segunda-feira, 9 de março de 2009

Basquetebol: Teste ultrapassado com distinção

CAB sofre 1ª derrota em casa

No duelo de invencibilidades foi mais forte o Benfica, que com a vitória deste domingo na Madeira, diante do CAB (98-81), manteve o seu trajecto cem por cento vitorioso na Liga Portuguesa de Basquetebol, ao passo que os insulares sofreram a primeira derrota da temporada em casa. Tal como tinha acontecido na 1ª volta do campeonato, depois de uma 1ª parte equilibrada, na etapa complementar os insulares claudicaram de forma clara, desunindo-se como equipa e acumulando erros na defesa, muito por culpa da forma individualista como tentaram resolver as coisas em ataque.

Começou bem a equipa madeirense, defendendo forte, criando sempre dificuldades, com situações de 2 contra 1 no bloqueio directo da bola, enquanto que em ataque ia aproveitando muito bem as más rotações defensivas dos encarnados e a inspiração ofensiva do seu base Jason Smith (23-21).

No segundo quarto, os benfiquistas abandonaram a estratégia do 2 contra 1 no base madeirense, optando pela troca defensiva que de algum modo condicionou a manobra atacante dos insulares. Depois da 2ª falta de Jason Smith, que motivou a troca de bases no CAB, os benfiquistas aproveitaram para se distanciar um pouco no marcador, fruto da procura em ataque do homem livre que ficava sempre do lado contrário da bola. Neste papel esteve bem João Santos, que aproveitou o espaço que lhe foi concedido para usar com eficácia o seu tiro exterior. Com o regresso ao campo do seu base titular, aumentando a sua pressão defensiva, a turma madeirense conseguiria não só encostar novamente o resultado, como inclusive passar para a frente do marcador no final da 1ª parte (40-38).

Excelente segunda parte

Mas tudo mudaria na segunda parte. O jogo ofensivo dos insulares passou a ser precipitado, com os jogadores a forçarem lançamentos em ataque, tirando partido os encarnados para realizarem vários contra-ataques em situação de 1 para 0, aproveitando a má preparação e falta reacção defensiva dos jogadores do CAB. Para complicar ainda mais o cenário, a marcação de uma falta técnica a um jogador madeirense, com o resultado favorável ao Benfica por 8 pontos de diferença, permitiu cavar um fosso ainda maior no marcador – dois lances-livres convertidos e um lançamento triplo na jogada seguinte – que, frente a uma equipa com a valia e a experiência das águias, para o CAB complicaria de sobremaneira o que ainda restava para jogar.

A vencer por 12 pontos (70-58) à entrada do decisivo quarto, no último período os comandados de Henrique Vieira apenas tiveram de aguardar pelo erro do adversário ou então explorar as vantagens de estatura quando obrigados a jogar 5 para 5 em meio campo. Nos 5 minutos finais, o técnico madeirense João Freitas ainda tentou uma zona 1x2x2 que, quando não era superada pelo lançamento exterior, o ressalto ofensivo dos encarnados resolvia a questão.

Com este triunfo os benfiquistas deram um importante passo para terminarem em 1º lugar a fase regular do campeonato, ao mesmo que mantêm a possibilidade de terminarem a fase regular invictos. O CAB, por sua vez, provou novamente que consegue bater-se com as equipas de topo, mas faltou-lhe alguma capacidade mental para suportar a pressão de ter de disputar um encontro durante os 40 minutos.

Na boa partida que os encarnados realizaram, destaques individuais para Sérgio Ramos (24 pontos e 4 ressaltos) que alternou muitíssimo bem o seu jogo exterior com o interior; Seth Doliboa (19 pontos e 5 ressaltos) e Ben Reed (20 pontos, 5 assistências e 2 ressaltos). Nos insulares, o base Jason Smith (25 pontos, 4 assistências e 3 ressaltos) esteve no melhor e no pior da equipa (desregulou por completo o ataque madeirense em algumas fases do jogo) e o seu compatriota Lance Solderberg (18 pontos e 3 ressaltos) bem se esforçaram para conseguir o triunfo.


Fonte: FPB(Texto de Carlos Seixas)

Sem comentários:

Enviar um comentário