quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Mundial de Futsal: Acabou o Sonho


Naquele que se asumiu como o jogo mais importante nesta primeira fase de grupos, a Selecção Nacional de Futsal venceu a formação da Tailândia por 3-2 a partida teve lugar no Ginásio Nilson Nelson.

Empate ao intervalo
Decididos a resolver cedo a partida, Portugal inicia o jogo com uma jogada de contra-ataque rápido, onde apenas o poste negou o golo à turma lusa. No entanto, o marcador não demoraria muito a ser accionado e a favor de Portugal: passavam três minutos do início da partida, quando Arnaldo inaugurou o marcador.

Apesar das iniciativas de ataque terem pertencido em maior número à formação lusa, que viu um golo ser-lhe negado, uma vez mais, pelo poste da baliza adversária aos 19 minutos, foi a Tailândia a chegar ao empate por intermédio de Suratsawang que, a sete segundos do final da partida, conseguiu bater João Benedito.

Portugal chega à vitória no último segundo
As duas equipas, empatadas a uma bola, voltaram do intervalo decididas a marcar, assistindo-se a um jogo rápido, de contra-ataques constantes. Neste esforço das duas formações em alcançar o segundo golo, a Equipa das Quinas acabou por ser mais feliz, quando, aos 27 minutos, Israel conseguiu marcar o segundo tento luso.

Com uma nova motivação, os atletas lusos começaram a pressionar cada vez mais a formação da Tailândia, que não cedeu na sua linha defensiva.

A cerca de quatro minutos do final da partida a Equipa das Quinas já sabia da impossibilidade de seguir em frente - o Paraguai já tinha vencido a Itália - e a dois minutos do final da partida, a Tailândia voltou a empatar a partida, através de Janta que aproveitou o espaço criado na defensiva lusa para bater o guardião luso.

Acreditando na vitória até ao final do encontro, Portugal não baixou a guarda e marcou o terceiro golo, através de Cardinal, a apenas um segundo do apito final.

Paraguai e Itália seguem em frente
Na outra partida do grupo B, o Paraguai bateu a formação de Itália por 4-2. Os italianos marcaram primeiro, aos 7 minutos, por intermédio de Zanetti, mas viram a igualdade ser resposta no marcador aos 15 minutos, por Rotella. A igualdade durou apenas 46 segundos, uma vez que um autogolo do sul-americano Santander valeu a vantagem transalpina ao intervalo.

Na segunda metade foram os paraguaios os únicos a marcar – primeiro por Alcaraz, aos 22 minutos; o 3-2 foi da autoria de Villalba, aos 33 minutos; e o resultado final foi selado aos 38 minutos por Rotella. O resultado interessou aos paraguaios e aos transalpinos que se apuraram assim para a segunda fase. De resto, os transalpinos efectuaram um jogo fraco em relação àquilo que habituaram o público do Futsal.

Portugal abandonou o Campeonato do Mundo com o mesmo número de pontos que italianos e paraguaios, mas no "campeonato a três" a equipa lusa estava em desvantagem caso os paraguaios vencessem a super-favorita formação transalpina. Os sul-americanos, que Portugal bteu por 3-2, surpreenderam os transalpinos e Portugal acabou por ficar de fora.

FICHA DE JOGO
Campeonato do Mundo de Futsal – Brasil 2008
Jornada do Grupo B
Ginásio Nilson Nelson, Brasília
Árbitros: Badrul Kalam e Roberto Gracia
3º Árbitro: Alvaro Sacarelo
Cronometrista: Octavilar Carrero

PORTUGAL 3 – 2 TAILÂNDIA (1-1, ao intervalo)

Portugal: João Benedito; Ricardinho, Pedro Costa, Gonçalo Alves e Arnaldo - CAP.
Suplentes: Bibi, Pedro Cary, Cardinal, Israel, Leitão, Jardel, Cristiano.
Treinador: Orlando Duarte.
Golos: Arnaldo (1-0, aos 3'), Israel (2-1, aos 27') e Cardinal (3-2, aos 40').
Disciplina: Cartão amarelo a Gonçalo (36').

Tailândia: Chuenta; Janta - CAP, Issarasuwipako, Saisorn e Suratsawang.
Suplentes: Pandee, Munjarern, Santanaprasit, Innu, E. Suratsawang, Tompa e Khongkaew.
Treinador: Jose Pazos.
Golos: Suratsawang (1-1, aos 20') e Janta (2-2, aos 38').
Disciplina: Nada a assinalar.

Fonte: FPF

Sem comentários:

Enviar um comentário