segunda-feira, 17 de maio de 2010

Basquetebol: Benfica volta a dominar


Na segunda partida da série entre Benfica e Vitória de Guimarães, os encarnados voltaram a ser claramente superiores, ao vencerem com alguma facilidade a formação minhota, por 94-64. Mérito dos comandados de Henrique Vieira que, à imagem do que aconteceu no 1º encontro, desde o começo do jogo impuseram um ritmo muito forte, nunca permitindo que o adversário em momento algum sentisse que podia discutir o resultado.


O fantástico começo de partida de João Santos – converteu todos os lançamentos que tentou – rapidamente fez subir a diferença pontual entre as duas equipas para os 11 pontos (18-7). O técnico Fernando Sá, na tentativa de equilibrar a luta nas áreas próximas do cesto, fez entrar no seu cinco Ricardo Pinto, opção que criou algumas dificuldades na forma como a turma vitoriana se ajustava defensivamente aos atiradores encarnados. A equipa minhota voltava a revelar grande individualismo ofensivo e desuniu-se, com a agravante de não estar particularmente inspirada no tiro exterior. Foi sem surpresa que os actuais campeões nacionais terminaram na frente o 1º período (27-17), por uma vantagem que se poderia já considerar confortável (27-17).

Feitas as correcções e ajustes defensivos por parte do treinador Fernando Sá, regressaram as fragilidades evidenciadas no primeiro encontro da eliminatória, tornando-se a equipa vimaranense mais vulnerável nas áreas próximas do cesto. Tapa de um lado destapa do outro, no fundo é este o dilema que Fernando Sá tem para tentar contrariar o poderio da equipa benfiquista.

A experiência e maturidade dos jogadores encarnados de imediato fez alterar a sua forma de jogar, passando em ataque a optar mais por servir os seus jogadores interiores – Frisby e Évora – que para além de converterem cestos, conquistavam ressaltos ofensivos que permitiam segundos lançamentos fáceis ou a hipótese de novo ataque organizado.

Para complicar ainda mais a tarefa dos visitantes, a rotação do banco encarnado acrescentava qualidade – especial referência para o capitão António Tavares - e contribuía com pontos, nunca abrandando o ritmo do jogo imposto.

O parcial de 26-12 conseguido pelos encarnados durante o 2º período, elevava para 24 pontos (53-29) a vantagem dos lisboetas ao intervalo, um score demasiado largo para as aspirações vitorianas.

A segunda parte acabou por não ter história. Os minhotos, outra coisa não seria de esperar, a tentarem a tudo custo, e quase sempre através de acções individuais, recuperar da desvantagem no marcador, e o Benfica, de uma forma natural, mantendo sempre a sua atitude defensiva e colectivismo ofensivo a somar pontos no ataque (94-64).

Se Will Frisby (18 pontos, 11 ressaltos e 2 assistências) brilhou no jogo interior encarnado, ao ponto de ter sido o MVP do encontro, o capitão António Tavares, mesmo vindo do banco, acabou por ser o melhor marcador da partida com 24 pontos.


Fonte: fpb.pt

1 comentário:

  1. muito boa análise. gostei imenso e retrata em pleno.
    obrigado

    vamos lá caminhar para o título, espero que o Benfica ganhe já o próximo jogo, preparando melhor o que se avizinha. Força Benfica!
    e pluribus unum

    ResponderEliminar