quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Hóquei em Patins: Balanço


Desporto histórico no Benfica, o Hóquei em Patins entrou nesta temporada com a mesma equipa técnica e com poucas mexidas no plantel. Saíram Albert Balagué, guarda-redes suplente, de volta para Espanha (Igualada), Tiago Nogueira, pouquíssimo utilizado, de volta para o Oeiras e o jogador mais antigo do plantel, o argentino Mariano Velazquez, para os italianos do Follonica. Para colmatar estas vagas, foram contratados o guarda-redes de 24 anos, Marco Barros, ao secundário Juventude Ouriense, o irmão mais velho de Diogo Rafael, o internacional Tiago Rafael ao Barcelos, e um regresso a casa, o avançado Ricardo Pereira, agora com 31 anos de idade, que chegou de Itália, do Bassano.

Com um plantel mais equilibrado e uma excelente pré-temporada, entrávamos no campeonato com legitimas esperanças de terminarmos a fase regular no topo da classificação. Mas a 1ª jornada trouxe logo um dissabor, derrota em Oliveira de Azemeis, por 3-2. Seguiram-se 2 vitórias em casa, frente a Valongo e Candelária, mas logo de seguida, um verdadeiro descalabro: empate em Porto Santo, derrota por 1-5 em casa frente ao promovido Oeiras e derrota com o Porto. 3 derrotas em 6 jogos faziam prever o pior. Mesmo assim, a equipa reagiu bem e somou 6 vitórias consecutivas, batendo Gulpilhares, Carvalhos, Barcelos, Cambra, Nortecoope e Braga. A 1ª volta termina com um empate em casa frente ao Juventude deViana. Mais 2 vitórias antes do final do ano, frente a Oliveirense e Valongo colocam a equipa no bom caminho, mas novo desastre havia de acontecer na entrada do ano novo: derrota copiosa frente ao Candelária, empate em casa com o Porto Santo e nova derrota humilhante, agora por 4-1 frente à Besta Negra Oeiras. Provando que é capaz do melhor e do pior, na jornada seguinte vencemos claramente o Porto. Vitórias frente ao Gulpilhares, Carvalhos e Barcelos, deixam o Benfica, a 4 jornadas do fim da fase regular, já longe do 1º, o Porto, e a lutar com Oliveirense e Juventude de Viana pela 2ª posição, com a última jornada a guardar um decisivo confronto em Viana do Castelo.

Em resumo, 22 jogos, 14 vitórias, com 64% de aproveitamento. Ainda por disputar a Taça de Portugal, o Glorioso mantém em aberto a possibilidade de conquistar as 2 provas, mas os indicadores até agora não têm sido muito positivos, e nos meses que faltam até final da época, vai ser necessário melhorar muito. Temos plantel muito superior ao de Oliveirense ou Juventude de Viana e perder duas vezes com o Oeiras é pouco compreensível. É importante quebrar de uma vez por todas a hegemonia do Porto nesta modalidade.

Amanhã, é dia do futebol.

1 comentário:

  1. Gosto muito de ler as vossas crónicas e por isso nao podia deixar de comentar uma delas. Ultimamente nao tenho tido muito tempo e portanto nao deu para "viver" a blogosfera encarnada do modo que gostava, mas o "Mais Benfica" continua a ser um dos meus blogues favoritos. Continuem!

    ResponderEliminar