quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos: Expectativas Portuguesas


Obter o maior número de medalhas em Jogos Olímpicos, o anterior máximo é de 3 em Los Angeles 1984 e em Atenas 2004, é o grande objectivo do Comité Olímpico de Portugal(COP) para Pequim 2008 e olhando à qualidade da comitiva Portuguesa é bem possível que tal seja alcançado. Outro grande objectivo é o de voltarmos a conquistar um título Olímpico que nos escapa desde que Fernanda Ribeiro se sagrou campeã em Atlanta 1996.


Nas palavras do comandante Vicente Moura, presidente do COP, "as expectativas são altas" atendendo à qualidade dos atletas e pensa mesmo ser "realista que a representação Portuguesa conquiste entre três a quatro medalhas".


No topo das esperanças para a conquista de uma medalha Olímpica surge o nome de Vanessa Fernandes, pentacampeã Europeia, detentora do recorde Mundial de vitórias em taças do Mundo e actual nº1 do ranking Mundial.


Outra grande esperança é Nelson Évora, campeão do Mundo no triplo salto com a fantástica marca de 17.74 metros e que já esta época foi medalha de bronze mo campeonato do Mundo de pista coberta e que obteve bons resultados em meetings internacionais.


Telma Monteiro é mais uma grande esperança, apesar de uma recente lesão com alguma gravidade parece mais uma vez uma aposta firme para as medalhas. Apareceu muito nova em Atenas 2004 e apesar de ainda muito jovem conquistou um honroso 9º lugar, desde então tem apresentado uma regularidade impressionante ficando quase sempre em posição de medalha nas diversas competições em que entrou.


Naide Gomes já por diversas vezes medalhada em grandes competições é outra aposta para uma medalha nos JO. Detentora da melhor marca Mundial no salto em comprimento tem tido uma época verdadeiramente fabulosa, conquistou o Ouro nos Mundiais de pista coberta e tem conseguiu diversas vitórias em meetings internacionais.


Outro dos nomes incontornáveis quando se fala na possibilidade de medalha é o de João Rodrigues na vela, já este ano sagrou-se campeão Europeu e vice-campeão Mundial além de outros bons resultados em provas internacionais.


O judoca João Neto actual nº1 do ranking Mundial e campeão Europeu é outro atleta que faz sonhar Portugal, é um dos mais sólidos e confiáveis competidores da comitiva e com a experiência do 7º lugar em Atenas 2004 e com a maturidade de 6 anos ao mais alto nível parece ser o momento ideal para cumprir o sonho ganhar uma medalha Olímpica.


A dupla Álvaro Marinho/Miguel Nunes detentores de um dos mais consistentes e prestigiados curriculuos da actualidade é outra forte hipótese de medalha, já este ano sagraram-se vice-campeões Mundiais.


O velocista Francis Obikwelu, medalha de prata em Atenas 2004,apesar da forte concorrência que vai encontrar em Pequim é outra boa possibilidade de medalha e embora ande um pouco afastado dos grandes resultados já habituou os Portugueses a nos momentos aparecer em bom momento e surpreender tudo e todos.


Outro candidato às medalhas é Gustavo Lima na vela que depois de títulos Europeus e Mundiais procura uma medalha Olímpica depois do 5º lugar em Sydnei 2000 e do 6º lugar em Atenas 2004.


No tiro João Costa é também ele forte candidato às medalhas, actual nº1 do ranking Mundial conta com a experiência de duas Olimpíadas para tentar desta vez chegar mais longe.


Numa 2ª linha de atletas candidatos a bons resultados surgem os nomes como o de João Pina no judo, Joaquim Videira na esgrima, Susana Feitor na macha, Manuel Silva no tiro, Pedro Póvoa no taekwondo, Pedro Dias no judo e a dupla Afonso Domingos/Bernardo Santos na vela. Todos estes atletas num "bom dia" são capazes de lutar pelos primeiros lugares na classificação e quem sabe não é em Pequim que esse "bom dia" aparece.

Quanto aos restantes atletas o objectivo passa por fazer o melhor possível e a obtenção de novos recordes nacionais e pessoais.

1 comentário: