terça-feira, 13 de outubro de 2009

Jorge Jesus a sua vida e os seus 100 primeiros dias de Benfica


Biografia

Jorge Jesus nasceu na Amadora no dia 24 de Julho de 1954 é tem a profissão de treinador de futebol.
Jorge Jesus foi um jogador de futebol razoável, tendo na sua carreira passado por vários clubes, sendo os de maior destaque o Belenenses e o Sporting.
É considerado por muitas gente como 1 homem impulsivo, mestre da táctica e soube aproveitar os conhecimentos adquiridos em vários estágios no estrangeiro (nomeadamente com Johan Cruyff) para se lançar numa carreira de técnico com alguns altos e baixos.
O primeiro clube que treinou foi o Amora, tendo-se sagrado campeão nacional da 3ª Divisão. Após a passagem pela Amora orientou o FC Felgueiras que fez subir desde a 2ª Divisão B até à primeira liga do futebol português, tendo sido esta a 1º vez que o Felgueiras esteve na 1ª divisão .
Depois desta passagem por Felgueiras começou a ser recrutado sucessivamente por CF Estrela da Amadora, o Vitória de Setúbal e o Vitória de Guimarães sendo estes clubes todos da 1ª divisão.
Mas a carreira dele também teve alguns momentos menos bons como as descidas de divisão com Felgueiras (95-96) e com Moreirense (04/05). Em 2006/2007 foi contratado pelo Belenenses tendo conseguido,na época de 2006/07 um 5º lugar na Liga e a presença na final da Taça de Portugal final a qual perdeu para o Sporting por 1-0, com esta participação na final da Taça de Portugal conseguiu a qualificação para a Taça UEFA.
A 20 de Maio de 2008 foi contratado para o clube Sporting Clube de Braga o ultimo clube antes de assinar pelo Benfica, onde como treinador na época 2008/2009 levou o Braga até aos oitavos-de-final da Taça UEFA e o 5 lugar no campeonato.
ganhando inclusive a Taça Intertoto coisa nunca antes ganha por 1 equipa Portuguesa.
No final da época 2008/09 após várias especulações foi contratado pelo Benfica ao Braga tendo o Benfica pago por ele 1 quantia à volta de 700 mil euros de compensação por 1 ano que ainda tinha de contrato no Braga.

O acordo previa 1 contrato de 2 anos com mais 1 ano de opção, durante a apresentação oficial como treinador do Benfica, mostrou-se bastante confiante no seu trabalho ao dizer que chegava ao clube com a certeza de que irá ser campeão.
Foi apresentado no Benfica dia 17 de Junho de 2009

Tem 1 fama de excelente profissional tendo inclusivamente não gozado ferias(abdicou delas) para iniciar desde logo a sua aventura no Benfica.


Estatísticas no Benfica de 17 de Junho a 12 de Setembro de 2009 ( 100 dias de estadia na luz).
Pré época

Fez o seu 1º jogo como treinador do Benfica no dia 12 de Julho na Suíça num jogo de treino contra o Sion no aniversário dessa equipa esse jogo acabou com 1 resultado de 2-2.
Ainda inserido no estagio em terras helvéticas jogou também contra o Shakhtar onde obteve a 1º vitoria sob o comando do Benfica.


Seguidamente participou no Torneio do Guadiana contra o Atletico de Bilbau o qual venceu por 2-1.
Nesta altura o treinador Jorge Jesus e o Benfica apresentavam 2 vitorias e 1 empate.
Na final do Torneio o Benfica venceu por 2-1 o Olhanense em mais uma vitoria para juntar às 2 já obtidas, garantindo a conquista do Torneio do Guadiana.

Já em Lisboa e no jogo da apresentação aos sócios, Jorge Jesus conduziu pela 1º vez a equipa no estádio da luz e obteve a 1 e única derrota da pré época contra o Atlético de Madrid por 2-1.

Depois disto o Benfica não parou tendo disputado o Torneio de Amersterdam, no 1 jogo, mais 1 vitoria desta vez contra o Sunderland por 2-0 e na final do mesmo torneio venceu a equipa da casa, o Ajax por 3-2

Neste momento Jorge Jesus já ia com 4 vitorias 1 derrota e 1 empate em 6 jogos.

Para terminar a pré época faltavam 3 jogos, o Benfica e o seu técnico Jorge Jesus ainda participaram no Torneio de Guimarães onde no 1º jogo venceram o Portsmouth por 4-0 e na final o Guimarães por 2-0.

E finalmente para terminar a pré época a Eusebio Cup em que o Benfica venceu o ACMilan por 5-4 após penaltis depois de 1 resultado de 1-1 no tempo regulamentar.
Era a 7 vitoria em 9 jogos.


Liga Sagres:

No dia 16 de Agosto Jorge Jesus estreia-se como treinador pelo Benfica na Liga Sagres e logo no estádio da luz na 1º jornada do campeonato contra o Marítimo o resultado foi 1-1 mas os adeptos continuavam a confiar em Jorge Jesus.

Na 2ª jornada o Benfica desloca-se a Guimarães onde sentiu muitas dificuldades mas Jorge Jesus alcança a 1º vitoria numa prova oficial pelo Benfica com 1 vitoria 1-0.

Na 3ª jornada o Benfica recebe o Setúbal no jogo mais fácil da época até agora, Jorge Jesus alcança a 1 goleada, um resultado que a muito não era vista em Portugal com 1 resultado de 8-1.

Na 4ª jornada o Benfica deslocou-se a Belém onde Jorge Jesus alcança a 3º vitoria consecutiva numa vitoria por 4-0.

Pré Eliminatoria Liga Europa

No dia 5 de Agosto o Benfica recebeu e venceu por 3-0 o Vorksla Poltava na 1ª mão da Pré Eliminatoria da Liga Europa, o 1º jogo de Jorge Jesus na Europa no comando da equipa do Benfica, e foi mais 1 vitoria por 2-0 para o currículo de Jorge Jesus na equipa do Benfica

No dia 20 de Agosto Jorge Jesus jogou o seu 2º jogo pelo Benfica na Europa, a 2º mão da Pré Eliminatoria da Liga Europa, foi 1ª deslocação muito complicada à Ucrania onde Jorge Jesus sofreu a 2ª derrota no comando do Benfica em 14 jogos.



Portanto para finalizar as contas Jorge Jesus tem 14 jogos como treinador do Benfica(100 dias) com:
10 vitorias(Shakhtar, Olhanense, Atlético de Bilbão, Portsmouth, Guimarães(2x), Setúbal, Belenenses,Vorskla Poltava, AC Milan e Sunderland).
2 empates(Sion e Marítimo)
2 derrotas( Atlético de Madrid e Vorksla Poltava)


Sem comentários:

Enviar um comentário