quinta-feira, 16 de julho de 2009

Análise Plantel: As Principais Necessidades

Agora que chegou ao fim o estágio na Suíça onde realizamos os dois primeiros jogos de preparação já se pode tirar mais algumas conclusões quanto às necessidades de reforços e eventuais dispensas.


Olhando ao que foi estes 2 primeiros jogos e ao que foi a ultima época acho que saltam à vista algumas carências do plantel, desde logo na baliza onde tanto Quim como Moreira e Moretto não dão grandes garantias.

  • Quim mostrou mais uma vez no jogo com o Sion que está longe dos tempos em que era unanimente reconhecido como o melhor guarda-redes nacional e é neste momento mais um factor de insegurança do que segurança.
  • O Moreira, jogador da casa, sempre foi olhado com grandes esperanças mas a verdade é que as graves lesões que sofreu deixaram marcas, roubando-lhe agilidade e velocidade de reacção o que juntando às fragilidades no jogo aéreo o deixam longe do pretendido.
  • Por fim temos o Moretto, o que mais qualidades físicas tem para o lugar mas que tem algumas deficiências técnicas fruto de não ter "escola de guarda-redes" e que sofre de graves falhas de concentração que deixam os companheiros e adeptos em constante sobressalto.
  • Acho que era a altura ideal para se avançar para contratação de um guarda-redes de inegável qualidade, daqueles que valem pontos e campeonatos e o Rui Costa parece que partilha da ideia tendo sido do conhecimento público as negociações pelo internacional Argentino Andujar que acabaram por não chegar a bom porto. Nos últimos dias vem-se falando com alguma insistência no interesse no Vítor do Grémio de Porto Alegre mas para já tudo não passa de rumores.


Outra posição a precisar de reforço, já reconhecido pelo próprio Jesus, é a de avançado pois neste momento não parece haver uma opção válida para substituir a dupla Cardozo/Saviola.
  • Nuno Gomes não é propriamente um avançado finalizador e nesta fase da carreira já lhe começa a faltar velocidade e disponibilidade física enquanto que o jovem Nelson Oliveira ainda se tem mostrado muito verde para estas andanças apesar do muito potencial que todos lhe reconhecem.
  • A Mantorras todos lhe reconhecem o enorme faro pelo golo mas estará sempre condicionado pela sua débil condição física não podendo ser olhado como uma verdadeira alternativa.
  • Há ainda os jovens Di Maria, Urreta e Coentrão que poderão pontualmente jogar como avançados mas nunca como homens golo.
  • Torna-se portanto evidente a necessidade a contratação de um finalizador, um homem que mesmo não sendo habitual titular valha golos, ainda se falou na possibilidade do regresso de Marcel ou no aproveitamento de Makukula mas neste momento a opção parece passar mesmo pela contratação de um jogador.


A posição de trinco poderá ser outra a ser reforçada uma vez que falta um trinco puro no plantel, capaz de varrer todo o meio campo defensivo.

  • Yebda tem sido testado nessa posição mas tem revelado alguns problemas de adaptação a uma posição muito específica e de capital importância no esquema de Jorge Jesus.
  • Ruben Amorim será outra opção fruto da sua enorme cultura táctica e de alguma experiência no lugar desde os tempos do Belenenses mas não é bem o que se pretende para aquele lugar, falta-lhe altura e peso para poder varrer aquela zona do terreno.
  • O jovem Fillipe Bastos é também uma opção válida para aquele lugar mas tem contra si o facto de ainda ser muito jovem e pouco rodado naquele lugar.
  • Ultimamente tem surgido com cada vez mais força na imprensa a possibilidade desta posição ser mesmo reforçada e o nome do Argentino Prediger parece ser uma dessas possibilidades.


Falando de dispensas e atendendo a que Jorge Jesus pretende cerca de 25/26 jogadores terá obrigatoriamente que sair alguém do lote de jogadores que esteve em estágio na Suiça. Para o estágio da Suiça foram chamados 27 jogadores e ainda faltam Luisão e Ramires e ao que parece ainda há a possibilidade de Adu se juntar à pré-época, ora só aqui temos 29/30 jogadores e ainda vão certamente haver pelo menos uma ou duas entradas. Nesta altura parece haver já pelo menos 2 claros candidatos a dispensados, é o caso do ex-junior João Pereira e Jorge Ribeiro. Depois temos ainda os júniores Roderick e Nelson Oliveira que também não devem ficar ou que podem ficar a treinar com o plantel principal e continuar a jogar com os júniores. Quanto ao Adu e apesar de ele continuar a garantir que vem para ficar sinceramente não acredito e até tenho algumas dúvidas se chegará sequer a entegrar os trabalhos junto do plantel.


Ficaríamos portanto com 25 jogadores e depois no caso de entrar um guarda-redes um dos que temos teria que sair, dependendo das propostas seria entre Quim e Moretto, no caso da entrada de um avançado pode não obrigar necessariamente à saída de alguém mas nomes como o do jovem Urreta e de Balboa podem ser os "sacrificados". Por fim no caso da contratação de um trinco deverá sair o Yebda que parece tem algum mercado falando-se com alguma insistência no interesse do Everton de Inglaterra.

Parece certo neste momento que alguém acabará por entrar e que obviamente isso implicará saídas mas de facto até ver tudo isto não passa de pura especulação. Há que aguardar pelos próximos dias até porque nestes próximos jogos há mais alguns jogos de preparação que podem ajudar a dissipar algumas dúvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário