domingo, 2 de novembro de 2008

Vitória de Guimarães vs Benfica

Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Hora: 19:45
Árbitro: Carlos Xistra
Assistentes: Valter Oliveira, Celso Pereira
4º Arbitro: Nuno Miguel Roque
Transmissão televisiva: Sport Tv 1

Equipas Oficiais


Vitória de Guimarães - Nilson; Andrezinho, Danilo, Gregory, Luciano Amaral; Flávio Meireles, Wênio, João Alves,
Desmarets; Douglas e Roberto.

Suplentes: Serginho, Moreno, Momha, Fajardo, Luís Filipe, Nuno Assis, Carlitos.


Treinador: Manuel Cajuda.


Benfica - Quim; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, Jorge Ribeiro, Rúben Amorim, Katsouranis, Yebda, Reyes, Aimar e Suazo.

Suplentes: Moreira, Miguel Vítor, Fellipe Bastos, Binya, Carlos Martins, Nuno Gomes e Cardozo.


Treinador: Quique Flores.


Grande surpresa no 11 encarnado com Aimar, a alinhar de início após 1 mês afastado dos relvados por lesão, no apoio a Suazo. Nuno Gomes e Cardozo ficam no banco. De resto o Benfica não apresenta mais novidades.

0'
- Início do jogo.

1' - Recuperação de bola de Yebda sobre João ALves, Suazo comanda o contra ataque, dá em Reyes que faz o primeiro remate do jogo. A bola sai perto do poste esquerdo de Nilson.

3' - Aimar rasga pela ala esquerdo servido por Jorge Ribeiro, entra na área contrária, e ao driblar o segundo adversário é tocado por um adversário que tentava cortar a bola. Lance muito discutivel.

6' - Primeiro remate do Vitória por Desmarets, fraco e à figura de Quim.

O Vitória vai pegando no jogo, contudo o Benfica parece ter o mesmo controlado. A equipa da casa pega no jogo, mas sente dificuldades para construir jogo no meio campo adversário. O Benfica aposta em saídas rápidas para o ataque, que já podiam ter dado frutos.

10' - Arrancada de Reyes sobre a esquerda, que sofre falta a meio do meio campo adversário. O Espanhol tira o primeiro cartão amarelo da partida a Danilo.

14' - GOLO do BENFICA!!! 0-1 Recuperação de bola de Aimar que, e de primeira, faz um passe fabuloso de letra por cima de um adversário e teleguiado para Suazo, o Hondurenho, rapidíssimo, diambulou à frente dos dois adversários que tinha à sua frente, senta um deles e, na cara de Nilson e à entrada da área, atira a contar. Dois momentos de pura classe dos dois avançados encarnados.

17' - GOLO do BENFICA!!! 0-2 Livre de Reyes, a penalizar falta sobre Aimar, e Sidnei a fazer de cabeça o segundo da noite.

O Benfica ganha uma vantagem de dois golos cedo jogo muito importante. Mérito para os jogadores do Benfica que anulam bem as investidas contrárias e conseguem uma eficácia de quase 100% no ataque.

Entretanto, Aimar vai sendo castigado com sucessivas faltas.

22' - Lance de ataque do Benfica mal anulado, por fora de jogo a Suazo, que ficava na cara de Nilson, e com tudo para fazer o 0-3.

26' - Muito perigo para a baliza defendida por Quim. Roberto ganha a bola, após um ressalto, de costas para a baliza, e, num único movimento, roda e atira forte, com a bola a passar muito perto do poste direito de Quim.

28' - Suazo vai deixando os adeptos encarnados de água na boca. Mais uma arrancada do avançado emprestado pelo Inter de Milão, roda sobre um adversário, passa por outro e, ao terceiro, perde a bola já em esforço.

33' - Cartão amarelo para Flávio Meireles (por simular ter sofrido falta de Aimar), e para Aimar (sem se perceber muito bem porquê). No lance anterior, em que ambos os jogadores se encontraram, e numa disputa de bola, Meireles usa o braço para afastar o adversário para trás. Carlos Xistra deixou seguir.

O meio campo do Benfica aplica uma pressão muito forte, que não deixa o adversário construir jogo, tendo este que recorrer ao jogo directo. Até ao momento, Luisão e Sidnei imperiais no centro da defesa.

36' - Combinação entre Maxi e Amorim na direia, e no último terço do campo, o médio português cruza atrasado para Aimar, que, apertado, atira contra o adversário.

Ainda que a ganhar por duas bolas sem resposta, o Benfica sempre que tem a bola sobe rápido para o ataque, sempre com a baliza adversária nos olhos. Aimar é o principal condutor de jogo, com um meio nas suas costas a recuperar muitas bolas.

40' - Golo do Vitória de Guimarães. 1-2 Passe de Roberto a rasgar a defesa contrária, Luisão falha a intercepção, Douglas fica na cara de Quim e reduz para a diferença mínima. Ao primeiro erro da defesa encarnada o Guimarães aproveita para marcar.

41' - Cartão amarelo para Reyes, por falta sobre João Alves.

45' -
Mais uma falta dura sobre jogadores do Benfica. Desta de feita Andrezinho sobre Reyes.

Carlos Xistra dá 1 minuto de compensação.

47' -
Expulsão de Reyes, que vê o segundo amarelo. Ficam dúvidas quanto à expulsão. Reyes tem os olhos na bola, prepara-se para a pontapear, mas aparece Andrezinho nas suas costas que salta para a cabeçear e Reyes atinge o defesa brasileiro com o pé no peito.

Primeiros 45 minutos com muita história para contar. O Benfica cedo chegou a uma vantagem que se adivinhava muito importante, não só pelos golos, mas pela exibição. Exibição essa que nos últimos 5 minutos da primeira parte, fica manchada, principalmente, pelo golo sofrido e pela expulsão de Reyes. A vitória encarnada é agora muito mais complicada, já que vai disputar os segundos 45 minutos com 10 jogadores.

45' - Início da 2ª parte.

No Vitória, Nuno Assis e Momha entraram para o lugar de Danilo e Flávio Meireles.
Início da segunda parte sem alterações do lado do Benfica.

Neste segundo tempo Aimar fecha à esquerda, e Suazo fica na frente com uma missão de muito desgaste na frente.

48' - Maxi sofre falta de Roberto perto da linha de fundo no meio campo contrário, mas o auxiliar, em cima do lance, dá lançamento para a equipa da casa.

51' - Recuperação de bola de Jorge Ribeiro, Combina com Aimar, serve Suazo, que, sozinho de frente para a defesa contrária, encontra espaço para o remate mas aponta muito mal.

55' - Jogada de insistência do Vitória e grande defesa de Quim. Cruzamento da direita de Andrezinho para Luciano Amaral, o brasileiro ganha no ressalto a Maxi, a bola sobra para João Alves que, a um metro da pequena área, atira muito forte.

56' - Canto de Luciano Amaral e Gregory cabeceia forte contra Sidnei. A jogada perde-se com um remate muito por cima da trave.

57' - Sai Desmarets, entra Luís Filipe.

O Benfica vai mostrando uma normal dificuldade em manter durante muito tempo a posse de bola.


68' - Sai Aimar e entra Carlos Martins.

O tempo vai sem que nenhuma das equipas crie perigo. O Vitória assume as despesas do jogo, e o Benfica tenta surpreender no contra-ataque.

70' - Andrezinho tem uma entrada a matar sobre Suazo, a antigir a com pé a face do adversário. Carlos Xistra, mais uma vez, em cima do lance não marca nada.

77' - Cruzamento de Andrezinho e cabeceamento de Roberto para grande defesa de Quim. O lance é bem anulado por falta do avançado brasileiro sobre Maxi.

78' - Cardozo substitui Suazo.

80' - Douglas "cabeceia" a bola com a mão na área encarnada. Carlos Xistra marca apenas falta, sem mostrar amarelo.

82' - Iniciativa do Vitória pelo lado esquerdo do ataque, Luís Filipe flete para o meio e dá em Roberto, este (à entrada da área do Benfica) entrega para Nuno Assis, que remata muito torto.


85' - Sai Rúben Amorim, entra Binya.

Quique refresca o meio campo e tenta segurar esta preciosa vantagem.

86' - Amarelo para Yebda, por pontapear a bola após uma falta bem assinalada por Carlos Xistra a Jorge Ribeiro.

Nos últimos minutos o Vitória vai arrancando alguns livres à entrada do último terço do terreno. Aposta em bombear as bolas para a área mas sem sucesso.

89' - Cruzamento de Luciano Amaral na esquerda para Roberto que, nas costas de Sidnei que falha o corte, cabeceia muito mal para fora.

Carlos Xistra dá 5 minutos de descontos.

O Vitória inicia o último assédio à baliza de Quim.

92' - João Alves quase faz o empate. Após uma sequência de tentativas em entrar na área do Benfica, a bola sobra para João Alves que atira forte, com a bola a desviar num adversário, e a sair para canto.

93' - O Benfica quase mata o jogo. Carlos Martins lança Jorge Ribeiro solto sobre a esquerda, já na perto da área contrária cruza por cima dos defesas contrários para Yebda, que tenta um pontapé acrobático, com a bola a passar muito perto da barra.

94' - Amarelo para Katsouranis, por falta sobre Andrezinho.

95' - Bola bombeada para Roberto que cabeceia para Quim sair e segurar os 3 pontos.

95' - Fim do jogo.

O Benfica vence num campo muito difícil, num jogo que após o 0-2 se advinha mais facilitado, mas que em 5 minutos se complicou. Jogou 45 minutos com menos um jogador e o adversário não conseguiu criar reais oportunidades de perigo, com excepção para um lance de João Alves. Fica a vitória e 40 minutos muito agradáveis da equipa de Quique Flores, reflexo do crescimento natural do grupo e 5 minutos finais para esquecer na primeira parte. No segundo tempo fica evidente uma grande disponibilidade física dos jogadores orientados por Quique Flores que não permitiram que o Vitória criasse perigo em jogo corrido.

1 comentário: