sábado, 27 de setembro de 2008

Análise: Benfica 2 - 0 Sporting


FICHA DE JOGO


Árbitro: Duarte Gomes (AF Lisboa)
Assistentes: Bertino Miranda e José Lima
Estádio: Estádio da Luz
Hora: 20.45 horas
Transmissão Televisiva: Sport Tv 1

BENFICA - Quim; Maxi Pereira, Miguel Vítor, Sidnei, Jorge Ribeiro; Rúben Amorim (45, Katsouranis), Yebda, Carlos Martins, Reyes (75, Di María); Nuno Gomes (60, Aimar) e Cardozo.
Suplentes: Moreira, Léo, Binya, Katsouranis, Di María, Aimar e Makukula.
Treinador: Quique Flores.

SPORTING - Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga (73, Pereirinha), Grimi; Rochemback, Miguel Veloso, Romagnoli (73, Liedson), Moutinho; Postiga (68, Derlei) e Yannick.
Suplentes: Tiago, Daniel Carriço, Pedro Silva, Pereirinha, Adrien, Derlei e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.


Dia do Clássico dos Clássicos. Benfica e Sporting defrontavam-se em jogo a contar para a quarta jornada da Liga Sagres. Jogo importante para as aspirações Benfiquistas, que entravam em campo a quatro pontos do conjunto de Alvalade. Era ganhar ou... Ganhar!

Ainda antes de estar concluído o primeiro minuto de jogo o Sporting deixa o primeiro aviso sério para a defensiva encarnada. Passe de Miguel Veloso, a sobrevoar toda a defensiva encarnada, a solicitar Yannick, que baralha a defesa encarnada com uma diagonal da linha para o meio, e aparece na cara do Quim a atirar por cima.


No minuto seguinte, Cardozo recebe de costas para a baliza, e a uns bons 35 metros, roda e tira um pontapé muito perigoso para Rui Patrício, com a bola a passar a menos de um palmo da trave.

Início de jogo muito mexido, com ambas as equipas a tentarem pegar no jogo, e sempre com a baliza contrária nos olhos.

Depois de um início de jogo com muitos espaços o jogo ia acalmando, com o Sporting a chamar a si as despesas do jogo. O Benfica tentava sair no contra-ataque, e não permitia grandes veleidades aos atacantes contrários.

Aos 11 minutos de jogo o Sporting dispôs de um livre muito perigoso para a baliza de Quim. Contudo Miguel Veloso não faria melhor do que atirar contra a barreira encarnada.

Quatro minutos volvidos, na sequência de um canto de Miguel Veloso, Postiga "dependura-se" em Miguel Vítor e cabeceia ao lado.

Com 16 minutos de jogo, Reyes arranca pela ala esquerda, passa por 2, e no último drible, já dentro da área contrária, adianta a bola de mais e esta perde-se pela linha de cabeceira.

Aos 18 minutos de jogo quase o 1-0. Maxi, depois de uma bela transição de Carlos Martins, sobe pela direita, combina com Amorim, o Uruguaio aparece isolado na meia direita encarnada tira um remate rasteiro ao segundo poste muito forte e perigoso, com Nuno Gomes, apertado por Abel, a atirar por cima a 2 metros da linha de golo e com Patrício batido.

Logo depois o Sporting responde. Postiga recebe de costas para a baliza à entrada da área encarnada, roda sobre Miguel Vítor, e atira para a melhor defesa do encontro até ao momento. Bem Quim a ceder canto. A jogada devia ter sido anulada, pois Postiga encontrava-se em fora de jogo.

A meio da segunda parte o Benfica ia subindo de rendimento, com um jogo eléctrico, de parada e resposta.

23 minutos decorridos e Sidnei em grande. Postiga isola-se, mais uma bola metida nas costas da defesa do Benfica, com Sidnei a ter que fazer um sprint para evitar que Postiga rematasse na cara de Quim. Bem o miúdo de 19 anos.

O Sporting ia ameaçando. Romagnoli ganha a Jorge Ribeiro, cruza atrasado para Postiga, Sidnei faz um grande corte, a bola sobra para Veloso que de primeira atira para defesa fácil de Quim.

Pela segunda vez no jogo o trio de arbitragem "perdoa" um lance de "mão" ao Sporting. Depois de Duarte Gomes fazer vista grossa num lance de Postiga, desta vez era o seu assistente, José Lima, que segue o "critério" do árbitro principal num lance com Polga a cortar com a mão um cruzamento de Nuno Gomes.

31 minutos e uma falta muito feia de Rochemback sobre Reyes. O Espanhol recebe de costas para o Brasileiro, roda, e, este último, pisa a por trás a perna de Reyes. Augusto Duarte apenas se limitou a marcar falta.



Na sequência de um canto de Carlos Martins, a defesa do Sporting corta para a entrada da área onde aparece Reyes com um remate muito forte e cheio de efeito que levava selo de golo. Lance cortado por Abel de cabeça para novo canto.

O Sporting tinha mais bola, mas, em jogo continuado, mostrava-se inconsequente. Ou criava perigo por bolas bombeadas nas costas da defesa encarnada ou então acabava por perder a bola.

A dois minutos do intervalo perigo para a baliza de Quim. Após uma insistência de Postiga, o avançado do Sporting serve Rochemback que atirarva muito forte e ganhava um canto.

Já nos descontos, livre perigoso para o Sporting. Numa espécie de canto mais curto, Carlos Martins tirava um cruzamento muito tenso, ao qual não aparecia ninguém a cabecear. O lance seria anulado por falta de Yebda, mal ajuizado por Augusto Duarte, já que Yebda sofre falta. Penalti não assinalado a favor do Benfica.

Intervalo na Luz, bom jogo de futebol, sem nenhuma das equipas a ser dona do jogo. Tudo em aberto para a segunda parte.


Ao intervalo Rúben Amorim ficava nas cabines e Katsouranis entrava para o meio campo. Carlos Martins descaía para a direita e Katsouranis fazia dupla com Yebda no miolo. O Sporting não apresentava alterações.

O Benfica começava melhor e ia ameaçando a baliza de Rui Patrício. Jorge Ribeiro, logo aos dois minutos, tira um pontapé, a uns 35 metros, fortíssimo e colocado a obrigar o guardião leonino a ceder canto.

Três minutos depois, e na cobrança de um livre a castigar uma falta de Yebda sobre Rochemback, inexistente, Veloso atira por cima.

O Benfica responde de pronto com duas jogadas de golo. Primeiro Nuno Gomes dá para Cardozo que roda sobre Tonel e, bem dentro da grande área, atira à figura de Patrício. Pouco depois Carlos Martins tira um remate forte mas para fora, pondo Patrício em sentido.

Com 10 minutos jogados na segunda parte, Quique parecia ganhar a aposta ao intervalo no meio campo, com a entrada de Katsouranis. O Benfica tinha mais bola e já podia estar na frente do marcador.

À hora de jogo Aimar entrava para o lugar de Nuno Gomes.

Depois de uma superioridade inicial o Sporting reequilibrava a partida, contudo sem criar jogadas de perigo.

1-0
Aos 66 minutos de jogo explosão na Luz. Lançamento de Jorge Ribeiro para Reyes que recebe sobre a meia esquerda e de costas para a área, roda para trás, tabela com Aimar e tira um remate fantástico ao poste contrário, sem hipótese para Patrício. Golaço de José António Reyes.

No minuto seguinte Derlei rendia Postiga.

Três minutos depois quase o segundo. Livre de Carlos Martins a solicitar Katsouranis que cabeceia para defesa segura, mas difícil, de Patrício.

Duarte Gomes teimava em não mostrar cartões. Moutinho e Veloso com faltas duras sobre Reyes e Aimar, respectivamente, passavam apenas com a marcação de falta e aviso do árbitro.


2-0
71 minutos de jogo, 2-0 e a Luz ao rubro. Livre de Carlos Martins e Sidnei aparece ao segundo poste a fuzilar Patrício de cabeça. O Benfica com o jogo na mão.

Logo depois Pereirinha e Liedson rendiam Abel e Romagnoli.

74 minutos decorridos e a ovação da noite. Reyes cede o seu lugar a Di María e o público brinda o Espanhol com uma ovação, que fez a sua melhor exibição de Águia ao peito.

Três minutos depois Cardozo tem um livre ao seu jeito mas atira fraco, rasteiro e à figura de Patrício. O livre surgiu depois de uma lance delicioso de Aimar que deixou para trás três jogadores, e apenas é parado em falta.

À entrada dos últimos dez minutos o Benfica controlava o jogo, com o Sporting a tentar visar a baliza de Quim de longe, ora para fora ora à figura do guardião Português.

Carlos Martins saía com problemas na coxa esquerda e deixava o Benfica a jogar com 10 até ao fim da partida.

Sidnei ia arrancando aplausos com os vários cortes ao longo do jogo. Boa exibição do defesa encarnado.

A dois minutos do fim Cardozo, na marcação de mais um livre, atira por cima.

O Sporting ia coleccionando amarelos por várias faltas duras.


Duarte Gomes dava três minutos de descontos.

A 30 segundos do fim Yannick atira para defesa atenta de Quim.

Logo depois o jogo terminava. O Benfica levava de vencido o Sporting por 2-0 com Quique Flores a ter grande mérito ao mexer muito bem na equipa. O Benfica protagonizou uma exibição muito sólida com a vitória a ser mais do que merecida. Após dois empates nas duas primeiras jornadas o Benfica consegue duas vitórias nos dois jogos seguintes do Campeonato. Uma boa exibição de uma equipa, ainda, em construção (apresentou 8 jogadores novos, no plantel e no 11 inicial, comparativamente ao fim da época passada), a abrir boas perspectivas para o futuro. Espera-se nova vitória já no jogo de Quinta-Feira para a Taça UEFA com o Nápoles na Luz.

1 comentário: