sábado, 22 de maio de 2010

Basquetebol: Benfica segue para a final


Ao vencer em Guimarães, por 79-69, o Benfica não desperdiçou a primeira oportunidade que dispôs para marcar presença na final da Liga Portuguesa de Basquetebol. Sem revelar a eficácia das duas primeiras partidas, o domínio da luta das tabelas, bem como a experiência para gerir vantagens pontuais, foram factores decisivos para o 3º triunfo dos encarnados diante do Vitória. Vão disputar a final com o FC Porto


Depois do mau desempenho nos dois primeiros jogos da eliminatória por parte dos vimaranenses, a imagem deixada no último encontro da época foi mais condizente com aquilo que fizeram durante a fase regular. O maior colectivismo, o contributo dos atiradores – com Jaime Silva em evidência ao converter 4 lançamentos triplos em 6 tentados – e os desequilíbrios ofensivos provocados pelas acções individuais de Rod Nealy, permitiram ao Vitória terminar na frente do marcador no final da 1ª parte (39-38).

No segundo tempo, os encarnados recuperaram a eficiência do lançamento, tanto interior como exterior. O norte-americano Heshimu Evans abriu com 8 pontos consecutivos, seguidos de 2 triplos de Minhava, que fizeram o resultado disparar a favor do Benfica. Apercebendo-se que era o melhor momento dos benfiquistas no jogo, o técnico Fernando Sá arriscou ao manter dentro de campo Tommie Eddie e Jaime Silva, ambos com 3 faltas, na tentativa de se manter na discussão do resultado.

Mas depois de obterem uma vantagem de 10 pontos, os actuais campeões nacionais não mais deixariam de controlar a marcha do marcador. Sempre que a equipa não convertia pontos, o ressalto ofensivo era quase sempre solução. Os segundos lançamentos e a oportunidade de novos ataques jogavam a favor dos visitados que, para além de somarem pontos, faziam correr o tempo de jogo a seu favor.

As exibições de Miguel Minhava (18 pontos, 5 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola) e Ben Reed (12 pontos, 8 ressaltos e 7 assistências), MVP da partida, demonstram bem a riqueza de soluções ofensivas do plantel encarnado, numa partida em que o domínio das áreas próximas do cesto fez a diferença no encontro.

Fonte: fpb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário