terça-feira, 7 de julho de 2009

O povo é quem mais ordena…


Zeca Afonso é que tinha razão quando escreveu a letra da música “Grândola, Vila Morena”!


O tempo passa, mas quem continua a mandar é ‘o povo’, que em qualquer votação tem a capacidade para mudar ou manter o “status quo”…


Na passada sexta-feira, ‘o povo’ (ou sócios do Benfica, como preferirem) decidiu manter o “status quo” e reconduzir Luís Filipe Vieira para um 3 mandato consecutivo, o que irá significar 9 anos de presidência, isto se ele ficar até ao final do mandato. Com isto, Vieira passará a ser o segundo presidente na história do Benfica com mais anos no exercício do cargo, igualando Bento Mântua que dirigiu os destinos do “ Glorioso” entre os longínquos anos de 1917 a 1926. Fica aqui o registo, retirado do site do Benfica, porque um pouco de história faz sempre bem, ainda para mais quando se trata da história do nosso clube!

Para a história fica também o resultado em si e o número de votantes. Com 20501 votantes, esta foi a segunda votação mais concorrida de sempre, logo a seguir ao sufrágio que opôs Vilarinho a Vale e Azevedo.

Em relação a percentagens, porque é isso que conta, Vieira teve um total de 223 656 votos, de 18 825 votantes, o que equivale a dizer que teve uma percentagem de votos de 91.74%.


A percentagem em si não deve gerar grande discussão, mas mesmo assim, a mim suscita-me algumas dúvidas. Será que, se houvesse uma alternativa visível e real a Luís Filipe Vieira, este teria tido uma votação tão expressiva? Para mim, não.


O facto de não ter havido uma oposição forte e credível, influenciou, e muito, o resultado final deste sufrágio, porque ao não quererem votar em branco, muitos viram-se quase na ‘obrigação’ de votar em Vieira. Não estou com isto a dizer que estavam a votar com uma arma apontada à cabeça, ou assim, mas o que é certo é que muitos não votaram fazendo uma análise real a este segundo mandato, mas regeram a sua intenção de voto ainda por aquilo que Vieira fez no seu primeiro mandato!


Bom, mas agora que está eleito, desejo a Vieira que cumpra o seu mandato com dignidade e que, no mínimo, nos faça campeões em dois dos três anos que tem pela frente. Além disso, exige-se que mantenha a aposta nas modalidades que nos têm dado muitas alegrias (parabéns ao Futsal!) e nas camadas jovens. Vieira também vai ter em mãos um dossier muito importante que diz respeito aos direitos de transmissão dos jogos do Benfica. Aquilo que espero neste caso é que saiba defender até às últimas os direitos do Benfica, que foi para isso que foi reconduzido. Se fizer isto, poder-se-á dizer que este terceiro mandato será um sucesso!


Quem não teve muito sucesso neste sufrágio foi Bruno Carvalho, que conseguiu ficar atrás dos votos em branco. Fantástico!


Foi, no meio deste circo todo, onde reinaram os ataques pessoais e o uso abusivo do nome da instituição Benfica, o único candidato a apresentar um projecto, bastante interessante por sinal. Porém, a sua inexperiência, incoerência de discurso, arrogância e desconhecimento da realidade do Benfica, levaram a que não tivesse passado dos 2.71% de votos (505 votantes).


Bom, aquilo que espero deste “senhor” agora, é que regresse ao anonimato em que estava votado até às eleições do Benfica e se deixe de “brincar” às providências cautelares, porque se tiver o mínimo de honra e dignidade saberá interpretar devidamente esta votação, seja ela legal ou não. A instituição Benfica agradece!

Agora, mudando de assunto… A semana passada a equipa de futebol começou os trabalhos de pré-época. Para já é tudo muito bonito, com o Centro de Estágios cheio para assistir aos treinos, e as expectativas estão bem altas no que à próxima época diz respeito. Eu também estou com enorme esperança que na próxima época iremos conseguir “coisas bonitas”, até porque agora temos ajuda “divina”…


Saudações Benfiquistas

Piccolo falou…

PS: Hoje fiquei deveras admirado com a capacidade que um jornal desportivo de referência tem para arranjar títulos para as suas crónicas, ou artigos de opinião! Eles têm tanta originalidade que tiveram que utilizar o mesmo título de uma das minhas crónicas, mais concretamente a da semana passada! No meu tempo, isso apelidava-se de “plágio” meus senhores… Por mim, podem ficar com os “louros”, eu escrevo por gosto, não para ganhar dinheiro, mas que vos fica muito mal e vos retira toda a réstia de dignidade que poderiam ter, lá isso retira! Da próxima puxem pelas vossas cabeças, em vez de fazer um “copy-paste”, se faz favor…


Tenho dito!

Sem comentários:

Enviar um comentário