domingo, 11 de outubro de 2009

Basquetebol: Encarnados superam Barreirense na Luz


No embate entre líderes, a contar para a 3ª jornada do Grupo A – Sul, do Troféu António Pratas, o Benfica levou a melhor sobre o Barreirense, derrotando a equipa da margem Sul do Tejo, por 98-89. Com esta vitória os comandados de Henrique Vieira isolaram-se na liderança da poule, com 6 pontos, permanecendo invictos nesta primeira fase da prova.

Depois de um primeiro período equilibrado (14-13), onde o técnico António Paulo manteve-se quase sempre fiel ao seu cinco português, apostando numa grande pressão ao portador da bola, começou melhor a equipa do Barreiro o segundo quarto do encontro. Já com os seus dois norte-americanos dentro de campo, os forasteiros rapidamente chegaram à vantagem de 10 pontos (24-14), obrigando o treinador Henrique Vieira (com 7.19 minutos para jogar) a um pedido de desconto de tempo.

Fez bem o minuto de descanso aos jogadores encarnados, que regressaram ao campo, com Ben Reed (de regresso à competição) incluído, mais concentrados, conseguindo a reviravolta no marcador a 3.43 minutos do intervalo, altura em que foi a vez do treinador António Paulo interromper a partida.

Daí até ao final da primeira parte, com o Barreirense a recorrer novamente à armada portuguesa, o equilíbrio foi a nota dominante, terminando o Benfica na frente com vantagem de 2 pontos (40-38).

Para a segunda parte os dois técnicos apostaram de entrada naqueles que poderão ser os seus cincos mais fortes. Ao recomeço mais acutilante do Benfica, que rapidamente chegou a uma vantagem de 7 pontos (48-41), respondeu bem a turma do Barreiro, com o norte-americano Colin McIntosh a demonstrar acerto na hora de atirar ao cesto, fazendo baixar a diferença para dois pontos (51-53). Um triplo crucial de Miguel Minhava acabaria por dar maior serenidade aos encarnados.

Foi então altura para João Santos demonstrar por que é considerado um dos melhores triplistas do campeonato, ao converter duas “bombas” quase seguidas, construindo a curta vantagem de 6 pontos (70-64) com que as águias terminaram o 3º quarto.

No derradeiro período, o Barreirense ameaçou por várias vezes assumir o comando – 71-72 e 82-83 –, mas a verdade é que a maturidade benfiquista, que procurou invariavelmente a vantagem no jogo interior através de Sérgio Ramos e especialmente de Will Frisby, superou com distinção a pressão criada pelo adversário. Quando não terminava nas áreas próximas do cesto, obrigava o Barreirense a conceder espaços no exterior e foi dessa forma que João Santos sentenciou o jogo, a marcar novamente dois triplos consecutivos, fazendo subir a diferença para 12 pontos (96-84), com pouco mais de 2 minutos para jogar.

O Benfica acabou por vencer justamente (96-84), pois foi a equipa mais consistente, que melhor lidou com a pressão do resultado, diante de um adversário que lutou até à exaustão. No Barreirense agradou de sobremaneira a irreverência típica da juventude que abunda no plantel ao dispor do técnico António Paulo.

No Benfica destaque para a mão certeira de João Santos (14 pontos, 4/6 em triplos, 5 ressaltos, 5 roubos de bola e 3 assistências), para a boa segunda parte do norte-americano Will Frisby (19 pontos, 4 ressaltos e 3 assistências) e, uma vez mais, para a regularidade de Sérgio Ramos (20 pontos, 4 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola), um autêntico pêndulo nesta equipa.

Fonte: fpb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário