segunda-feira, 20 de julho de 2009

Juniores: percurso de campeões na fase final da categoria

Informações(como clube actual e ultimas exibições) sobre alguns ex juniores(como David Simão, José Alves "Coelho", Leandro Pimenta, Yartei entre outros) no Blogue http://jovensemprestados.blogspot.com/

27 de Junho de 2009. Decorria o 26º minuto do jogo entre o Benfica e Sporting da última jornada da Fase Final do Nacional de juniores quando esta partida foi interrompida devido a confrontos entre as claques benfiquistas e leoninas. Muito se disse e se escreveu sobre essa tarde em Alcochete (com muitas opiniões adulteradas e pouco longe da verdade dos factos) mas, polémicas à parte, os grandes prejudicados com este “circo” todo foram aqueles jovens de 18 e 19 anos (tanto benfiquistas como sportinguistas) que viram um momento que poderia ser marcante nas suas carreiras transformar-se numa batalha campal lamentável.

E como assentaria bem à equipa do Benfica o título de campeão! Com o plantel mais forte (de longe) dos últimos anos, em que a generalidade da equipa era internacional e constituía a espinha dorsal da selecção nacional de sub-19 o Benfica teve um percurso de altos e baixos durante a fase regular mas mostrou um certo brilhantismo na fase final, frente aos melhores, que provou tratar-se da mais forte equipa portuguesa.


Aparte das muitas (e algumas descabidas) experiências promovidas pelo técnico João Alves ao longo da fase regular, cedo se percebeu que a equipa do Benfica era talhada para os jogos fora. As vitórias confortáveis em terrenos complicados como a Amadora (0-3) ou Setúbal (1-3) e os empates injustos face aos outros dois candidatos em Alcochete (1-1 com o golo leonino aos 94min) e no Restelo (0-0) mostravam que esta equipa explanava melhor o seu futebol em campos alheios do que propriamente no Seixal. Aliás, o Caixa Futebol Campus presenciou duas das três derrotas benfiquistas nesta fase, por 1-2 contra o Real e por 0-2 com o Sporting (a outra foi na deslocação à Choupana) bem como empates comprometedores com Vitória de Setúbal ou Estrela da Amadora.

Com o Sporting como líder isolado da Zona Sul o Benfica disputou taco-a-taco o apuramento com a belíssima equipa do Belenenses liderada por Rui Jorge, acabando por carimbar a presença na Fase Final na penúltima jornada numa vitória caseira muito suada face ao Nacional da Madeira.
Este desempenho algo irregular, associado ao subrendimento de algumas peças-chave da equipa levantava algumas dúvidas quanto à prestação da equipa na Fase Final. E essas interrogações adensaram-se mais quando, na primeira jornada, face a um acessível Vitória de Guimarães, em plena Luz, os juniores não foram além de um decepcionante nulo, num festival de golos falhados.


O momento menos bom uniu os jogadores e João Alves procedeu a algumas alterações e estabilizou um onze-base: Miranda, Abel, Roderick, João Pereira, Marinho, Leandro Pimenta, Danilo, Saná, Yartei, Adul e Nélson Oliveira, sacrificando uma das estrelas da equipa, David Simão, em prol de uma maior consistência no miolo.

O que é certo é que estas mexidas surtiram efeito e à 2ª jornada o Benfica deslocou-se ao Olival para assinar uma categórica vitória por 0-2, com uma grande exibição de Nélson Oliveira (autor dos dois tentos), reentrando assim na luta pelo título. Na jornada seguinte, uma Luz bem composta vibrou com a vitória por 3-1 face ao eterno rival Sporting, com golos da autoria de Yartei, Roderick e Adriano. Pouco depois, na deslocação à cidade-berço, o Benfica desforrou-se do empate na jornada inaugural e venceu por 1-2 (golos de Yartei e Nélson Oliveira).

Assim, com esta série de 3 vitórias consecutivas o Benfica somava 10 pontos e a vitória na 5ª jornada, na recepção ao Porto, carimbaria a conquista do título nacional. Perante um estádio da Luz em pulgas pela celebração do 24º título da categoria, ao jogadores acusaram um pouco a pressão, apenas encontrando o seu futebol no segundo tempo onde a manifesta infelicidade e uma ajudazinha da arbitragem (ai aquele penalty por marcar…!) impediu a festa encarnada. Josué marcou de grande penalidade a um minuto do fim e gelou a Luz. Roderick ainda empatou no minuto seguinte num golo soberbo do meio da rua e a equipa acreditou mas Yartei, ao 5º minuto de descontos, falhou a glória por centímetros.



Ficava tudo adiado então para a última jornada, onde só a vitória leonina roubaria ao Benfica o título de campeão mas o final desta história acaba por ficar por contar devido aos tristes incidentes que todos sabemos.


Ainda assim, além dos títulos, ganharam-se outras coisas nesta época, com o Benfica a assumir-se pela primeira vez desde há muito como equipa mais forte no panorama nacional da formação, quebrando a hegemonia leonina nos últimos largos anos. Ganhou-se também uma fornada de jogadores plenos de qualidade sendo que dois deles (Roderick e Nélson Oliveira) ganharam mesmo a oportunidade de fazer a pré-temporada com a equipa sénior enquanto os outros vão sendo aos poucos emprestados a várias equipas da Liga Vitalis. De referir ainda o elevado número de jogadores de 1º ano presentes nesta equipa (Nélson Oliveira, Roderick, Marinho, Danilo, Saná, Adul,…) o que nos faz pensar que, para o ano, o título que nos fugiu este ano tem tudo para vir parar ao Seixal!

2 comentários:

  1. A Gloriosasfera saúda todos os Benfiquistas no princípio de uma época que desejamos seja Gloriosa.

    Glorioso, Dedicado, Apaixonado, Orgulhoso
    EU SOU BENFICA
    www.gloriosasfera.com

    ResponderEliminar
  2. http://www.cantobenfiquista.blogspot.com/

    ResponderEliminar