quarta-feira, 8 de julho de 2009

Mercado Benfiquista


No dia em que o plantel do Benfica parte para a Suíça para realizar a segunda parte da pré-época resolvi fazer uma primeira análise às movimentações de mercado.

Entradas:
  • A primeira contratação assegurada foi o jovem internacional sub-20 brasileiro, Patric de 20 anos, que vem para disputar o lugar de defesa direito com o Maxi Pereira. É um jovem forte fisicamente apesar da baixa estatura e com boa capacidade ofensiva, destacando-se pela velocidade que imprime e pela boa técnica e bons cruzamentos. Na vertente defensiva revela algumas debilidades nomeadamente posicionais e de cobertura defensiva mas é jovem e ainda está muito a tempo de aprender.
  • Depois foi assegurado o também jovem Ramires de 22 anos, um dos mais destacados meio campistas a actuar no Brasil. Foi uma grande jogada esta contratação mesmo antes da Taça das Confederações, pois com a sua chamada para esta competição e com as boas prestações que obteve valorizou-se muito, segundo alguns especialistas na matéria valerá agora sensivelmente o dobro. É um jogador forte nas transições, com um grande pulmão e que ocupa muito bem os espaços aparecendo regularmente na zona de finalização e não é jogador de grandes dribles preferindo jogar quase sempre ao primeiro ou segundo toque. Será muito provavelmente a principal opção para ocupar o lado direito do meio campo, um pouco ao estilo do que fez na sua selecção mas o seu comportamento dependerá muito da sua adaptação à Europa e ao estilo de jogo mais agressivo e mais rápido.
  • Em seguida partiu-se para um defesa esquerdo, umas das lacunas da última época e o escolhido foi o argentino Shaffer de 23 anos que já tinha passado pela Europa, pelo Gotemburgo mas sem grande sucesso, não se tendo conseguido adaptar. É um jogador agressivo defensivamente que gosta de marcar em cima o adversário e que sobe frequentemente no terreno tentando o cruzamento ou mesmo o remate. Recaem algumas dúvidas quanto ao seu valor mas nestes primeiros treinos tem revelado boa atitude e bons pormenores mas nada como esperar pelos primeiros jogos para uma melhor avaliação.
  • O último jogador adquirido foi também o mais sonante, o Argentino Javier Saviola de 27 anos e que se encontrava no Real Madrid onde era muito pouco utilizado. É um jogador cujas qualidades são reconhecidas por todos os amantes do futebol mas que nas últimas 3 épocas tem estado muito apagado e com pouca utilização e procura agora o regresso aos grandes momentos. Eu pessoalmente olho para esta contratação com bastantes reservas pois achei-o nesta passagem por Madrid um jogador demasiado acomodado, mais preocupado em ganhar o seu ao fim do mês do que em jogar futebol mas quem sabe se esta mudança de ares e a possibilidade de jogar com o seu grande amigo Aimar não "devolve" ao futebol Mundial o Saviola que todos aprenderam a admirar. Com um Saviola ao melhor nível o Benfica poderá sempre a aspirar ao melhor e a previsível dupla com Cardozo tem tudo para dar certo, fazendo já sonhar muitos benfiquistas.
  • Depois foram chamados para pelo menos fazerem a pré-época o defesa esquerdo Sepsi que esteve emprestado ao Racing Santander de Espanha e o extremo esquerdo Português Fábio Coentrão que após uma primeira parte da época emprestado sem grande sucesso ao Zaragoza regressou a Portugal para jogar no Rio Ave onde foi um dos grades responsáveis pela salvação da equipa de Vila do Conde. O romeno Sepsi que foi contratado há duas épocas teve uma boa passagem por Espanha sendo bastante utilizado e tenta agora provar que tem qualidade para ficar no plantel. É um jogador que sempre demonstrou boas qualidades ofensivas e que nesta passagem pelo futebol espanhol demonstrou um boa evolução em termos defensivos mostrando-se agora um jogador mais completo e capaz mesmo de ser titular no Benfica. O jovem Coentrão terá em princípio o seu lugar garantido no plantel e tem sido nesta pré-época um dos destaques parecendo mais maduro e finalmente capaz de colocar no campo todo o seu talento. Não deverá ser principal hipótese para titular mas com as diversas competições terá certamente muitas oportunidades de demonstrar o seu valor.
  • Uma vez que o plantel ainda não está completo e conta com alguns indisponíveis como são o caso do Ramires que ainda disputará a final da Copa Libertadores pelo Cruzeiro, do Luisão que ainda goza férias e do Sidnei que está a contas com alguns problemas físicos foram chamados os júniores Nélson Oliveira(avançado) e Roderick Miranda(defesa central) e o ex-junior João Pereira(defesa central). Os dois juniores são vistos como grandes promessas do futebol português e foram duas peças chaves na equipa de juniores que esta época maravilhou os Benfiquistas. Por seu lado o João Pereira acabou o seu tempo de júnior onde era capitão de equipa e partirá para o seu primeiro ano de sénior e apesar de ser um jogador menos cotado é também ele um bom valor com muitas passagens pelas selecções jovens e muitos anos de casa. Não é de prever que façam parte do plantel da próxima época mas têm aqui uma boa oportunidade de demonstrarem o seu valor e quem sabe arranjar interessados na liga Vitalis ou mesmo na liga Sares.
  • No entanto o plantel não se encontra ainda fechado no toca a entradas e a direcção continua apostada em garantir pelo menos mais uma opção ofensiva e depois da desistência por Falcão parte agora para outras possibilidades, surgindo hoje na imprensa a possibilidade Denis do Nápoles mas nada de concreto ainda. Há ainda a possibilidade Reyes que poderá agora ganhar nova força e que por ser um jogador versátil possibilitaria mais opções ao mister Jesus mas nesta altura parece que será difícil o Benfica e o Atlético Madrid chegarem a acordo. Eu pessoalmente entendo que nesta fase o mais importante era garantir um GR de grande qualidade daqueles que valem pontos porque apesar de termos Quim e Moreira como opções parecem-me curtos para o que se pretende e exige. E depois para avançado poderia-se sempre chamar o Makukula ou o Marcel que foram investimentos avultados e que poucas oportunidades tiveram no Benfica e que já demonstraram em outras alturas que sabem fazer golos

Saídas:
  • Para já a única saída confirmada é a do Katsouranis que finalmente cumpre o seu desejo de ficar mais perto de casa e regressa ao seu país envergando as cores do Panathinaikos. É um jogador de grandes qualidades mas que no Benfica sempre se demonstrou muito irregular em termos de rendimento e que sempre se mostrou um pouco descontente por estar longe do seu país. Numa altura em que está perto dos 30 anos e com apenas mais um ano de contrato não restava outra opção à direcção que não partir para a sua venda.
  • Também de saída está o Binya que depois de na parte inicial da época ter sido bastante utilizado desde o "pesadelo" da Trofa não voltou a ser utilizado e cujas características não são do agrado do mister jesus aguardando assim novidades quanto ao seu futuro. Há ainda os casos dos jogadores que estavam no Benfica por empréstimo como é o caso do Reyes que deixa muitos fãs entre os Benfiquistas e que ainda poderá regressar para esta nova época. Já o Suazo teve uma época muito abaixo do esperado e regressa assim ao Inter sem deixar grandes saudades.
  • De hoje surgiu a notícia da continuação do empréstimo do Halliche ao Nacional da Madeira onde terá a companhia de mais um jogador do Benfica, o jovem internacional sub-21 Ruben Lima que após sucessivos empréstimos ao Desportivo das Aves chega agora ao escalão maior do nosso futebol. De ontem fica a notícia dos empréstimos de André Carvalhas e David Simão ao Fátima da liga Vitalis, dois jovens internaionais que terão no recém-promovido a hipótese de mostrar todo o seu futebol. Recorde-se que o André está na sua segunda época de sénior e que na época passada teve alguns problemas de afirmação quer no Rio Ave como no Olhanense enquanto que o Simão será a sua primeira época de sénior e chega ao Fátima depois de uma grande época de júnior onde foi um dos maiores destaques da equipa especialmente na primeira fase do campeonato.
  • Por resolver estão ainda os casos de Adu cuja possibilidade de fazer a pré-época ainda se encontre em aberto e de jogadores como, Makukula, Zoro e Luis Filipe que apesar de já terem sido noticiados alguns interessados ainda não viram as suas situações resolvidas. Dos mais jovens, Romeu Ribeiro, Ivan Santos, Miguel Rosa e Yu Dabao assim como os ex-juniores Yartey, Leandro Pimenta e Coelho aguardam novidades e espera-se que nos póximos dias sejam colocados em clubes onde possam jogar e evoluir.

1 comentário:

  1. Boa explanação do que está acontecendo.
    Obrigado.

    E nada de loucuras, não pode o Benfica entrar em leilões por quem quer que seja, tipo quem dá mais...

    Quanto ao Reyes, é um grande tecnicista, mas não trabalha muito a defender e é bem preciso, no futebol moderno todos têm de defender. Se for muito caro, paciência, penso que há muita gente para o lado esquerdo.

    Um guarda redes que faça a diferença é a maior urgência, sem sombra de dúvidas, penso que deve ser prioridade, é muito correcta a tua observação, concordo plenamente.

    O Benfica ficará mais forte do que a época passada, claramente.

    Força Benfica!
    e pluribus unum

    ResponderEliminar