sábado, 8 de agosto de 2009

Wel(l)don(e) Di Maria… Wel(l)don(e)!?

Bom… Confesso que não tenho o talento que os jornais desportivos têm para criar títulos fazendo ‘trocadilhos’ com os nomes dos jogadores, mas aqui fica a minha tentativa, porque também tenho direito a isso… e até acho que não me sai mal!


Como já repararam esta crónica vai visar dois jogadores em específico, ambos ‘novos’, um em idade e outro termos de estadia no Maior Clube do Mundo. São eles Di Maria e Weldon, que, na minha perspectiva, foram os que mais se destacaram este último fim-de-semana na cidade “berço da nação”.



Di Maria, aliás, teve um enorme destaque em todos os meios de comunicação depois da sua exibição no Torneio de Guimarães, desfazendo-se em entrevistas. Não sou muito apologista destas entrevistas depois de uma ou outra boa exibição, mas este mesmo tipo de entrevistas pode servir como um ‘motivador’ para o próprio jogador, fazendo-o sentir-se, digamos, ‘importante’. Vamos ver no que dá!


Ora, Di Maria, chegou ao Benfica em 2007, jovem, campeão do Mundo sub-20 e com uma enorme responsabilidade de envergar a camisola 20, que havia pertencido durante 6 anos a Simão Sabrosa. Cedo foi mostrando alguns toques de ‘magia’, como no jogo contra a Naval, mas devido à idade, ao facto de estar em adaptação a um novo país e à enorme ‘turbulência’ que o Benfica viveu na sua primeira época, nunca conseguiu ser aposta consistente dos treinadores, que comandaram o nosso clube, nessa época negra, nem explanar completamente todos os seus dotes. Sempre que jogou, via-se que lhe faltava força, objectividade e melhor discernimento dos lances, problemas facilmente desculpáveis com aquilo que referi. Teve ainda a agravante de ter estado ‘tapado’ por um ‘mercenário’. Mas adiante…




Di Maria não desistiu. Poderia ter feito como outros, ‘finca pé’ para regressar ao seu país, ser vendido a outro clube. Não! Manteve-se firme e confiante nas suas capacidades e a 2ª época de águia ao peito tinha tudo para ser a época da sua afirmação. Acabava de se sagrar Campeão Olímpico e vinha cheio de moral, porém não conseguiu se afirmar na sua plenitude.


Ao longo da época teve ‘rasgos’ de brilhantismo. Golos fantásticos e jogadas fabulosas. Mesmo assim, nunca se conseguiu assumir como titular e, por vezes, levou os adeptos á loucura, por revelar os mesmos problemas que havia revelado na primeira época. No último defeso, muitos foram os que desejaram que fosse vendido para podermos adquirir Reyes. Eu incluo-me nesse lote… Sinceramente não pensava que Di Maria fosse ‘explodir’ nesta pré-época.




Mas explodiu! Ele (Di Maria) diz que foi por causa de Jorge Jesus. Eu acredito que sim, até porque ‘Jesus’ consegue fazer milagres.


Adorei, ou melhor, tenho adorado ver Di Maria a jogar, parece outro. Consegue aguentar uma disputa de bola, não desiste dos lances, está mais objectivo e já tem confiança suficiente para fazer ‘passes de letra’. Espero que esta ‘magia’ se mantenha ao longo da época, seria bom para nós e para o próprio jogador, visto que se aproxima o Mundial de África do Sul, e acredito que quererá estar presente.




Quem também se destacou em Guimarães (exceptuando Cardozo que parece gostar dos ‘ares’ da cidade) foi Weldon. Não era um jogador do qual esperaria grande coisa. Mas gostei de ver a sua atitude e sentido de oportunidade. Marcou o seu primeiro golo no Benfica no sábado, num excelente cabeceamento, e no Domingo decidiu repetir a dose. Gostou da experiência!



Para um jogador que nos custou “tostão e meio” não é nada mau e demonstrou, de certa forma, que nos poderá ser bastante útil ao longo da época. Weldon pode ser alternativa à dupla atacante titular, e por aquilo que para já jogou, podemos estar descansados no que à linha atacante diz respeito. Finalmente…



Para finalizar, dizer que sábado jogamos a 2ª edição da Eusébio Cup. Novamente com uma equipa italiana, novamente com uma equipa de Milão, desta feita o AC Milan. A ver se Jesus consegue arrecadar mais este troféu de pré-época. Se o conseguir, será um feito extraordinário, visto que em um mês conseguiu mais troféus que o Quique numa época inteira.



É de salutar e espero que a contabilização de troféus não pare por aqui, porque vem aí os troféus a valer.



Saudações Benfiquistas



PS: neste mês de Agosto, por questões profissionais, irei escrever a minha crónica às 5as feiras. Foi a solução possivel, para poder manter a minha participação neste blog.


piccolo falou...

1 comentário:

  1. Boas tardes
    Deixo aqui o meu link
    http://o-desportivo.blogspot.com
    Passe por lá e comente

    ResponderEliminar