sábado, 16 de maio de 2009

Cronica: Quique Flores: O percurso benfiquista


Depois de ter sido escolhido por Rui Costa todos lhe auguravam 1 bom futuro. Era o 1º treinador escolhido por Rui Costa, jovem com com uma boa passagem por Espanha (Valência e Getafe) e que se identificava com José Mourinho.

A época não começou bem, com dois empates contra o Rio Ave e contra o rival F.C. Porto.
Na 3ª jornada a equipa ganha em sufoco contra o Paços de Ferreira por 4-3 defrontando na jornada seguinte o Sporting, a quem ganha, numa das melhores exibições da equipa de toda a época.
Pouco depois, o Benfica fica apurado para a Taça UEFA com um resultado de 4-3 contra o Nápoles em embates intensos entre as equipas "dignas de ir Final da Taça UEFA" dizia Quique. No 1º jogo em Nápoles vimos uma exibição pobre ao contrário do posterior jogo, em casa, onde a equipa se debateu com a garra que define o habitual Benfica conseguindo ganhar por 2-0.

Na jornada 5 o Benfica visita o Leixões e sai com mais um empate. Nesta altura a nossa situação era decepcionante, com 2 vitórias e 3 empates em 5 jogos.
Entre a 6ª e a 9ª jornada conseguimos obter vitórias em todos os jogos. Dava a entender que íamos lançados para um boa época, mas nada mais errado. À 10ª jornada deu-se o empate contra o Setúbal num jogo em que o guarda-redes Quim comete um erro crasso que penaliza gravemente a equipa.
Quique substitui assim, Quim por Moreira.

De Outubro a Dezembro o Benfica joga a fase de grupos da Taça UEFA onde sofre 3 derrotas humilhantes (5-1 contra o Olympiacos, 2-0 com o Galatasaray e 1-0 com o Metalist) e um empate em Berlin contra o Hertha.

Nas duas últimas jornadas antes do fim do ano conseguimos uma goleada histórica por 6-0 contra o Marítimo e um empate contra o Nacional.
Depois de chegarmos ao Natal em 1º lugar todos contavam que a equipa iria conseguir manter o ritmo e fazer uma 2ª volta com qualidade. Novamente foi um julgamento precipitado. A partir desse momento a equipa parecia ter desaprendido de jogar.
Na 13ª jornada da 1ª volta perdemos pela primeira vez na época contra o Trofense, o último classificado. A equipa mostrou um futebol irreconhecível, de muito má qualidade e sem fluência ou inteligência, tendo depois dessa, feito outras exibições semelhantes.

Na Taça de Portugal fomos eliminados pelo Leixões nas grandes penalidades sendo que apenas ficámos a lutar pela Taça Carslberg, que acabámos por vencer, numa final bastante polémica onde um erro grave por parte do árbitro (a favor do Benfica) permitiu que igualássemos o resultado e levando-nos à marcação de grandes penalidades, onde vencemos graças à boa exibição de Quim, que defendeu três penalties.

As duas últimas jornadas da 1ª volta conseguimos uma vitória em casa contra o Braga e um mero empate contra o Belenenses.
A equipa perdia gás, mas ainda assim começámos a segunda volta com uma vitória sobre o Rio Ave.
A visita ao Dragão na 17ª jornada resultou num empate. Resultado injusto quer pela exibição, quer pelo motivo do empate: um penalty mal assinalado. Nesta altura já estávamos em 2º lugar a um ponto do Porto.
Na jornada seguinte ganhamos mais uma vez de forma aflita ao Paços de Ferreira por 3-2, e na 19ª jornada vimos mais um jogo fraquíssimo por parte do Benfica na derrota contra o Sporting tornando-se este jogo na 2ª derrota da época para o Benfica. Mais duas vitórias contra Naval e Leixões, seguidas de uma derrota no estádio da Luz (3ª derrota da época), por 1-0 contra o Vitoria de Guimarães.

Nesta altura o treinador Quique Flores começa perder a credibilidade e o apoio dos adeptos, vendo os primeiros lenços brancos. Mais um factor estranho é o facto de ter deixado metade da época o jogador Cardozo no banco sendo ele o nosso ponta de lança mais eficaz, recorrendo a Suazo que, jogando sem apoio na frente num jogo constante de contra-ataque, pouco mais podia fazer que correr. Ainda assim o seu lugar permanecia assegurado sempre que a sua condição física estava a 100%.
Começa-se a perceber na massa adepta que o treinador da equipa do Benfica não tem qualidade para levar a equipa a feitos que se pediam no inicio da época e com certos comentários como "o 2º lugar já e bom, este ano é apenas o ano 0" o treinador afastou ainda mais os adeptos de si.

Também se percebia que Quique gostava de criticar/responsabilizar unicamente os jogadores pelos maus resultados não admitindo que parte da culpa também seria dele, com a frases como "a equipa não joga como eu quero". Os adeptos aguentam o treinador pensando que teríamos um fim de época tranquilo, mas será que os adeptos ainda acreditam que alguma vez o Benfica terá um fim de época tranquilo? Nos últimos 5 anos nunca ganhamos os 5 últimos jogos.
Nos 4 jogos seguintes somamos mais 2 derrotas Académica (em casa) e Nacional perfazendo 5 derrotas. Nas 2 jornadas seguintes obtemos 2 vitórias, uma folgada (4-0 contra o Setúbal) e outra, mais sofrida (3-2 contra o Marítimo).

Depois da derrota contra o Nacional na jornada 27, muitas vozes saíram a terreiro a pedir a cabeça de Quique Flores e essa situação foi ainda mais inflamada pelo empate na Luz 2-2 contra o Trofense que hipotecou qualquer hipótese do Benfica conseguir o 2º lugar.
Com uma deslocação complicada a Braga a equipa corre o risco de ficar outra vez em 4º ou mesmo 5º lugar. Com um plantel de elevado nível qualitativo que não tem qualquer organização de jogo, aponta-se como principal culpado Quique Flores, que não sabendo de um plantel muito bom construir uma equipa, cometendo muitos erros clamorosos levou a esta situação.


Síntese de erros:
1º Deixar Cardozo no banco, colocando Suazo no onze. Este erro é óbvio neste momento tendo Cardozo em 10 jogos marcado 11 golos ( bisando contra Setúbal, ,Trofense Estrela da Amadora e Maritmo), Paços , Sporting.
2º Colocar Aimar como 2º avançado ou a ala direito ou esquerdo, quando este é um médio de construção de jogo. E tendo em conta que a sua condição física (ainda esteve algum tempo em recuperação) debilitou a equipa de 1 jogador. Além de não conseguir construir jogo era sempre muito marcado pelos defesas contrários.
3º Ruben Amorim claramente sub aproveitado a médio direito quando a sua posição é médio centro. Ou seja alem de não dar dinâmica ao lado direito retirava rotinas a um jogador que não é claramente um jogador rápido para extremo.
4º Conflitos com Léo que fez com que tivéssemos de jogar durante algum tempo com um jogador algo limitado como é Jorge Ribeiro e por fim adaptar o David Luiz a defesa esquerdo, o que não é uma opção válida.
5º Pediu um jogador jovem e caro, que nunca rendeu de seu nome Balboa. Não se compreende esta aquisição pois nunca mostrou confiança nele, pondo-o de lado, ou seja colocou um investimento de 4 M no "lixo".
6º Mau esquema táctico que não privilegiou em nada o plantel que tínhamos (adaptando os jogadores à táctica no lugar de adaptar a táctica aos jogadores) e algumas picardias com jogadores na praça pública.

Futsal: Início dos Playoffs


Benfica defronta Instituto D. João V
Hoje a partir das 17:30 o Benfica desloca-se ao pavilhão do Instituto para dar início à sua campanha nos playoffs.

Os comandados de André Lima que ficaram no 1º lugar da fase regular vão assim defrontar a equipa do Instituto que foi a última equipa a garantir a presença nos playoffs ao ficar no 8º lugar do campeonato.

Na fase regular os encarnados não se deram muito bem na visita ao pavilhão do adversário de hoje tendo perdido 3-2 com os golos Benfiquistas a serem alcançados pelo Zé Maria e pelo capitão Pedro Costa.

No entanto muito se passou desde esse jogo e nesta altura o Benfica é uma equipa mais consistente e o próprio Instituto não tem estado tão bem.

A turma encarnada é vista como natural favorita mas todo o cuidado é pouco e é essencial manter a concentração e a ambição para levar de vencido este adversário.

Para este jogo o treinador André Lima chamou o Bebé, Rogério Vilela, Pedro Costa, Arnaldo Pereira, Zé Maria, Pedrinho, Ricardinho, César Paulo, David, Anilton, João Marçal e Zé Carlos tendo ficado de fora os lesionados Gonçalo Alves e Carlos Paulo.

Basquetebol: Benfica em vantagem


Benfica derrota Académica
Em jogo antecipado da meia final do playoff da Liga Portuguesa de Basquetebol o Benficarecebeu e venceu esta sexta-feira a equipa de Coimbra por uns esclarecedores 78-54.

Uma vitória assente numa grande agressividade defensiva que apenas consentiu 54 pontos ao adversário com destaque para a 2ª parte em que forma apenas 21 os pontos marcados pela Académica.

O 1º período foi muito equilibrado com o Benfica a parecer demasiado relaxado e a não conseguir disparar no marcador(22-20) mas até ao intervalo a turma encarnada foi melhorando e sem nunca deixar a liderança no marcador conseguiu dilatar a vantagem, chegando ao fim da 1ª parte a liderar, 40-33.

Na 2ª parte com o aumentar da agressividade defensiva e com uma melhor fluidez ofensiva foi o natural disparar no marcador com Sérgio Ramos em grande na luta das tabelas e com Miguel Minhava muito bem na condução do jogo ofensivo.

Na turma benfiquista o trio português Sérgio Ramos (18 pontos e 14 ressaltos), Miguel Minhava (15 pontos, 9 assistências e 2 ressaltos) e Elvis Évora (18 pontos e 6 ressaltos) acabou por fazer toda a diferença neste primeiro encontro da série. Na equipa de Coimbra a dupla norte-americana Karlton Jr (14 pontos, 7 assistências e 4 ressaltos) e Anthony Williams (16 pontos e 8 ressaltos) esteve bem mas o desempenho não foi suficiente para evitar o desaire na partida.

Domingo a partir das 17:00 disputa-se o 2º jogo das meias finais.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Andebol: Benfica na final


Ante um "infernal" Pavilhão n.º 2 da Luz, o Benfica garantiu a presença na final da Liga, depois de bater o Sporting por 28-25, após prolongamento, na "negra" das meias-finais do Play-off. A raça e a alma de um "glorioso" campeão foram demais para o "esforço, devoção e dedicação" leoninos.

Numa partida de loucos, João Ferreirinho foi o herói das redes, Luís Nunes o monstro em sacrifício, Zaikin, Miricki e Carneiro os homens das decisões. Nomes de peso na noite em que a mística regressou aos pavilhões da Luz.

Ingredientes de uma noite de dérbi

Intensidade e emoção foram ingredientes que não faltaram na Luz. Muito equilíbrio desde o apito inicial, grande ambiente (o Pavilhão n.º 2 apresentou-se praticamente cheio) e um Benfica raçudo para tentar suplantar um Sporting que, forte e agressivo (por vezes excessivamente) na defesa e capaz de simplificar processos no ataque, lhe complicou a vida ao longo da primeira parte.

O Benfica alinhou de início com João Ferreirinho, Nikola Miricki, Rui Silva, Carlos Carneiro, Edgar Madureira, Luís Nunes e Zaikin. Eram estes os trunfos lançados por José António Silva, ante um Sporting, orientado por Paulo Faria, que se apresentou com Humberto, Pedro Portela, Bolotskih, Vasyuk, Pedro Cruz, Bjelanovic e Bruno Moreira.

As equipas actuaram com defesas em 5-1, tentando dificultar a tarefa de construção e os remates de primeira linha. No entanto, capacidade ofensiva foi coisa que não faltou a ambos os conjuntos. O Benfica começou melhor. Chegou mesmo aos dez minutos a vencer por 5-2. Viu os "leões" chegarem ao empate a sete bolas quando o relógio marcava 17 minutos, mas voltou à vantagem na última dezena de minutos, depois de os visitantes terem ficado reduzidos a quatro elementos de campo devido a exclusões quase simultâneas.

Ainda assim, o Benfica não aproveitou tal momentânea vantagem e não alargou distâncias, chegando ao intervalo a vencer apenas por 14-13. A vantagem de um golo manteve-se até aos 36', altura em que o Sporting empatou a 16 golos, quando o Benfica tinha apenas cinco elementos de campo.

O jogo precipitou-se para o fim e numa altura em que qualquer pormenor contava para mudar o rumo do marcador, foi muito importante, aos 46', a defesa de João Ferreirinho e, logo de seguida, o eficaz contra-ataque protagonizado por Nikola Miricki, passando o marcador para um 20-19 favorável aos "encarnados".

Aguenta coração!

Conseguiu o Sporting, ainda assim, dar a volta e entrar nos últimos dez minutos com uma vantagem de 20-21. A sua primeira vantagem, diga-se. Era altura de o campeão despertar, sob pena de a situação se complicar para o Benfica, pois o Sporting dispunha de um ataque. E os "leões" concretizaram mesmo o lance, com muita felicidade, pois a bola bateu no poste e, depois de ressaltar em Ferreirinho, entrou. Tudo mais difícil para o conjunto benfiquista.

Mas, em parte devido à alma do inferiorizado fisicamente Luís Nunes e do portento Carlos Carneiro, o Benfica manteve-se a um golo de distância e conseguiu mesmo empatar (24-24) com uma bomba de Zaikin no último segundo. A Luz voltava a explodir de alegria, numa altura em que teria de recorrer-se a um prolongamento.

Apesar de desgastada, a formação benfiquista continuou a mostrar uma alma assombrosa e com Ferreirinho em noite mágica, manteve a vantagem de um golo que o herói Luís Nunes ganhara através de um livre de sete metros. E foi de sete metros, em novo livre, que Luís Nunes colocou a vantagem em dois golos, enquanto o sportinguista Bosko atirou logo depois à barra, em lance de iguais características. Aí sim, sentiu-se na Luz que a vitória estava perto. Algo que ficou confirmado com um golo através de remate lateral de Miricki. A final era do Benfica.

Marcadores: Luís Nunes (9), Nikola Miricki (6), Carlos Carneiro (5), Cláudio Pedroso (4), Zaikin (3), Rui Silva (1).

Fonte: Sport Lisboa e Benfica - Site Oficial

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Basquetebol: Académica é o adversário que se segue


Em busca de um lugar na final

Depois de na primeira ronda o Benfica ter eliminado o FCP agora terá que defrontar a equipa da Académica de Coimbra.

A equipa que vem de Coimbra ficou no 5º lugar da fase regular e nos playoffs eliminou a equipa do Vagos em apenas 3 jogos e com bastante facilidade. O Americano Manuel Johnson esteve em grande destaque conseguindo médias de 20,66 pontos e 10 ressaltos por jogo e terá que ser um jogador a ter em atenção.

Depois da demonstração de força da turma encarnada nomeadamente nos 2 jogos no bem adverso dragão caixa o Benfica parte para esta eliminatória com grande favoritismo mas a Académica é um adversário de valor que não deve ser menosprezado.

Nas palavras do treinador Henrique Vieira - “A Académica não está nas meias-finais por acaso, reconhecemos o seu valor, mas com o habitual apoio do nosso público esperamos começar com uma vitória na sexta-feira, sabendo, contudo, que para tal, temos que estar ao nível do que fizemos este fim de semana no Porto”.

Assim amanhã, sexta-feira, a partir das 21:00 disputa-se o primeiro jogo desta eliminatória e no Domingo a partir das 17:00 disputa-se o segundo jogo.

Informações úteis
Benfica-Académica

Campeonato Nacional
½ Final do PlayOff
1º e 2ºJogo
Pavilhão Império Bonança

Tabela de preços Basquetebol:
Sócio de Quota Modalidades : 2,5 €
Sócio : 5 €
Sócio Criança: 1 €
Sócio Menor: 2,5 €
Público: 8 €
Público Criança 3€

TODOS AO PAVILHÃO APOIAR A NOSSA EQUIPA!!!

Hoquei-Jogos do fim de semana (Formação)

Sábado 16 Maio 2009
Campeonato Nacional Juvenis Prova 2 Sul
Sesimbra vs S.L.Benfica ás 16H00M
Escolares/Convivios/Encontros 2ª Fase Série D
Salesiana "B" vs S.L.Benfica "A" ás 10H30M
Domingo 17 Maio 2009
Campeonato Nacional Júniores Prova 2 Sul
Paço Arcos vs S.L.Benfica ás 19H30M
Taça A.P.L. de Infantis Série B
Odivelas vs S.L.Benfica ás 09H00M
Escolares/Convivios/Encontros 2ª Fase Série E
Alverca vs S.L.Benfica "B" ás 10H30M
Benjamins/Convivios/Encontros 2ª Fase Série D
S.L.Benfica vs Salesiana "B" ás 11H00M
Encontros Distritais de Bambis
S.L.Benfica vs Alverca ás 10H30M

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Voleibol : Carlos Fidalgo


Fidalgo já trabalha para ser distribuidor
SUBSTITUIRÁ NUNO PINHEIRO NA SELEÇÃO

Carlos Fidalgo é uma das apostas de Juan Diaz para os compromissos da Seleção Nacional. O jovem, de 22 anos, que o ano passado regressou ao Benfica, está a trabalhar afincadamente para ser o distribuidor, dada a mais que provável ausência de Nuno Pinheiro.

"Com 15 anos e ainda em cadetes, sob a orientação de Juan Diaz, já era utilizado nestas funções. Com a saída do técnico, passei a jogar como central", explicou o jogador, que reconhece dificuldades em adaptar-se às novas funções, depois de nos últimos 5 anos ter atuado no centro da rede. "Com a intensidade do trabalho desenvolvido, o apoio e ajuda dos treinadores, julgo que conseguirei responder ao que me pedem. O mais importante é estar preparado para jogar em qualquer posição, pois é esse o lema que nos transmite o Juan Diaz."

Carlos Fidalgo é o único jogador do Benfica presente na Seleção Nacional. O jovem sente-se orgulhoso mas também com muita responsabilidade por ser a aposta do selecionador para uma posição tão importante. De resto, destaca também o contributo dos jogadores mais antigos da Seleção, como Carlos Teixeira, João Malveiro e Manuel Silva, para a integração dos mais novos, como ele e Tiago Violas.
Fonte: Jornal Record

Andebol: Benfica contra Sporting na negra


Amanhã, pelas 21:00 horas, Benfica e Sporting voltam a encontrar-se, sendo que este jogo é decisivo, pois quem ganhar passa à final, onde já se encontra o Porto. Quem perder é eliminado, jogando o jogo de 3º e 4º lugar.

O Sporting, que ficou em 6º lugar na fase regular, tem dificultado e muito a vida do Benfica nas meias-finais do playoff, no entanto a vitória amanhã será nossa.

O primeiro jogo das meias-finais, no Pavilhão nº 2 do Benfica, jogado na passada quinta-feira foi, de alguma forma equilibrado, no entanto a melhor equipa, o Benfica, acabou por vender por 28-26.

No segundo jogo, tudo correu mal, perdemos por 35-24.


Assim, sendo e com uma vitória joga-se tudo no jogo de amanhã, o terceiro jogo, mais conhecido como a "negra" vai decidir quem é o segundo finalista do campeonato.

Os bilhetes para esta partida já estão à venda a partir de hoje. As bilheteiras abriram hoje às 10:00 horas e fecharão às 19:00 horas. Amanhã, dia de jogo, abrirão às 15:00 horas. De referir, que os bilhetes apenas estão disponíveis para sócios do Benfica, sendo grátis.

Por isso, quem for sócio e tiver possibilidade de ir ao pavilhão, já sabe.

Quem não tiver essa possibilidade, pode apoiar a nossa equipa a partir de casa. O jogo será transmitido na Sport Tv.

Vamos apoiar a nossa equipa no pavilhão! Rumo à final! Força Benfica!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Cronica: Sporting vs Benfica - Meias finais playoff



No dia 10 de Maio de 2009 jogou-se a 2ª mão das meias finais da Liga de Andebol.

Foi um jogo de extremos os primeiros 20minutos foram um desastre chegamos a estar a perder por 9 golos mas chegamos ao intervalo a apenas perder por 3.
Na segunda parte voltamos a entrar mal e o Sporting voltou a aumentar o resultado, perdendo a equipa a componente psicológica acabando por perder por 11 pontos.


Estatisticas Sporting



Estatisticas Benfica

Hoquei em Patins-1ª Divisão Nacional P2 Play-Offs

Domingo 10 Maio 2009
Campeonato Nacional da 1ª Divisão Prova 2
Meias-Finais do Play Off
2ª Iliminatória
S.L.Benfica 3 vs F.C.Porto 4

Eliminação a 48 segundos do fim
Derrota impede terceiro jogo


O Benfica falhou este domingo a possibilidade de levar a eliminatória das meias-finais com o FC Porto para um terceiro jogo ao perder, em casa, com o rival, por 4-3, a segunda partida das meias-finais do play off.A equipa de Carlos Dantas esteve por três vezes à frente do marcador, mas não esteve consistente na vertente defensiva, consentido que o adversário na parte final do jogo sentenciasse a eliminatória a seu favor.Muito apoiado pelos seus adeptos, o Benfica chegou ao intervalo a vencer por 1-0, com um golo de Diogo Rafael (23’, desvio ao primeiro poste) que, já no segundo tempo, teve muito perto de bisar (o jovem jogador “sentou” o guardião Edo Bosch, mas depois não conseguiu fazer o “chapéu”). Aos 32’, o portista Jorge Silva empatou, mas, na jogada seguinte, Ricardo Pereira recolocou os encarnados na posição de vencedor (o experiente avançado desviou para o fundo das redes uma assistência lateralizada de Tiago Rafael).Desfecho muito inesperadoO golo seguinte da partida foi apontado por Reinaldo Ventura que, por trás da baliza benfiquista, fez o esférico entrar pelo “buraco da agulha” com um rápido movimento de rotação. Mais uma vez o Benfica reagiu bem à igualdade e pelo stick de Tiago Rafael fez o 3-2, com uma violenta stickada de meia-distância. Faltavam 11 minutos para o final da partida e a partir daqui a evolução do jogo correu totalmente de feição para o FC Porto, quando nada o fazia prever. O adversário acelerou o ritmo da partida e o Benfica não optou por abrandá-lo e isso favoreceu os interesses dos portistas que empataram aos 46’ por intermédio de Pedro Moreira.E a 48 segundos do fim, numa falha de marcação defensiva dos encarnados, Pedro Moreira bisou sem marcação, quase sobre a linha de golo, numa altura em que o prolongamento parecia ser um cenário inevitável. Importa referir, nesta altura, que há ainda uma Taça de Portugal para ser conquistada esta época (a equipa vai defrontar nas meias-finais o Óquei de Barcelos).

Fonte:site Oficial slbenfica
Texto: Victor Pinto
Foto: Isabel Cutileiro

Hoquei-Resultados do fim de semana (Formação )

Quarta-Feira 6 Maio 2009
Campeonato Nacional de Iniciados P1 Série D
S.L.Benfica 1- G.D.Fabril 3 (Iniciados)
Depois de decidido o regresso á competição do G.D.Fabril (decisão que uma vez mais saudamos), disputou-se na passada 4ª feira no Pavilhão Império-Bonança, o jogo em atraso referente à 2ª jornada da 1ª fase do Nacional de Iniciados Série D.Era um jogo aguardado com enorme curiosidade na medida em que a equipa vinda do Barreiro passou a ser conjuntamente com Benfica e Oeiras mais um clube com fortes aspirações a passar á 2ª fase.Foi então com essa carga acrescida de responsabilidade que os nossos jovens abordaram mais esta partida decisiva. E se os primeiros momentos de jogo deram para notar essa ansiedade nos jovens encarnados, ela aumentou substancialmente, quando com apenas escassos 2 minutos de jogo decorridos o Fabril inaugurou o marcador através de uma iniciativa individual do seu capitão. O Benfica intensifica a sua pressão defensiva alargando-a à meia-pista contrária, mas em contra ataque era o Fabril quem continuava a criar as melhores situações de golo e seria dessa forma que o resultado seria de novo alterado passando para 0-2. De pronto António Pinto solicitaria um time-out e aproveitava para lançar em pista o Infantil Pedro Ferreira, que entrando no jogo de forma muito personalizada iria ajudar a sua equipa a carregar sobre o seu adversário que nos últimos 5 minutos da primeira parte foi muito pressionado raramente conseguindo sair da sua meia pista, foi então fruto desse domínio que André Gaspar a 1 segundo do final do primeiro tempo, reduz para 1-2 e deixa tudo em aberto para o 2º tempo.O início da 2ª parte continua com o Benfica a carregar sobre a baliza adversária, mas uma enorme exibição da jovem guarda-redes do Fabril e alguma infelicidade (3 bolas nos postes) iam impedindo o golo já merecido do empate. Foi então em mais um rápido contra-ataque que os jovens verde e brancos conseguiriam matar praticamente o jogo ao fazerem o 1-3, resultado com que se chegaria ao final da partida independentemente do Benfica nunca ter deixado de procurar alterar o rumo dos acontecimentos. De salientar ainda a estreia no lote dos convocados do tb Infantil João Martins.Aos nossos jovens resta continuarem a trabalhar como até aqui, cientes de que têm vindo a efectuar uma excelente época e de que o seu grande potencial ainda irá dar muitas alegrias aos adeptos benfiquistas.Pelo S.L.Benfica jogaram: Diogo Rodrigues(Gr.) Diogo Pereira; André Lopes; André Gaspar (Cap.) (1); Bernardo Maria; Pedro Ferreira; Fábio Nunes; João Martins ;Vasco Miranda(Gr.)
Sábado 9 Maio 2009
Campeonato Nacional de Juvenis Prova 2 Sul
S.L.Benfica 6 - Sporting C.P. 2 (Juvenis)
Com um pavilhão bem emoldurado de público, com mais lotação do que muitos jogos de Séniores, duas excelentes equipas, um dos melhores árbitros portugueses, estavam reunidas todas as condições para um excelente jogo de hóquei em patins, com honras de transmissão televisiva pela Benfica TV. As expectativas criadas não foram defraudadas já que se assistiu a um jogo de hóquei muito competitivo e disputado, com ambas as equipas a lutarem pela vitória. Recordemos que estas formações apenas se tinham defrontado uma vez, na final do Torneio de Abertura da A.P.Lisboa em que o Sporting venceu por 5-4, interrompendo assim um ciclo de duas épocas e meia sem perder da equipa encarnada.O encontro de ontem começou naturalmente com uma fase de estudo mútuo, com o tomar o pulso do adversário e da própria equipa, uma fase de equilibrio notório. Períodos de posse de bola mais alargados e poucas oportunidades de golo nos minutos iniciais. O Sporting criou perigo, sobretudo em duas jogadas de laboratório na sequência de dois livres frontais à baliza encarnada e o Benfica respondia em movimentações ofensivas quer individuais, quer colectivas que levavam a bola a rondar a baliza dos jovens leões. Aos 8 minutos surge o primeiro golo do jogo, quando João Silva arranca para uma diagonal e desfere um remate forte rasteiro surpreendendo o guarda-redes do Sporting. O jogo torna-se um pouco mais aberto com o Sporting a tentar reagir e o Benfica galvanizado pelo golo. Aos 11 minutos numa saída de contra-ataque uma perfeita triangulação com Pedro Vaz a fazer um passe recuado para João Silva e este a assistir João Beja para o segundo golo encarnado. Aqui os leões acusaram um pouco este golo e passaram uma fase de alguma desorientação que se agravou quando um minuto decorrido, novo golo do Benfica com João Silva numa bela iniciativa na área leonina a assistir o capitão Pedro Vaz que aumentou assim a vantagem benfiquista. O S.L.Benfica entrou numa fase de completo domínio da partida em que o Sporting enfrentava grandes dificuldades de se organizar. Entretanto João Beja vê o segundo cartão amarelo e consequente cartão azul e a entrada de Alexandre Silva que já estava prestes a acontecer foi assim antecipada. O Benfica foi controlando a partida, mas nos últimos minutos antes do intervalo assiste-se a uma reacção verde e branca que culmina num golo sportinguista à entrada do último minuto por Gonçalo Alves a passe de Miguel Rocha.No segundo tempo, esperava-se uma forte reacção leonina, mas logo aos dois minutos, João Silva saindo da tabela lateral, finta dois adversário e já dentro da área enrola a bola por cima do ombro direito do guardião leonino, repondo a diferença em três golos numa jogada individual notável. Contudo, aos 4 minutos, Miguel Rocha desfere um remate forte da zona central e bate João Coelho pela segunda vez. O Sporting com este golo arranja um tónico para ir à procura do resultado mas o Benfica vai controlando o rumo dos acontecimentos. Apesar de faltar ainda bastante tempo para o final, no nosso entendimento , face à forma como o jogo estava a decorrer, a partida fica definitivamente sentenciada aos 9 minutos, quando Pedro Vaz recebe a bola no coração da defensiva leonina e desembaraçado-se de todos os adversários que lhe surgiram no caminho entra na área e num remate colocado aponta o quinto golo encarnado. A partir deste momento, apesar do Sporting ter lutado até final, jogava nitidamente mais com o coração do que com a cabeça, enquanto os encarnados com a vantagem de três golos e com a categoria que se reconhece a esta equipa iam gerindo a partida a seu contento. O marcador encerrou definitivamente aos 15 minutos, quando numa jogada de contra ataque Diogo Dias remata de forma cruzada colocando assim um ponto final na história do jogo.Parabéns às duas equipas pelo espectáculo que proporcionaram, pela entrega e também pelo exemplo que deram em como se pode disputar um jogo importante com altos níveis de competitividade mas com respeito pelo adversário e desportivismo. Estão também de parabéns todos os muitos assistentes desta partida que foram apoiando as suas equipas mas sem entrarem em excessos e fanatismos estéreis, num jogo que acima de tudo foi um bom veículo de propaganda da modalidade, difundido para muitos espectadores da Benfica TV, com comentários do jogador dos Seniores Carlos Martins "Carlitos". Entre os muitos espectadores, gostávamos de referir a presença de jogadores dos vários escalões do S.L.Benfica, incluindo da equipa principal, que não quiseram deixar de dar o seu incentivo à equipa, como aliás tem ocorrido em outras partidas importantes, nomeadamente dos Juniores, dando provas duma cada vez maior união de toda a familia do hóquei em patins do Benfica.Uma palavra especial para a nossa equipa que pese embora os problemas que tem tido a nível de lesões, mostrou a sua qualidade e afirmou uma vez mais perante adversários de qualidade que está presente e determinada para defender o seu título de campeão nacional de juvenis. Grande abraço.Nélson Lourenço fez alinhar nesta partida: João Coelho (GR); Diogo Dias (1); Pedro Vaz (Cap)(2); João Silva (2); João Beja (1);Alexandre Silva; Tiago Gouveia; André Raposo; Ricardo Leão e João Patricio (GR).
Escolares
A.A.Amadora 3 - S.L.Benfica "B" 2
Também a nossa equipa de Escolares "B" foi reforçada com jogadores do escalão de Benjamins para colmatar as ausências por doença de Rodrigo Mota e Diogo Ramalho, a quem desejamos as rápidas melhoras. Esta foi uma partida muito disputada até final mas onde os locais acabaram por garantir o triunfo . Um abraço para a nossa equipa que nunca baixou o stick e lutou até ao fim .
Benjamins
S.L.Benfica 5 - Parede F.C. 2. (Jogo na Parede)
Mesmo jogando na casa do adversário como se fosse na Luz ( alteração pela marcação do jogo de Juvenis para a mesma hora), os nossos Benjamins não deixaram o seu crédito por mãos alheias e venceram de forma clara o Parede F.C.. A equipa foi "reforçada" com atletas dos Bambis, que ajudaram os seus colegas mais velhos a levarem de vencida o adversário de Sábado. Parabéns.
Domingo 10 Maio 2009
Infantis
S.L.Benfica 4 - C.A.C.O. 1
Em mais uma partida para cumprir calendário, a equipa de Infantis, jogou q.b. para assegurar a vitória, sem fazer uma exibição de deslumbrar. O apuramento para a fase final da Taça A.P.Lisboa há muito que está assegurado e alguns problemas de doenças e afazeres escolares têm também condicionado o trabalho da equipa. Mas na próxima fase da competição , decerto que todo o empenho, motivação e disponibilidade estarão presentes para que a equipa lute pela melhor classificação.
Escolares
S.Alenquer e Benfica 2 - S.L. Benfica "A"5
Mais uma reviravolta fantástica dos nossos Escolares "A". A poucos minutos do final estavam a perder o encontro por 1-2 e num assomo de garra tremendo , deram a volta completa ao marcador para números finais que até podem parecer que se tratou duma partida fácil. Só foi possível pela garra desta equipa, mas escusavam de sofrer tanto se os níveis de concentração estivessem mais elevados desde o inicio do encontro.
Bambis
Parede F.C. 10 - S.L.Benfica 3
Neste encontro dos mais jovens hoquistas, vitória sem contestação dos anfitriões, em que um elemento mais evoluído faz muita diferença nestas idades. De qualquer forma, a nossa equipa bateu-se bem, dentro das suas possibilidades e sempre com muita alegria, o que é fundamental.
Textos de João Pedro Vaz
Fonte:www.stickebola.blogspot.com/
Hoquei Juvenil S.L.B

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Basquetebol: Benfica nas Meias Finais


Super-Benfica
Com duas vitórias no fim de semana sobre a equipa do FCPorto o Benfica assegurou a presença nas meias finais da Liga Portuguesa de Basquetebol.

Estes dois jogos eram olhados com alguma desconfiança pelos Benfiquistas pois no segundo jogo a equipa encarnada tinha deixado muito a desejar e ainda por cima tinha perdido um dos mais importantes jogadores por lesão, o Ben Reed. A juntar a isso ainda havia a estreia do basket no novo Dragão Caixa que prometia um ambiente terrível.

Um Benfica aguerrido
No entanto logo no jogo de sábado a equipa demonstrou ao que ia e desde os primeiros minutos demonstrou grande personalidade. Um bom início de jogo assente numa boa defesa e no tiro exterior sem descurar as lutas das tabelas permitiu chegar ao fim do primeiro período na frente do marcador, 10-14.

Mas o segundo período correu ainda melhor e nem uma arbitragem mais uma vez tendenciosa impediu uma verdadeira demonstração de raça e classe que culminou com um 25-37 ao intervalo.

Depois do intervalo a equipa voltou a entrar muito concentrada e sem se deixar influenciar pela habilidosa arbitragem foi controlando o marcador não permitindo a aproximação do adversário, chegando ao fim do terceiro período ainda com uma boa vantagem, 41-51

No derradeiro período o FCPorto fez uma última investida e com a entrada do jovem André Bessa ainda chegou a assustar fruto também de alguma intranquilidade dos Benfiquistas da linha de lance livre. Mas na altura decisiva aparecem os grandes jogadores e foi aí que apareceu o americano Seth Doliboa a fazer a diferença com lances fabulosos e a levar o Benfica à vitória, 64-70.

Neste jogo destaque para a dupla Seth Doliboa (28 pontos, 7 ressaltos, 1 assistência e 1 roubo de bola) e Sérgio Ramos (24 pontos e 3 ressaltos) que assumiu a responsabilidade do jogo, tendo sido fulcral na vitória do Benfica.



Vitória incontestável
Depois da vitória alcançada no dia anterior o Benfica abordou o jogo de domingo determinado em evitar que esta eliminatória se decidisse na "negra" e voltou a entrar bem no jogo conseguindo chegar ao fim do primeiro período mais uma vez em vantagem, 10-15.

O segundo período então foi fantástico com a equipa comandada por Henrique Vieira a dar um verdadeiro show tendo disparado no marcador até atingir uma vantagem de 19 pontos ao intervalo, 20-39.

Na segunda parte a turma encarnada não descurou a concentração e mesmo permitindo uma ligeira aproximação do adversário manteve sempre o jogo controlado tendo chegado ao último período ainda com 15 pontos de vantagem, 40-55. O último período então foi só gerir a vantagem sem permitir grandes veleidades ao FCPorto tendo a vantagem final cifrado-se nos 12 pontos, 60-72.

Neste segundo jogo o destaque vai para o base Miguel Minhava que esteve muito bem na condução da equipa e registou números bem interessantes, 16 pontos, 4 ressaltos, 2 assistências e 1 roubo de bola e para o capitão António Tavares que com 17 pontos foi o melhor marcador do Benfica.

Agora nas meias finais o Benfica vai defrontar a equipa da Académica de Coimbra que eliminou o Vagos em apenas 3 jogos. Os jogos das meias finais começam a disputar-se já no próximo fim de semana.

domingo, 10 de maio de 2009

Futsal: Benfica assegura presença na Final


Poker de Ricardinho
O Benfica alcançou ontem em Coimbra uma vitória tranquila frente à equipa da Académica de Coimbra. Depois de na 1ª mão a turma encarnada ter vencido em casa por 7-2 agora na 2ª mão voltou a demonstrar toda a sua superioridade e alcançou mais um resultado dilatado, 8-1.

O Benfica entrou muito bem em jogo e desde cedo assumiu o controlo de jogo com o ala Ricardinho a espalhar magia e nunca permitiu à Académica grandes veleidades. A Académica que disputa a 2ª Divisão foi uma equipa abnegada que nunca virou a cara à luta mas que foi impotente perante o poderio dos actuais campeões Nacionais.

Agora na final que se disputará em Vagos no próximo dia 30 deste mês o Benfica medirá forças com o Belenenses uma das melhores equipas Portuguesas.

Ficha de Jogo:

Académica:

Treinador: Tó Coelho
Jogadores: Sílvio; Tiago Moreira, Gonçalo Barão (1), Russo e Cláudio Sousa. Jogaram ainda: Picasso, Pinto, João Cardoso, Zito, Nando Lara e Bruno Figueiredo.

Benfica:

Treinador: André Lima
Jogadores: José Carlos; Pedro Costa, Zé Maria, Ricardinho (4) e César Paulo (1). Jogaram ainda: Pedrinho, Arnaldo (1), João Marçal (1), David (1) e Anilton.

Ao intervalo: 1-4
Disciplina: Cartões amarelos a Russo e Sérgio Paulo