sexta-feira, 17 de abril de 2009

Basquetebol: Ovarense desafia invencibilidade do Benfica


Encontro de candidatos

Jogo grande, em Ovar, no próximo sábado, às 16 horas, com os actuais campeões nacionais a receberem a visita do Benfica. Contrariamente aos encarnados, que já asseguraram a posição cimeira da fase regular, a Ovarense Dolce Vita ainda se mantém na discussão pelo 2º lugar. Mais do que manter ou quebrar recordes Miguel Minhava e Gregory Stempin consideram este jogo como um bom teste para o playoff, fase em que será encontrado o novo campeão, objectivo primordial para ambas as equipas.

Depois de uma longa ausência, por lesão, Greg Stempin está de regresso para ajudar a sua equipa a reconquistar o título nacional. “Obviamente que sabe bem regressar depois de tão prolongada paragem. Confesso que detesto assistir a treinos e jogos quando não estou em condições de poder participar. As lesões acontecem na vida de um atleta e eu tive que ser capaz de lidar com isso. Mas agora sinto-me muito feliz por estar de volta.”

Mas nem tudo foi negativo na opinião de Stempin. “Se para alguma coisa a minha lesão contribuiu foi para tornar outros jogadores melhores. Todos estiveram bem durante a minha ausência e, agora que regressei, espero sinceramente que nos tornemos mais fortes.”

Apesar de o próximo adversário dar pelo nome de Benfica, os campeões nacionais mantêm-se concentrados na revalidação do título nacional. “Só queremos estar a jogar, agora que se aproxima o playoff, ao nosso melhor nível da época. Assim sendo, pretendemos realizar boas exibições frente ao Benfica e ao CAB.”

Stempin desvaloriza o número de triunfos já alcançados pelos encarnados esta época. “Não estamos preocupados em saber em quantas vitórias eles já vão esta temporada. Preocupamo-nos exclusivamente connosco. Aquilo que pretendemos é defender da forma que sabemos e jogar colectivamente como uma equipa no ataque. Provavelmente irá ser um grande jogo e talvez uma fantástica eliminatória lá mais para a frente.”

Mais do que o prolongamento da invencibilidade, Miguel Minhava considera que o jogo de sábado será um excelente exame para o que aí vem. “Nesta altura importa preparar a fase decisiva da época e um jogo com a Ovarense é claramente um bom teste. De qualquer forma, o grande objectivo da fase regular está alcançado (1º lugar) e, apesar de ser apetecível chegar ao final da época regular sem derrotas, o mais importante é vencer o campeonato.

O jogo de sábado, embora tenha algumas particularidades, não difere de todos os outros que Minhava já realizou durante esta fase regular. “Por ser a única equipa que nos bateu este ano, e porque na minha opinião é o nosso concorrente mais directo na disputa pelo título, este jogo assume contornos um pouco diferentes. De qualquer forma a vontade de vencer e de dar o nosso melhor é igual em todos os jogos.”

No último confronto entre estas duas equipas, nas meias-finais da Taça de Portugal, a Ovarense “venceu o jogo merecidamente”, numa altura em que Miguel ainda procurava a sua melhor forma física. “É normal que me sinta mais preparado porque pessoalmente, os meses de Janeiro e Fevereiro foram como uma pré-época para mim, depois de ter estado cerca de 9 meses sem competir.”

Sem individualizar, pois seria extremamente complicado fazê-lo, o base encarnado realça as maiores virtudes da única equipa que foi capaz de vencer, esta temporada, os encarnados. “Em relação à equipa da Ovarense não é fácil especificar os pontos fortes porque a sua força está no colectivo, como demonstrou no jogo da Taça. Defendem bem, são fortes no ressalto e têm bons atiradores. Talvez sejam estes os seus pontos mais fortes. Mas penso que a nossa equipa nesta fase está melhor e poderemos apresentar outros argumentos que não eram tão fortes há 3 meses.”

Fonte: fpb.pt(texto de Carlos Seixas)

Sem comentários:

Enviar um comentário