segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Andebol: O fim da invencibilidade


Quebra na segunda parte
Derrota no clássico e perda da invencibilidade

O Benfica perdeu este domingo a invencibilidade na Liga ao ser derrotado pelo FC Porto, por 29-25, no jogo mais importante da 10.ª jornada da prova. Os encarnados não conseguiram transportar para a segunda parte o bom rendimento evidenciado a partir dos 20' do primeiro tempo e, com esta derrota, estão agora na segunda posição (o novo líder da prova é precisamente a equipa portista).

Na etapa inicial, o Campeão Nacional foi a primeira equipa a marcar (golo de Cláudio Pedroso), mas apenas aos 24' é que voltou a liderar o marcador, através de um remate colocado de Luís Nunes que, na altura, pôs o resultado em 13-14.

A formação de José António Silva enfrentou desvantagens de três/quatro golos – 8-4, 9-5, 10-6 e 11-8 - , mas, a partir dos 20', o nível do seu jogo aumentou de consistência e à passagem do minuto 27 conseguiu dispor de uma vantagem de três tentos (13-16), depois de um remate certeiro de Cláudio Pedroso.

A capacidade explosiva e imprevisível de Carlos Carneiro (melhor jogador da Liga nas duas últimas edições da competição) foi determinante para a reviravolta - seis golos nesta fase do jogo – assim como a força do contra-ataque da equipa.

Primeira linha perde eficácia

No derradeiro segundo da primeira parte, todavia, a vantagem benfiquista passou a ser mínima, depois de várias ataques falhados e, a meio da etapa complementar, uma inesperada quebra de rendimento acentuada foi explorada com eficácia pelo FC Porto que voltou a dispor de um avanço de quatro golos no marcador.

O Benfica não esteve ao seu nível habitual nos remates de primeira linha (também há que dar o mérito ao guarda-redes do FC Porto, Ricardo Candeias) e várias decisões controversas da arbitragem ditaram no final um resultado desfavorável, traduzido num 29-25.

BENFICA – Cláudio Pedroso (4), Rui Silva (4), Carlos Carneiro (7), Luís Nunes (4), Pedro Jerónimo (2) e Zaikin (4)

Declarações de José António Silva:

"Sentimos dificuldades em atacar o 5:1 do FC Porto"

"O Benfica entrou contraído, mas depois conseguiu uma boa vantagem e foi pena não ter conseguido gerir o resultado no final da primeira parte. Sentimos dificuldades em atacar o 5:1 do FC Porto. Não por falta de soluções, mas porque assim alguém o entendeu."


Fontes: Sport Lisboa e Benfica - Site Oficial; O Jogo; LPA - Site Oficial

1 comentário: