domingo, 14 de dezembro de 2008

Futebol - Camadas Jovens: Júniores

Luta clara a cinco pelos dois lugares de classificação (o Estrela ao perder hoje em Alcochete perdeu claramente o "comboio"...).

O Benfica parte claramente em vantagem, recebendo Sporting, Nacional e Vitória de Setúbal (além do Estrela). Tem um jogo bastante complicado fora contra o Belenenses e dois jogos com relativo grau de dificuldade (Oeiras e Real fora).

Apesar de tudo, o mais provável é ser o Sporting a qualificar-se também para a fase final: dos 6 primeiros recebe Nacional, Setúbal e Belenenses e tem como deslocações perigosas apenas as idas ao Seixal e à Reboleira.

Curioso ainda ver que, apesar do quarto lugar, o Sporting tem o melhor ataque e a melhor defesa (sendo uma equipa que normalmente goleia mais que o Benfica...).

Quanto ao Benfica, é uma equipa que não marca muito (é apenas o 3º melhor ataque) mas faz valer uma boa consistência defensiva (apenas 9 golos sofridos) para merecer o topo da classificação.

Creio que o jogo chave desta campanha do Benfica vai ser mesmo a deslocação ao Restelo. Uma vitória nessa partida coloca-nos praticamente na fase final (tendo em conta que face a Nacional, Estrela e Setúbal em casa não devemos ter problemas de maior e o jogo com o Sporting é sempre uma "tripla").

Pegando ainda noutro tema abordado aqui, relativamente à possibilidade do Sporting não atingir a 2a fase, a minha opinião é clara: é óbvio que seria bom para o Benfica se tal acontecesse. Apesar de não acreditar muito em tal cenário (pelo que escrevi uns parágrafos acima) a verdade é que os jogos contra o Sporting são sempre muito complicados para o Benfica, especialmente em fases finais (nos últimos dois anos perdemos o titulo nos jogos com o Sporting). E, apesar do Nacional ou o Belenenses serem belíssimas equipas, não creio que estejam à altura de disputar e ganhar uma fase final ao Benfica ou ao Porto.

E ganharmos um título de júniores seria algo de muito positivo, tanto para a visibilidade destes jogadores como sendo um enorme incentivo para uma politica de formação efectiva que seja capaz de lançar jovens das escolas na equipa sénior. Além disso, uma ausência da fase final seria também uma péssima publicidade para a "pseudo-melhor Academia do Mundo".

Fonte: pyresh6

1 comentário:

  1. A nova versão da Gloriosasfera apresenta mais de 150 blogs sobre o Glorioso Benfica listados por actualização e por ordem alfabética.
    Foram ainda introduzidas diversas fontes de informação sobre o Benfica com actualização automática.

    gloriosasfera.blogspot.com

    porque os blogs sobre o Benfica são um património Glorioso.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar