domingo, 19 de abril de 2009

Futsal: Benfica derrota Alpendorada


Benfica mantém liderança com goleada ao Alpendorada

O Benfica manteve a liderança do campeonato nacional ao golear, em casa, por 5-1, o Alpendorada, numa partida cujos números não reflectem as dificuldades sentidas pelo bicampeão nacional. A dois minutos do fim da partida, os «encarnados» venciam por 2-1 e tinham os marcuenses a ameaçar o empate valendo nessa altura um fantástico Bebé a parar por duas vezes remates com selo de golo de Lipa. José Vasconcelos acreditou que podia chegar ao empate e lançou Vítor Amorim como guarda-redes avançado, no entanto, o tiro saiu pela culatra já que o jogador duriense acabou por ficar ligado a dois golos benfiquistas no espaço de poucos segundos ao oferecer a bola a Arnaldo, no terceiro golo, e Ricardinho, no quarto tento.

No entanto, se é verdade que o Benfica sentiu dificuldades para vencer o encontro, também não deixa de ser que a equipa de André Lima foi a melhor ao longo do encontro e só não resolveu antes a partida devido a um défice de eficácia tremendo. Nos postes de Alex bateram quatro bolas (6 minutos, 24', 27' e 36'), além de que Gonçalo (28') e Ricardinho (35') desperdiçaram oportunidades claras para ampliar o marcador. Aliás, o Benfica fez mesmo uma exibição muito conseguida perante um adversário difícil e que este ano, por exemplo, já «roubou» pontos no Restelo, sendo de destacar mais uma actuação de alto nível de Ricardinho, o principal desequilibrador dos «encarnados», e Arnaldo.

Quando Pedrinho abriu o activo logo à passagem do segundo minuto, na conclusão de um lançamento lateral de Pedro Costa, os adeptos benfiquistas pensaram que iriam ter uma tarde descansada, até porque, nessa altura, o Alpendorada estava perdido em campo, incapaz de fazer a circulação de bola de que tanto gosta muito por acção da pressão alta do Benfica que chegava a ser asfixiante. No entanto, aos 8 minutos, Côco «inventou» um espaço perto da área benfiquista e acertou no poste da baliza de Bebé e logo de seguida Emerson repôs a igualdade ao concluir um boa jogada de entendimento com o mesmo Côco. Com o empate o Benfica tremeu e viu Nandinho ficar muito perto do segundo, mas, aos 12 minutos, Ricardinho foi feliz e voltou a dar vantagem aos da casa com um remate de fora da área que passou por baixo das pernas de Alex.

Se a primeira parte até foi equilibrada por acção da capacidade de resposta do Alpendorada, a etapa complementar caiu para o lado benfiquista. Os marcuenses demoraram a soltar-se após o intervalo e permitiram que os campaleeões dominassem os segundos vinte minutos durante a maior parte do tempo, sendo que o equilíbrio no resultado foi-se mantendo muito á custa dos falhanços «encarnados» e das boas defesas de Alex. Mas, à medida que os minutos avançavam e o marcador não descolava a tensão era maior e os visitantes foram então criando os seus lances de perigo, até que se deu o adiantamento do guarda-redes avançado e os já referido erros de Amorim que tranquilizaram os adeptos da casa.


Fonte: Futsal Portugal

1 comentário: