domingo, 22 de novembro de 2009

Futsal: Benfica goleia Potpican e reassume 1º lugar


Benfica - goleada suficiente para domingo o empate ser favorável


O objectivo esta noite para o Benfica era muito claro. Conseguir uma diferença de golos suficiente para que um empate no próximo domingo com o Viz-Sinara permita ao plantel de André Lima disputar a “Final Four” no mês de Abril. Com uma vitória por menos golos, só os três pontos ante a equipa russa dariam a classificação para lutar pelo título da UEFA CUP. As águias conseguiram uma vitória por 8-1, ficando em igualdade com os russos, tanto em termos de pontos como na diferença de golos, mas por ter mais golos a marcados que o Viz-Sinara, fica com a tão ansiada vantagem.

O plantel croata chegava a esta partida depois de perder só por 2-0 com o Viz-Sinara, mas também não tinham feiro um bom jogo e a diferença de qualidade nesse jogo foi pouca porque o nível dos russos foi muito baixo. Era, em princípio, o rival mais débil do grupo. Por isso, o seu treinador prometeu jogar à defesa frente ao Benfica como tal como tinha feito ontem. No entanto, na primeira parte não foi assim. O Potpican adoptou uma estratégia defensiva mas procurava o contra-ataque com muito perigo.

Da mesma forma que o jogo ante o Marlene, os pupilos de André Lima começaram o jogo com uma pressão alta, tentando aproveitar os espaços que a equipa croata pudesse deixar. Nos primeiros minutos, apesar de tudo, a formação de Zarko Martedic não só defendeu. E mais, conseguiram mesmo adiantar-se no marcador. Um erro de Davi quando era o ultimo jogador da equipa permitiu a Patrick Drndic ficar sozinho frente a Bebe e com um remate colocado fazer o primeiro.

Com o passar dos minutos as oportunidades chegaram para os encarnados, o Potpican estava em vantagem e então si optou por uma defesa mais recuada, com as transições a serem cada vez mais raras. Ricardinho teve a oportunidade para empatar mas o se remate foi ao poste. O Benfica conseguia neste período criar sucessivas oportunidades de finalização, algumas delas claras, sendo por isso sem surpresa a cambalhota no marcador. Primeiro um grande passe de Ricardinho foi desviado de calcanhar por Pedro Costa para as redes croatas, e de seguida, Joel Queirós, com um remate muito violento colocou em vantagem o Benfica.

Gonçalo Alves tentou por diversas vezes a meia distância mas Funcic respondeu sempre com segurança. Também o Potpican teve as suas oportunidades para marcar mas o poste e as intervenções de Bébé evitaram o empate. Com a melhor oportunidade a pertencer a Hofkamp que depois de deitar o guarda-redes rematou para fora.

A grande qualidade de Ricardinho começou aparecer pouco a pouco. Não marcou no primeiro tempo mas a sua visão de jogo e qualidade de passe acabou por ser determinante. Um passe dele foi aproveitado de novo por Pedro Costa, um dos melhores do Benfica hoje junto a Davi, (apesar do erro na primeira metade) para colocar o 3-1 e chegar ao intervalo com essa vantagem.

A segunda metade começou com claro domínio da bola por parte do Benfica. Gonçalo, depois duma jogada individual esteve perto de marcar mas Funcic voltou a negar o golo ao 9 encarnado. As águias procuravam com insistência a baliza adversária porque precisava de um maior número de golos. Assim, num minuto, Ricardinho e Joel Queirós colocaram mais dois golos no marcador e a pressão, das bancadas e dos próprios jogadores no campo, crescia de minuto para minuto.

Restavam dez minutos, e de novo mais dois golos em um minuto. Davi, fuzilou as redes com um grande muito forte, e Arnaldo após lançamento longo de Bébé fez o 7-1. O Potpican não podia fazer nada tal a intensidade que as águias imprimiram na partida.

E acabou por ser Marinho a conseguir o golo que permitiu a tão ansiada vantagem em caso de empate no domingo. O jogador ex-Fundação, numa jogada individual retirou o seu opositor do caminho, para depois, com um remate rasteiro e colocado fazer o golo.

O Benfica foi sempre superior, mas axfixiou por completo quando César Paulo e Joel jogaram em simultâneo. Estranha-se o 5 para 4 feito no final, quase em desespero, informações erradas levaram André Lima a pensar que o 8-1 não era suficiente e o Benfica acabou por correr riscos desnecessários.

De qualquer forma Domingo é um jogo para ganhar, mas a verdade é que o início de jogo será certamente diferente. As equipas russas, e em particular o Viz-Sinara, são muito fortes a nivel defensivo e depois rápidas e práticas nas transições. No entanto com esta vantagem do Benfica os russos terão de assumir mais as despesas ofensivas, coisa com a qual não se deram bem ontem.
Vídeo dos golos:

http://videos.sapo.pt/hcdjA3uvrooBpuNUazRJ

Fonte: Futsal Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário