-se cada vez mais e ia produzindo futsal de grande qualidade.

Não foi por isso de estranhar o avolumar do resultado com o Gonçalo Alves em grande destaque a bisar e o César Paulo e o João Marçal a também fazerem o gosto ao pé e colocarem o resultado em 6-0 a 8 minutos do fim.

Os restantes minutos foram já de relaxamento dos encarnados com o treinador André Lima a aproveitar para fazer descansar alguns jogadores mais utilizados o que permitiu à turma do Restelo ainda reduzir com golos do Marcelinho e do Paulo Henrique colocando o resultado final num expressivo 6-2.

Domingo para esquecer
Depois da grande exibição de sábado nada fazia prever tão pobre exibição do Benfica no jogo de hoje. Não sei se por excesso de confiança ou por um simples dia negativo a verdade é que foi uma equipa irreconhecível.

A primeira parte foi muito morna e marcada pelas muitas paragens e mais uma vez o futsal demonstrado não era da melhor qualidade ainda assim a espaços lá se viam bons lances especialmente em jogadas indivíduais.

E foi num desses lances que o Belenenses chegou à vantagem com o Miguel Almeida a trabalhar bem frente ao Zé Maria e a disparar com o pé esquerdo para o fundo da baliza. O Benfica reage bem e escassos minutos volvidos chega ao empate depois de uma boa jogada colectiva com excelente trabalho do César Paulo e uma assistência do Ricardinho cheia de classe direitinha à cabeça do João Marçal.

Até ao intervalo manteve-se o equilíbrio e a pobre qualidade do espectáculo. A segunda parte começa nos mesmos moldes e apesar de uma boa oportunidade dos encarnados com um remate do João Marçal ao poste foram os "azuis" que mais uma vez se adiantaram no marcador, deste vez na marcação de um livre do Jardel que foi desviado pelo Ricardinho para a própria baliza.

O Benfica tenta reagir mas faltava inspiração e na defesa ia demonstrando algumas desconcentrações e foi num desses lances que o rapidíssimo Paulinho fez o 1-3 com o guarda-redes Bebé a não ficar muito bem na fotografia.

A partir deste momento os comandados de Alípio Matos praticamente abdicaram de jogar preocupando-se mais em defender a sua baliza e deixando o veloz Paulinho mais na frente para tentar exploras as costas da defesa encarnada cada vez mais adiantada.

O Benfica ia-se acercando cada vez mais da baliza do Marcão e num desses lances acabou por surgir um penalty que o Ricardinho não desperdiçou fazendo o 2-3 e relançando ainda mais a partida.

O Benfica continuava a carregar e com o César Paulo em grande destaque ia criando cada vez mais problemas à defesa do Belenenses sem no entanto criar grandes ocasiões de golo. No entanto ainda viu uma bola embater na trave após bom remate de Rogério Vilela e Ricardinho desperdiçar duas grandes ocasiões, primeiro em mais um penalty e depois num livre de 10 metros superiormente defendidos.

Até final o Benfica ainda apostou no 5 para 4 fazendo entrar o Zé Maria para guarda-redes avançado e foi já nesse período que desperdiçou mais uma grande oportunidade com o Pedro Costa em óptima posição a não conseguir concluir da melhor forma.

Chegou-se assim ao final com o 2-3 favorável aos visitantes que coloca a eliminatória empatada e que obriga o Benfica a vencer pelo menos um dos próximos 2 jogos que se realizam na casa do Belenenses se quiser revalidar o título.

Cronica: Rui Costa avaliação 1º ano como Director Desportivo


A 1º epoca do Rui Costa como Director Desportivo foi:

Excelente teve 34 votos em 363.
Muito Boa teve 32 votos em 363.
Boa teve 86 votos em 363.
Razoável teve 129 votos 363.
teve 53 votos em 363.
Muito Má teve 24 votos em 363.



Em 1ª lugar quero agradecer a todos os visitantes terem votado nesta sondagem.
Muito Obrigado.

Depois de analisar os resultados da sondagem posso dizer que a opinião generalizada é que o Rui Costa teve na sua 1ª época, uma época razoável, ou até boa.

Sendo que é a 1 época posso dizer em minha opinião que foi razoável cometeu alguns erros que talvez se fosse mais experiente não teria cometido, mas como sabem ele ainda esta aprender.
Portanto espera-se uma 2 época com DD muito melhor e pelo menos nota-se que esta a ter a mais atenção ao reforço da equipa e com menos "cenouras"/noticias a saírem de jogadores.

Neste momento contratou 2 jogadores Patric por cerca de 2M e Ramires por cerca de 7.5M.

Mas na minha opinião falta 1 GK muito bom e um Avançado rápido e móvel como contratações prioritárias, talvez um médio defensivo fosse uma boa contratação mas menos prioritária.


Acho que por vezes se vê refém de certas atitudes do Luís Filipe Vieira que lhe fazem perder pontos na consideração dos adeptos mas que continua claramente em alta no universo Benfiquista.
Deveria fazer uma maior aposta no mercado Português e deixar o mercado Sul Americano de lado.
E acima de tudo apostar nos juniores e nos jogadores que temos emprestados pelo "mundo fora".

Mas critico-o por assumir o apoio ao Luís Filipe Vieira sendo ele do clube deveria manter 1 atitude neutral.

Por fim quero dizer que tenho muito respeito pelo Rui Costa, mas terá de fazer muito mais este ano para manter uma boa compreensão dos adeptos sedentos de ganharem o titulo nacional, como "pão para boca" é que estar muitos anos(neste momento 4) sem ganhar titulo não é digno da grandiosidade da instituição Benfica.