segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Andebol: Balanço


Hoje damos inicio a um novo espaço: o Balanço das 6 principais modalidades do Glorioso.
Para começar, o Andebol, Campeão Nacional em título e o único até ao momento a dar-nos um troféu nacional esta época.
A equipa apresentou-se com a espinha-dorsal intacta em relação ao plantel da temporada passada, e com apenas uma contratação: o ponta-direita sérvio de 28 anos, Nikola Miricki.
Assistiu-se também à saída do treinador campeão Donner e à entrada em cena do Prof. José António Silva.
Iniciámos a época e a defesa do titulo com um empate a 31 golos com o Porto, em nossa casa. Seguiram-se 5 vitórias consecutivas frente a Sporting da Horta, Sporting, ABC, Águas Santas e São Bernardo. Um empate na Madeira e uma vitória frente ao Belenenses, fecham uma boa 1ª volta, com 6 vitórias e 2 empates, que nos garantiam o 1º lugar.
Entretanto, já tinhamos estado em acção nas competições europeias. Na 1ª Eliminatória da Liga dos Campeões defrontámos os austríacos do A1 Bregenz. Na 1ª mão vencemos em casa por 38-34, mas uma derrota fora por 35-28 ditou a nossa passagem para a 2ª competição mais importante, a Taça EHF. Entrámos na 2ª ronda, em que defrontámos o HC Lovcen - Cetinje, de Montenegro. Uma derrota na 1ª mão, fora, por apenas 2 golos de diferença (28-26) parecia indicar que conseguiríamos passar, mas na Luz, não fomos além de um 24-23. Depois de na temporada passada termos chegado às meias-finais, terminava assim a nossa participação na Europa.
De volta ao campeonato, a 2ª volta tem sido bem pior: 3 derrotas fora, com Porto, Sporting e ABC, empate em casa com o último, Sp.Horta, e finalmente uma vitória, este fim-de-semana, frente ao Águas Santas. Com apenas 3 jogos por disputar, o 1º lugar parece já fora de hipótese, resta-nos lutar por manter o 2º lugar para a fase decisiva, no play-off.
Na Taça Presidente, competição que também vencemos a época passada, estamos qualificados para os 1/8-de-final depois de vencermos, na Luz, o Ginásio de Santo Tirso, da II Divisão.
Segue-se o Marítimo, no Funchal. Mesmo adversário que defrontaremos nos 1/16 de-final da Taça de Portugal, mas em nossa casa.
A Taça da Liga, 1º Troféu em disputa esta época, foi uma grande demonstração da força desta equipa. A uma 1ª derrota surpreendente frente ao Belenenses, e a uma quase certa eliminação ao 2º jogo, quando perdíamos frente ao Porto já na 2ª parte, seguiu-se uma prova de categoria e força anímica para uma recuperação gloriosa que nos permitiu vencer por 3 golos de diferença. A conjugação de resultados permitiu-nos estar na final, em que aniquilámos o Sporting, com uma vitória retumbante. Foi o 1º e até ao momento o único troféu nacional que o Benfica venceu esta época, em qualquer uma das modalidades, e que prova que temos equipa para ganhar tudo.
Em resumo, 21 jogos, com 12 vitórias, equivalentes a 57% de aproveitamento. A equipa denota um pouco de inconsistência, parece ser capaz do melhor e do pior, mas tem todas as condições, para no que falta da época, defender o titulo de campeão nacional e vencer as 2 taças em disputa.
No próximo mês aqui estaremos para fazer novo balanço.
Amanhã, é o dia do Voleibol.

1 comentário: