segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Análise: Leixões vs Benfica


Jogo a contar para 5ª jornada da Liga Sagres. Oportunidade para o Clube da Luz se juntar ao Porto na liderança da Liga, num jogo com uma das equipas em melhor forma na Liga.

Estádio do Mar, em Matosinhos
Hora: 21:00
Árbitro: Olegário Benquerença
Assistentes: José Cardinal, Luís Marcelino

EQUIPAS OFICIAIS

LEIXÕES - Beto, Vasco Fernandes (85, Paulo Fernandes), Nuno Silva, Élvis, Laranjeiro (58, Zé Manuel); Bruno China, Roberto Sousa, Hugo Morais, Wesley; Braga e Marques (68, Diogo Valente).
Suplentes: Berger, Joel, Sandro, Castanheira, Paulo Tavares, Diogo Valente e Zé Manuel.
Treinador: José Mota.

BENFICA - Quim, Miguel Vítor, Luisão, Sidnei, Jorge Ribeiro; Carlos Martins (65, Rúben Amorim), Yebda, Katsouranis, Reyes (7, Di Maria) ; Nuno Gomes (82, Binya) e Cardozo.
Suplentes: Moreira, Léo, Rúben Amorim, Binya, Urreta, Di María e Makukula.
Treinador: Quique Flores.

O jogo começou com o Benfica a assumir as despesas do jogo. No primeiro lance do jogo o Leixões ensaiou um ataque, mas ficou-se por um cruzamento sem perigo para o Benfica. A partir daí o Clube da Luz pegava no jogo.

Aos 6 minutos de jogo primeiro lance de golo no Estádio do Mar. Wesley arranca uma falta a Yebda sobre a meia esquerda e Marcos atira muito forte, na marcação do livre, para boa defesa de Quim.

No minuto seguinte Reyes era obrigado a sair por lesão, e dava o seu lugar a Di Maria. O Espanhol lesionou-se na sequência de uma falta muito dura cometida por Roberto Sousa.


Após um início de jogo em que o Benfica parecia pegar no jogo, o Leixões, descomplexado, pega no jogo e cheira o primeiro da noite.

Depois de um aperto do Leixões ao Benfica, o jogo acalmava e estava mais equilibrado, com o Benfica a mostrar melhorias com o decorrer do tempo.

O Benfica ia subindo de rendimento, e o Leixões ia fazendo algumas faltas no seu meio campo. 20 minutos decorridos e escasseavam as jogadas de perigo.

Mais uma bela defesa de Quim, a terceira. Remate fortíssimo de Wesley à figura de Quim, que faz uma defesa difícil e apertada.

33 minutos, 0-1, Cardozo. Na sequência de um canto de Di Maria, o Leixões alivia (alguns jogadores do Benfica ficam a pedir penalti, por mão de um defesa da casa), a bola sobra para a entrada da àrea, um jogador do Leixões simula falta (lance com Carlos Martins), a bola sobra para Katsouranis e dá para Cardozo. "Tacuara", descaído para a direita, faz golo com o seu pior pé.

O Benfica tentava aproveitar alguma desorientação do Leixões e apertava a equipa contrária.

42 minutos e lance muito perigoso para a baliza do Leixões. Cardozo roda sobre o adversário para ganhar posição e arranca um livre de frente para a baliza e a cerca de um metro da àrea.

Lance estudado, Yebda toca de calcanhar para Cardozo que atira muito forte contra a barreira.

Pouco depois chegava o intervalo. Tivemos uma boa primeira parte, com um Leixões muito solto no início do jogo, a criar alguns problemas para o Benfica. O Clube da Luz soube contrariar o jogo da equipa contrária e fez valer o seu futebol. O terceiro golo de Cardozo na época fazia a diferença ao intervalo entre as duas equipas.


A segunda parte começava com os mesmos onzes que terminaram a primeira.

Logo no primeiro lance da segunda parte "Tacuara" muito perto de bisar. É lançado na meia esquerda do ataque encarnado, vai no corpo a corpo com o defesa contrário, e, quase sem ângulo, atira forte para a baliza. Defesa muito apertada de Beto.

O jogo estava numa toada morna. O Benfica encontrava-se a ganhar e atacava apenas pela certa. Por seu lado, o Leixões, não conseguia importunar Quim.

Dez minutos da segunda parte e a defesa da noite para Quim. Livre, descaído para a esquerda, cobrado por Larangeiro que atira muito forte e colocado. Enorme defesa de Quim para canto a negar o golo do empate à equipa da casa.

Com quase uma hora de jogo não se dava pela falta de Maxi Pereira. Miguel Vítor a fazer um belo jogo numa posição que não a sua.

O Leixões tentava chegar com perigo à área contrária. Contudo a defesa do Benfica ia dando para o gasto, com Sidnei em bom plano.

Aos 71 minutos de jogo golo anulado, e bem, ao Leixões. O tempo ia passando sem oportunidades de golo, mas com o Leixões a mostrar mais rendimento que o Benfica. A equipa forasteira ia conseguindo anular as investidas contrárias, mas arriscava muito ao dar as despesas do jogo ao adversário.


A menos de dez minutos do fim do jogo Quique apostava em reforçar o meio campo. O Benfica não conseguia sair a jogar e Quique dar um abanão no meio campo, com a entrada de Binya.

A 4 do fim livre muito perigoso para Cardozo visar a baliza contrária. Porém, o paraguaio. atiraria muito mal, sem qualquer perigo.

88 minutos, 1-1, Wesley. Canto de Hugo Morais com Wesley a aparecer no coração da àrea a fazer, de cabeça, um golo de belo efeito.

Depois de três minutos de compensação acabava o jogo. O Benfica paga caro o facto de ter abdicado do ataque na segunda parte. Empate mais do que justo para o Leixões, que fez um bom jogo e muito esforçado.

Sem comentários:

Enviar um comentário