segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Liga Sagres: Benfica vence por 4 golos a zero o Belenenses

Jorge Jesus tinha pedido o maior número de golos possível para o embate desta tarde com o Belenenses: foram quatro. O Belenenses até apresentou uma equipa equilibrada, decidida a jogar o jogo pelo jogo, mas que não foi capaz de suster a avalancha encarnada, comandada por um inspirado Saviola que abriu caminho para a vitória com um grande golo. O argentino esteve ainda no segundo, com uma assistência para Cardozo, que quebrou definitivamente a resistência dos azuis do Restelo.

As equipas ainda estavam em fase de estudo quando Saviola partiu tudo, arrancando pela zona central em velocidade, com pequenos toques na bola, mantendo-a sempre perto dos seus pés, apesar de rodeado por três defesas azuis. Foi por ali fora, entrou na área e foi ao encontro de Nelson, acabando por ser feliz no ressalto que o libertou de todas as marcações e permitiu-lhe atirar para as redes vazias. As bancadas vermelhas do Restelo explodiam em festa com aquela pequena amostra que bem podia ser o início de mais uma «goleada das antigas» como aquela que o Benfica tinha imposto, na jornada anterior, ao V. Setúbal.

Mas do outro lado estava um Belenenses equilibrado, com um sistema em tudo idêntico ao do adversário, com Gabriel Gómez à frente da defesa e um meio-campo às ordens de Zé Pedro no apoio a Fredy e Yontcha. A equipa do Restelo não se atemorizou perante a ousadia inicial do argentino, reorganizou-se e partiu par um jogo aberto. As peças encaixaram, mas ia sempre sobressaindo a maior qualidade dos encarnados, particularmente sobre o flanco direito, com Ruben Amorim a combinar bem Ramires e Saviola. Di Maria e César Peixoto tentaram também furar pelo lado contrário, mas nunca conseguiram a mesma fluência.


O Belenenses, sem nunca se fechar sobre a sua defesa, foi resistindo e, sempre que podia, ia lá à frente tentar a sua sorte. Num desses lances quase chegou ao empate, com Fredy a cruzar da direita e Zé Pedro a ganhar na área para o remate de Yontcha à figura de Quim. O Benfica reagiu carregando no acelerador, chegando à área com facilidade, mas aí encontrava quase sempre o mesmo problema: Cardozo estava a jogar noutra rotação. O paraguaio demorou uma eternidade a entrar no jogo, ora chegando atrasado aos lances, ora cedo demais, em posição irregular.

Outra vez Saviola

João Carlos Pereira decidiu arriscar mais um pouco depois do intervalo, lançando Lima para a frente em detrimento de André Pires e recuando Mano para a defesa do flanco. O Belenenses tentou pressionar mas, tal como na primeira parte, Saviola voltou a aparecer no jogo. Lançado por Ramires sobre a direita, o argentino cruzou tenso para a área onde surgiu Cardozo, desta vez sem bandeirola no ar, a encostar. Um golo que soltou ainda mais a equipa encarnada que se libertou do espartilho táctico à procura dos golos encomendados pelo treinador.


O treinador do Belenenses tentou estancar a euforia encarnada reforçando o débil meio-campo com Fellipe Bastos e Pelé, mas Jesus deu novas «pilhas» aos encarnados com as entradas de Fábio Coentrão (Di Maria) e de Keirrison (Cardozo). O Benfica prosseguiu, assim, em alta voltagem, invadindo à área de Nélson em sucessivas vagas, sempre com cinco/seis jogadores em linha. Num lance de bola parada, Aimar cruzou e Javí Garcia surgiu nas alturas para o terceiro golo. Jorge Jesus já estava satisfeito e aproveitou para dar minutos ao regressado Maxi, mas sem beliscar Ruben Amorim, desviando-o para o lugar de Javí Garcia. Já perto do final, mais um golo para os encarnados, assinado por Ramires.

O Benfica segue, assim, embalado, de braço dado com o F.C. Porto e na peugada do Sp. Braga, com um ataque avassalador que já soma catorze golos.


Fonte: http://www.maisfutebol.iol.pt/vodafone-benfica/benfica-belenenses/1088811-4928.html

Sem comentários:

Enviar um comentário