sábado, 11 de abril de 2009

Basquetebol: Benfica fixa novo Record


Já são 28 vitórias consecutivas

Quis o destino que o recorde absoluto do número de vitórias consecutivas obtidas no escalão principal (28) fosse batido pelo Benfica justamente diante do Queluz, detentor da anterior marca (27). Os encarnados venceram esta sexta-feira, de forma clara e inequívoca, o conjunto de Sintra, por 88-55, e com este triunfo mantiveram a invencibilidade na prova. Ficando apenas por saber se os comandados de Henrique Vieira serão capazes de terminar a fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol contando por vitórias todos os jogos disputados.


Foram demasiados os problemas com que o conjunto treinado por André Martins se deparou durante o encontro na Luz. Jogando de uma forma nada habitual nas equipas orientadas pelo jovem técnico, a formação de Sintra abusou, em ataque, das soluções individuais do 1x1 (mais propensas ao insucesso), para contornar as dificuldades causadas pela defesa encarnada.

Defensivamente o conjunto da Proliga em momento algum foi capaz de executar com sucesso a defesa, quer do bloqueio directo na bola (surgindo sempre com vantagem o homem efectuava o bloqueio nas áreas próximas do cesto), quer especialmente no bloqueio indirecto, especialmente do lado contrário da bola (corte flex), muito por culpa da falta de comunicação de quem defendia.

A frustração que se sentia na defesa era depois transportada para o ataque, com os homens de Queluz a jogarem mais com o coração do que com a cabeça. Em resumo, poder-se-á dizer que o Benfica provou, dentro de campo, a sua natural superioridade, ao intervalo já vencia por 48-23, enquanto que o Queluz não teve argumentos para contrariar o maior poderio das águias, em especial a abismal diferença de peso e estatura existente entre os dois conjuntos.

Destaque nas águias para a habitual dupla Sérgio Ramos (18 pontos e 2 ressaltos) e Seth Doliboa (18 pontos, 5 ressaltos e 2 roubos de bola). No conjunto de Sintra a entrega do duo Josimar Cardoso (10 pontos e 7 ressaltos) e Ricardo Rodrigues (13 pontos, 3 asssitências, 2 ressaltos e 2 roubos de bola) não foi suficiente para alterar o rumo dos acontecimentos.

Declarações:
Henrique Vieira: “Vamos ficar na história”

“Este foi um jogo especial sobretudo porque serviu para homenagear um grande amigo do basquetebol. Havia um recorde para bater e conseguimos essa meta, por isso vamos ficar na história do basquetebol português.

Se vencermos todos os jogos em casa até ao final da época seremos campeões. Com o apoio do nosso grande público poderemos perfeitamente conseguir isso. Queremos estar fortes sobretudo no mês de Maio.”

António Tavares: “O nosso objectivo é a conquista do título”

Conseguimos um grande feito, mas o nosso principal objectivo é a conquista do título nacional. O Queluz é uma equipa rápida, mas tínhamos a lição bem estudada e conseguimos anular a velocidade do adversário. Conseguimos uma vitória que não oferece o mínimo de contestação.”


Fonte: fpb.pt(texto de Carlos Seixas)

Sem comentários:

Enviar um comentário