sábado, 6 de março de 2010

Basqueletebol: Benfica fica pelo caminho na Taça de Portugal


No jogo mais aguardado dos quartos-de-final da Final 8 Jogos Santa Casa o Vitória de Guimarães derrotou o Benfica, por 68-66. A turma orientada pelo treinador Fernando Sá, mesmo sem converter pontos nos últimos 7 minutos do encontro conseguiu segurar a vantagem construída durante a primeira parte, graças à inspiração individual de Rod Nealy.

Para este encontro o técnico benfiquista Henrique Vieira já pode contar, muito embora com um reduzido número de treinos, com o extremo João Santos, ficando apenas António Tavares arredado da prova, que continua o habitual processo de recuperação da entorse sofrida. Nos vimaranenses, tudo operacional, com o treinador Fernando Sá a ter todo o plantel á sua disposição para esta eliminatória.

A grande diferença entre as duas equipas neste encontro acabou por ser a mais-valia de nome Rod Nealy, que em situações de jogo de 5x5, acabava sempre por ser o elemento desequilibrador, resolvendo através de acções individuais ou assistindo os seus companheiros de equipa.

Quando uma formação, que faz do seu tiro exterior a sua principal arma ofensiva, não está em dia de acerto, tudo se complica na resolução dos seus problemas ofensivos. Foi o que sucedeu com o Benfica que, sem Tavares, João Santos sem estar nas melhores condições, Sérgio Ramos e Ben Reed desinspirados a lançar ao cesto, sentiu enormes dificuldades para acompanhar a marcha no marcador, atingindo o intervalo a perder por 10 pontos de diferença (30-40).

Após o intervalo, os encarnados rectificaram algumas coisas, nomeadamente com ajustes defensivos sobre Nealy e alteraram as suas prioridades em termos ofensivos, passando a ser o jogo interior a primeira solução. Mas já não era fácil parar um Vitória de Guimarães totalmente empolgado pela excelente exibição da 1ª parte, que de uma forma inteligente foi gerindo a vantagem no marcador, entrando no quarto decisivo do encontro a vencer por 62-56.

Nos derradeiros 10 minutos, a pressão defensiva benfiquista aumentou, embora continuasse a demonstrar dificuldades para conseguir pontos em ataques planeados, onde só um Heshimu Evans inspirado ia conseguindo disfarçar, na maioria dos casos através de situações de contra-ataque. Na pior fase vimaranense, últimos 7 minutos do encontro, período no qual os minhotos não conseguiram qualquer ponto, o ressalto ofensivo foi a principal arma dos vitorianos, que conseguiam retirar tempo ao cronómetro que corria a seu favor. Nealy deixou de ter oportunidades para brilhar, mas já era tarde demais para conseguir a reviravolta no marcador, muito embora Sérgio Ramos tenha tido ao seu dispor uma derradeira oportunidade para levar o encontro para prolongamento.

O norte-americano Rod Nealy (27 pontos, 11 ressaltos e 3 assistências) voltou a brilhar ao mais alto nível, provando, uma vez mais, que é um dos fora de série da nossa Liga. Mas não foi o único a estar bem na partida, o seu compatriota Tommie Eddie (11 pontos, 10 ressaltos e 2 roubos de bola) acabou também ele por ser na passagem do Vítória à meias-finais daTaça de Portugal.

Os encarnados revelaram dificuldades em conseguir envolver a maioria dos jogadores no jogo, evidenciando-se claramente Heshimu Evans (26 pontos, 7 ressaltos, 4 roubos de bola e 3 assistências) como o jogador mais esclarecido da partida. No marasmo das águias Sérgio Ramos (13 pontos e 5 ressaltos), a espaços, conseguiu disfarçar a tarde de negativa colectiva.

Fonte: fpb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário