sexta-feira, 10 de julho de 2009

Hoquei em Patins-Juvenis Vice Campeões Nacionais

Sexta-Feira 3 Julho 2009
Campeonato Nacional de Juvenis
Final-Four
Apuramento do Campeão
Pavilhão da Mealhada
S.L.Benfica 3 - F.C.Porto 4 (3-1 ao intervalo)
Os caprichos do sorteio determinaram que a partida inaugural desta Final fosse protagonizada pelas duas equipas que assumidamente afirmaram a sua candidatura ao título. Foi um jogo muito vivo, muito competitivo, muito disputado, com excelentes intérpretes, entre os quais sete campeões da europeus de sub-17 2008. A primeira parte começou equilibrada mas aos poucos o S.L. Benfica foi tomando as rédeas do encontro e materializou esse ascendente aos 8 minutos com um remate cruzado de Pedro Vaz. O Porto empataria dois minutos decorridos numa boa jogada de João Souto mas de novo o "capitão" Pedro Vaz com uma bomba do lado esquerdo aos 12 minutos dava nova vantagem encarnda. Aos 15 minutos seria João Beja também com um excelente remate a elevar a vantagem e até ao intervalo duas bolas nos ferros da baliza portista poderiam ter dado uma diferença practicamente irrecuperável. Mas a segunda metade seria bem diferente com os portistas a arriscarem tudo e a pressionarem uma formação benfiquista que estranhamente passou a ter muitas dificuldades em sair a jogar e a ter posse de bola. Aos 4 minutos o F.C.Porto reduz de grande penalidade por João Souto. O Benfica dispôs duma oportunidade soberana aos 7 minutos através dum livre directo mas João Silva não consegue concretizar e aos 9 minutos o Porto empata numa jogada de contra-ataque por Manuel Pinheiro, após uma perda de bola em zona proibida por um jogador encarnado. Quando se perspectivava um empate já que a partir do empate as equipas voltaram a arriscar o menos possível, uma falha de marcação e passividade defensiva individual permitiram a César Fidalgo marcar o quarto golo azul e branco. O Benfica ainda foi em desespero à procura do empate mas os nortenhos conseguiram assegurar uma vitória que seria determinante para a conquista do título.S.L.Benfica: João Coelho (GR); Diogo Dias; Pedro Vaz (Cap)(2); João Silva; João Beja (1); Alexandre Silva e ainda Tiago Gouveia; André Raposo; Ricardo Leão e João Patricio (GR).
Sporting C.P. 3 vs O.C.Barcelos 4
Sábado 4 julho 2009
Campeonato Nacional de Juvenis
Final-Four
Apuramento do Campeão
Pavilhão da Mealhada
S.L.Benfica 4 - Sporting C.P. 3 ( 2-1 ao intervalo)
A segunda jornada desta final opôs os rivais de Lisboa, ambos derrotados na véspera ( Barcelos 4- Sporting 3) e nova derrota significava o afastamento de qualquer aspiração a vencer o campeonato. O Sporting iniciou o encontro a vencer já que Pedro Delgado no coração da área encarnada corresponde da melhor forma a uma solicitação dum companheiro e inaugura o marcador logo no minuto inicial. O Benfica tentava responder mas a fluidez do seu jogo estava a demorar a consolidar. Após a entrada de Alexandre Silva finalmente o S.L.Benfica começa a jogar de forma mais consistente e como equipa e assume o comando do jogo. Após algumas jogadas de perigo ( e um golo invalidado aos 13 minutos), Diogo Dias aos 13 minutos assistido por Pedro Vaz empata o encontro e ainda antes da pausa para o descanso é João Beja numa excelente jogada individual que finaliza com sucesso no último minuto e leva o Benfica em vantagem para o intervalo. No segundo tempo, o Benfica continuou a dominar o encontro e aos 5 minutos Pedro Vaz num remate violentíssimo ao ângulo bate mais uma vez o guardião Tiago Falé e dá mais consistência ao ascendente encarnado na partida. O Sporting viria a reduzir aos 15 minutos numa recarga na área do S.L.Benfica por Gonçalo Alves mas o Benfica acelerou mais um pouco e passados apenas dois minutos, Tiago Gouveia dá seguimento da melhor forma a uma assistência e repõe a diferença de dois golos. Os jogadores leoninos ainda voltariam a marcar a escassos segundos do encontro por Gonçalo Alves, sem contudo colocar em risco a justa vitória encarnada que neccessitava no entanto que o F.C.Porto não vencesse a partida frente ao O.C.Barcelos para ainda poder aspirar ao título, o que não veio a suceder já que os portistas venceriam por 3-2 alcançando desde logo o título.S.L.Benfica: João Coelho (GR); Diogo Dias; Pedro Vaz (Cap) (2); João Silva; João Beja (1); Alexandre Silva; TiagoGouveia (1) ; André Raposo e ainda Ricardo Leão e João Patricio (GR).
O.C.Barcelos 2 vs F.C.Porto 3
Domingo 5 Julho 2009
Campeonato Nacional de Juvenis
Final-Four
Apuramento do Campeão
Pavilhão da Mealhada
S.L.Benfica 3 - O.C.Barcelos 2 ( 0 - 0 ao intervalo)
Na derradeira jornada, S.L.Benfica e O.C.Barcelos decidiam o segundo posto com estados de espirito muito distintos. Enquanto os nossos jogadores lidavam com a desilusão e frustração da não renovação do título, os minhotos , auto-denominados "out-siders" encaravam o jogo sem qualquer pressão. Para o Benfica era sem dúvida um encontro dificil, pois para além da enorme atitude competitiva dos adversários havia que defender com honra e dignidade a camisola e o prestigio do clube e dos jogadores. O Barcelos dificultou sempre muito a vida aos encarnados e estes embora a jogar mais e criando mais oportunidades de perigo, o certo é que as equipas foram para intervalo com o resultado em branco. A vantagem no marcador surgiu logo aos dois minutos por João Beja num potente remate fora da área e o controlo do jogo por parte dos nossos Juvenis foi ainda mais notório. O desgaste do terceiro jogo em três dias começava a a tornar-se evidente, sobretudo nos minhotos, que jogavam só no erro do Benfica ou em remates de meia distância, que um seguríssimo João Coelho impedia qualquer sucesso. Dois golos em dois minutos ( aos 15 e 16) pelo capitão Pedro Vaz, arrumaram practicamente com a história do jogo, embora o Barcelos no último minuto tivesse obtido dois golos numa altura já de total descompressão.S.L.Benfica: João Coelho (GR); Diogo Dias; Pedro Vaz (Cap) (2); João Beja (1); Alexandre Silva; Tiago Gouveia; André Raposo; Ricardo Leão; João Patricio(GR) e ainda João Silva.A vitória no campeonato pelo qual se lutou durante uma época inteira não foi possível alcançar. Foi de alguma forma inglória que por sobretudo uma segunda parte abaixo do rendimento esperado frente ao F.C.Porto tenha tido um custo tão elevado. Mas nas competições desportivas só um pode vencer e há que ser grande quando se ganha e quando se perde. A equipa do Juvenis representou com dignidade e qualidade um clube com a dimensão e importância do S.L.Benfica. A grande maioria dos seus jogadores tiveram mesmo um rendimento muito elevado incluindo alguns menos experientes nestas andanças. Não foi possível dar a alegria que todos desejávamos mas subscrevemos a faixa que estava exposta no pavilhão da Mealhada no último jogo:" Juvenis SLB 08/09 - Para nós vocês são os maiores".Uma palavra final de agradecimento para todos aos que ao antes e ao longo da prova foram manifestando o seu apoio à equipa, sobretudo a quem esteve presente na Mealhada num apoio incondicional aos nossos jogadores. Familias inteiras de jogadores dos Escolares, Infantis, Iniciados, familia do amigo e ex-jogador desta equipa Tiago Nunes, Familia Coelho (Seccionista), do capitão dos Juniores Diogo Alves, do jogador dos Seniores Carlitos e do sempre presente Sr. João Valente e a todos as outras pessoas que deram ânimo e incentivo aos nossos jogadores somos mensageiros do agradecimento reconhecido de todo o grupo.
F.C.Porto 5 vs Sporting C.P. 2

Textos de João Pedro Vaz
Fonte:www.stickebola.blogspot.com/
Hoquei Juvenil S.L.B

Sem comentários:

Enviar um comentário