terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Basquetebol: Benfica de pontaria afinada derrota Sampaense


No primeiro jogo de 2010, o Benfica, actual campeão nacional, manteve a tendência de vitória. Em S. Romão, casa emprestada do Sampaense Basket, os encarnados derrotaram esta equipa por 105-82. Os 3 minutos finais do 2º quarto, período durante o qual a eficiência befiquista no tiro exterior foi fantástica, acabaram por fazer toda a diferença no encontro. Permitiu aos visitantes construir uma vantagem de 15 pontos, ponto de partida para um triunfo fácil.

Contrariamente ao que ambos os técnicos afirmaram antes do inicio da partida, não foi através da defesa que os dois conjuntos se evidenciaram. Num encontro marcado pela elevada marcação de pontos, o Sampaense foi capaz de acompanhar o ritmo encarnado até bem perto do final da 1ª parte, altura em que perdia por apenas 2 pontos de diferença (39-41).

Os últimos 3 minutos da etapa inicial foram terríveis para os visitados, muito por culpa do acerto das águias no lançamento exterior – 12/16 de 2 pontos (75%) e 10/17 de 3 pontos (59%) - bem como da imaturidade da turma do Sampaense que, para além de insistir, sem sucesso, nas acções individuais, deixou de recuperar defensivamente, permitindo sucessivos contra-ataques em situação de superioridade numérica.

O recomeço da segunda parte teria de ser obrigatoriamente favorável para a equipa da casa, caso os comandados de Cláudio Figueiredo desejassem manter-se na luta pela vitória. Mas o objectivo dos encarnados era bem diferente e fizeram questão de o demonstrar no reinício do encontro, resolvendo-o durante o 3º período (89-58).

O último quarto perdeu em emoção, mas manteve a espectacularidade, com as ambas as equipas a proporcionarem bons momentos de basquetebol a um público que enchia por completo o pavilhão.

A boa pontaria de Sérgio Ramos (30 pontos e 4 ressaltos), MVP do encontro, João Santos (19 pontos, 5 ressaltos e 3 roubos de bola) e Nick Dewitz (22 pontos, 7 ressaltos e 2 desarmes de lançamento) foi fatal para o Sampaense.

Do lado dos visitados, o destaque vai para Ricondo Crutchfield (22 pontos e 7 ressaltos) e Alexandre Gama (18 pontos, 2 ressaltos e 2 roubos de bola).
Fonte: fpb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário