domingo, 24 de janeiro de 2010

Basquetebol: Vitória expressiva sobre a Ovarense

Benfica dominante
À 11.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, encontraram-se no Pavilhão Império Bonança os dois líderes da prova. Numa partida que decidia quem ficaria em primeiro lugar no final da primeira volta, previa-se muita emoção e luta de titãs. Acabou por vencer a equipa da casa, por 79-54, conseguindo, assim, manter a invencibilidade na competição.

Nos cinco minutos iniciais a Ovarense, com uma defesa bem estruturada e sólida, surpreendeu o Benfica, mas as excelentes respostas de Ben Reed e João Santos arrancaram um parcial de 8-0, passando de 11-14 para 19-14. No final do primeiro período o resultado de 21-17 justificava-se em pleno e com tudo em aberto, esperava-se um segundo período muito equilibrado.

Foi contudo o Benfica quem melhor conta deu do recado, pois venceu o segundo período, por 12-9, aumentando a vantagem sobre a Ovarense (33-26). Protagonizando uma defesa muito interessante durante toda a primeira parte, em que apenas sofreu 33 pontos, a equipa visitante dava mostras de poder discutir o resultado até ao final, o que acabou por não acontecer pelo decréscimo de produtividade defensiva, associada a uma baixíssima percentagem nos lançamentos.

Enormes estiveram Sérgio Ramos (15 pontos e 8 ressaltos), João Santos (14 pontos e 6 ressaltos) Will Frisby (12 pontos e 6 ressaltos) e António Tavares (11 pontos e 1 ressalto), com Diogo Carreira (9 pontos e 2 ressaltos) e Ben Reed ao seu melhor nível. Todos conseguiram elevadas percentagens no lançamentos exterior, que no final do encontro foi de 55% para o Benfica e 25% para a Ovarense.

Com parciais de 19-17 e 27-11 nos terceiro e quarto períodos respectivamente, o Benfica arrancou para a vitória perante uma Ovarense que se desconcentrou demasiado durante toda a segunda parte, ainda que no início do terceiro período tenha conseguido equilibrar a partida, colocando-se a apenas 2 pontos (36-38). Christopher Lee (MVP da partida, 18 pontos marcados e 10 ressaltos) e John Waller (20 pontos e 2 ressaltos) foram os jogadores mais produtivos e eficazes na equipa de Ovar.

A partir dessa altura, com consecutivos lançamentos triplos a cair para o Benfica, a Ovarense não foi mais capaz de lutar pelo resultado, aproveitando o Benfica para consolidar a vantagem e garantir a liderança na tabela classificativa onde se destacou ainda mais.

Carlos Pinto, técnico-adjunto da Ovarense, mostrava-se insatisfeito com a produção da sua equipa, identificando contudo os pontos onde a Ovarense esteve claramente abaixo do seu potencial. Henrique Vieira estava satisfeito com o resultado enfatizando a importância e o objectivo a que se tinha proposto, de terminar a fase regular no primeiro lugar.



Fonte: fpb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário