sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Basquetebol: Entrevista a Henrique Vieira

O carácter, a personalidade e o espírito competitivo dos jogadores são as qualidades que estão na base do percurso 100 por cento vitorioso do Benfica após 12 jogos, de acordo com o experiente treinador Henrique Vieira.

Sem entrar em euforias, o líder da única equipa invencível na Liga refere, em entrevista exclusiva ao Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica, que o mais importante na fase regular é consolidar o colectivo para que nos momentos decisivos do "play-off" se possa dizer que o conjunto benfiquista é o melhor em Portugal.

Doze jogos na Liga e outras tantas vitórias. Possuía, à partida, indicadores que seria possível esta enorme consistência na competição?

Sinceramente não esperava um percurso tão forte. Treinámos na pré-época com muitas ausências e oitenta por cento dos jogadores do plantel foram contratados. Confesso que até estava um bocado apreensivo com a fase inicial da prova. No entanto, com persistência e um grande espírito de equipa conseguimos superar todas as dificuldades e as vitórias reforçam bastante a confiança e a auto-estima. Por isso, temos motivos para encararmos o futuro com confiança.

Já é possível dizer que este é o melhor plantel de sempre da sua carreira como treinador?
Compreendo a pergunta, mas ainda é cedo para eu responder a ela. Só mais lá para a frente é que terei dados suficientes para poder afirmar se esta é a melhor equipa de sempre da minha carreira. A progressiva integração do Miguel Minhava e do Rahein Brown vão permitir que tenhamos um plantel mais equilibrado.

Como é gerir um grupo de trabalho que dispõe de 9/10 jogadores com capacidade para serem titulares?

Felizmente tenho um grupo de jogadores com provas dadas e, como tal, todos lutam por um lugar no "cinco", pelo maior número de minutos em cada jogo. Assim, em cada treino parece que estamos a disputar uma competição. Deste modo, não é difícil gerir este grupo. A época não acaba em Novembro e todos os jogadores vão ser bastante úteis porque o calendário que aí vem é desgastante.

A eficaz integração dos novos reforços superou as suas melhores expectativas?

Tínhamos fortes garantias de que o Seth Doliboa e o Ben Reed iriam ser importantes mais-valias. O Doliboa foi observado várias vezes e o Ben foi meu jogador na Ovarense. Em relação aos jogadores portugueses, todos eles têm um carácter e uma personalidade muito fortes, pelo que não tiveram quaisquer dificuldades para se adaptarem ao grupo e à cidade de Lisboa. Quero com tudo isto dizer que não basta a qualidade para se formar uma equipa tão competitiva e unida, como é o caso da nossa.

Que comentário ao actual formato da competitivo que coloca equipas da Liga a defrontarem formações da Proliga?

Acredito que o actual modelo competitivo é de transição. Como tal, espero que para o ano o quadro competitivo volte ao normal com 12/14 clubes a jogar apenas contra adversários da mesma competição.

O jogo da próxima jornada com a Ovarense servirá para demonstrar quem é a melhor equipa portuguesa da actualidade?

Não estou preocupado com isso agora. O nosso objectivo não é provarmos que somos a equipa mais forte nesta fase da Liga, mas sim quando estivermos nos momentos decisivos da competição. Atravessamos um grande momento, mas não podemos esquecer que a Ovarense é tricampeã nacional, mexeu pouco no plantel, tem um grupo muito equilibrado e fortes hábitos de vitória.

Quem é então o favorito à vitória no grande duelo de sábado, entre os dois primeiros classificados da Liga?

Como disse, a Ovarense é tricampeã nacional e o Benfica está muito empenhado em combater a hegemonia da Ovarense. Seria importantíssimo vencermos o jogo para nos afastarmos deles e acredito que, com o apoio dos nossos adeptos, vamos conseguir alcançar o nosso objectivo.Estamos a sentir bastante o apoio dos adeptos e espero que no jogo de sábado possamos sentir ainda mais.

Como caracterizaria a equipa da Ovarense?

O nosso próximo adversário gosta de defender e tem vários jogadores desequilibradores. É uma equipa com bases experientes e de muita qualidade que sabe o que tem fazer para ganhar um jogo.
Fonte: Sport Lisboa e Benfica - Site Oficial

Sem comentários:

Enviar um comentário