quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Basquetebol: Balanço


Ao contrário do Vólei, o Basket foi a modalidade que mais força ganhou no universo benfiquista. Depois de uma época sem títulos, mesmo participando na Proliga, esta temporada conseguiu-se fazer um plantel que já foi apelidado de Dream Team. Mantendo a equipa técnica, contratámos 9 jogadores, todos eles com provas dadas: dos campeões da Proliga Fisica de Torres Vedras chegaram o base Miguel Barroca e o extremo-poste Ekjersey Viana. Do já extinto Belenenses chegou um dos melhores bases portugueses, Diogo Carreira. Ben Reed, grande figura do campeão em titulo Ovarense, também foi contratado. A espanha fomos resgatar 3 internacionais portugueses: o extremo João Santos, o poste Élvis Évora e Sérgio Ramos, de volta a nossa casa. 2 norte-americanos de boa qualidade foram também incorporados: o extremo-poste Seth Doliboa e o entretanto lesionado para o resto da época, Raheim Brown. Se juntarmos a este grupo mais 2 internacionais portugueses que vinham da época passada: António Tavares e Miguel Minhava, facilmente se percebe que este é o melhor grupo de jogadores que o Glorioso tem desde os saudosos tempos de jogador de Carlos Lisboa.

A época iniciou-se com o Troféu António Pratas, competição que dividia os clubes por zona geográfica. Vencemos a zona Sul, batendo Barreirense, Belenenses e CAB.

Foi um bom prenúncio para o Campeonato: Já vamos em 19 vitórias em outros tantos jogos na fase regular e o 1º lugar parece já não fugir, o que seria importante para a fase decisiva dos playoffs. Ainda como outro aliciante, a possibilidade de batermos o recorde de vitórias consecutivas, pertença do Queluz.

O único ponto negativo deste brilhante percurso foi na Taça de Portugal. Depois de eliminarmos nos Açores o Angra e em Guimarães, o detentor do titulo, chegámos à final a 8 no Barreiro. Nos 1/4 final jogo complicadíssimo com o Porto, em que conseguimos empatar e levar o jogo para prolongamento a 2 segundos do final. Acabaríamos por vencer, num grande espectáculo de Basket. 2 dias depois defrontámos a Ovarense, a melhor equipa portuguesa nos últimos anos, e acabámos por sofrer a única derrota da época, logo quando era mais importante ganhar. Cansaço acumulado e desinspiração colectiva impediram o Benfica de conquistar a 1ª competição nacional da época.

Em resumo, 26 jogos, 25 vitórias, 96 % de aproveitamento, um registo fantástico. Até final da temporada, todos nós benfiquistas teremos oportunidade de ver com a camisola do nosso clube alguns dos melhores jogadores portugueses e uma equipa ao nível do Glorioso dos bons velhos tempos. Recomendo a todos que vão ao pavilhão, além de muitas vitórias, terão grandes espectáculos. É a equipa do Benfica com mais probabilidades de conquistar o titulo.

Amanhã, o balanço do Hóquei em Patins.

Sem comentários:

Enviar um comentário