sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Futsal: Entrevista a André Lima


Entrevista: André Lima na primeira pessoa...
Terá sido profecia?

Em 2005/06 André Lima, então capitão de equipa, “profetizou” que os próximos anos seriam de hegemonia total dos “encarnados”. A resposta a esta pergunta, o segredo, um olhar a frio, mas de coração aberto sobre a época do tri, a transição para técnico e muito, muito mais sem papas na língua, é tudo aquilo que pode ler nesta extensa entrevista, dada em exclusivo ao Jornal “O Benfica”.

- A poucos dias do regresso aos trabalhos da nova época, e agora mais a frio, longe das emoções e festejos do tricampeonato, ainda um balanço de 2008/09…
- Foi uma época muito complicada para todos nós! Primeiro com a saída do engenheiro Luís Moreira, mais tarde com a saída também do vice-presidente Fernando Tavares, toda a estrutura do Futsal a que estávamos habituados e sobre a qual trabalhávamos sofreu mudanças profundas a todos os níveis e às quais tivemos que nos adaptar. Aqui a Direcção do Benfica foi exemplar, teve um papel fundamental na resolução de todos os problemas e a forma sensata e inteligente como soube lidar com todas as situações é que permitiu que este grupo conseguisse os títulos que conseguiu. Se com todas as dificuldades que nos deparámos conseguimos ser campeões o que se segue será, com toda a certeza, muito positivo. 2008/09 foi difícil, mas por isso mesmo foi também uma época muito saborosa…

- Houve, com certeza, um momento em que se fez click, em que acreditou que era mesmo possível conquistar o inédito e tão desejado tri e a quarta “dobradinha”… Quando o sentiu?
- Existiu um momento crucial! Quando recebemos o Belenenses, na Luz, para o Campeonato, ganhámos e encurtamos para um ponto a distância para a liderança da Fase Regular. Aí sim, senti que era mesmo possível! Se depois de tudo aquilo que tínhamos passado, com o grupo limitado devido a lesões e também castigos, e face a uma pressão e críticas acérrimas vindas do exterior… se depois de tudo isso estávamos na luta, a um ponto, senti que esse foi o momento do arranque definitivo para o título.

- Do que sente mais saudades e como se vive um desafio do lado de fora depois de anos de luta dentro de campo?
- Tenho muitas saudades de jogar… Quando vejo os meus atletas entrar em campo de mãos dadas sinto algo indescritível, mas agora as funções são outras! Como se vê um jogo de fora? De uma maneira completamente diferente, com uma outra postura e até há quem me acuse de ser muito calmo e até de falta de liderança… mas estes jogadores não são Juniores, não estou a ensinar-lhes nada de novo, o meu papel passa pela organização e isso é algo que nunca deixámos de ter apesar de muitos “iluminados” do Futsal nos acusarem disso… Nos minutos de desconto, por exemplo, nas palestras antes dos jogos, conversamos todos, todos damos a nossa opinião, pois se há coisa que me custava era quando era jogador o treinador não ouvir o que dizia… Eu escuto as opiniões de todos, agora, também digo, que se eu não concordar, é a minha opinião que vinga! Mas quem diz essas coisas tem como objectivo desestabilizar… não o têm conseguido: Somos um todo, uma família e os frutos estão aí!

- Voltando ao presente, mas olhando já para o futuro, o que nos pode desvendar da temporada 2009/10?
- Uma coisa posso garantir: O Benfica vai ser uma equipa pragmática, com o primeiro objectivo a ser sempre ganhar os jogos. Depois sim, face aos valores que temos, temos também a responsabilidade de jogar bem e dar espectáculo… mas isso só vai acontecer depois de o primeiro objectivo estar assegurado.

- O que podemos esperar do Benfica em 2009/10?
- Ambição, motivação e solidificação das rotinas de vitória! Queremos continuar a fazer História no Benfica!

- E os sonhos e desejos do André?
- O que não ganhei como jogador, quero ganhar como treinador! E quando sentir que estou a mais, que já não estou a dar nada ao Sport Lisboa e Benfica, serei o primeiro a sair e a dar o lugar a outro. Até lá exijo sempre de mim o que exijo aos jogadores!

Fonte: Sport Lisboa e Benfica - Site Oficial

Sem comentários:

Enviar um comentário