domingo, 11 de abril de 2010

voleibol: Benfica leva vantagem sobre SC Espinho

Encarnados bateram o SC Espinho no primeiro jogo da final, vencendo na «negra». Excelente espectáculo que promete uma final emocionante.

O Benfica entrou com o pé direito na final do campeonato nacional da Divisão A1 ao vencer em Espinho a equipa local pela margem mínima (24-26;24-26;25-23;25-19;9-15). Num excelente espectáculo da modalidade, com mais de duas horas de jogo, as águias souberam gerir melhor as emoções e levam vantagem numa eliminatória disputada “à melhor de cinco”.

No inicio de jogo os encarnados cedo tomaram a frente do marcador, e apesar de a partida se pautar pelo equilíbrio, os espinhenses não arranjavam forma de se colocar na frente. Mesmo assim as águias tiveram de suar bastante e nos dois primeiros sets venceram precisamente com o mesmo parcial (24-26).

No terceiro set tudo indicava que os encarnados iriam encerrar o jogo, pois chegaram novamente ao segundo tempo técnico na liderança (15-16), mas surgiu um ponto fundamental para as coisas se inverterem. O Benfica conquistou um ponto polémico, depois de Roberto Reis estar lesionado e o árbitro ter mandado seguir o jogo. A partir dai os tigres encontraram novo motivo para encarar este jogo e operaram a reviravolta, com Roberto Reis e Flávio Cruz em evidência.

Nesse mesmo set o SC Espinho venceu por 25-23 e no quarto não deu hipóteses ao Benfica, triunfando por 25-19. A partida seria assim decidida na “negra”, onde os pupilos de José Jardim mostraram mais “sangue frio”. Miguel Maia que já havia demonstrado alguns problemas físicos durante o jogo, acusou o desgaste, depois de uma partida que mesmo assim esteve em bom nível. Os actuais campeões nacionais entraram muito mal no derradeiro set, que o Benfica venceu por 9-15. O bloco dos encarnados, tal como já tinha acontecido durante a partida, voltou a ser mais forte (12 pontos contra 4 do SC Espinho).

Roberto Reis (17 pontos) e Flávio Cruz (20 pontos) voltaram a ser as figuras do SC Espinho, enquanto pelo Benfica, o inevitável Pedro Dornelas voltou a ser o melhor pontuador, onde há ainda a destacar as boas prestações de Reidel Torian (17 pontos) e Fábio Jardel, no centro da rede, que causou bastantes embaraços tanto a Kibinho como a Jonatas Nascimento.

Declarações:

José Jardim, Treinador do Benfica

"Demos um passo importante"

José Jardim não cabia em si de contente pela vitória do Benfica em Espinho e lamentou que a ansiedade que atacou os seus jogadores não tenha permitido à sua equipa terminar o jogo mais cedo. "Estivemos tacticamente muito bem. Jogámos como equipa, e foi pena que a ansiedade de querer fechar o encontro nos fosse traindo", frisou. O treinador do Benfica considera que esta "foi uma vitória importante, mas é apenas um passo, porque é preciso vencer três jogos" para a equipa "ser campeã". "Temos de ter isso bem presente. É claro que vencer em Espinho é importante, mas o próprio jogo mostrou o que é uma final e que nada se pode dar como garantido."

Figura: Paulo Renan

Mãos mágicas do brasileiro

O distribuidor brasileiro pôs a cabeça em água ao bloco espinhense. Variou exemplarmente o jogo ofensivo da sua equipa, deixando quase sempre os companheiros sem oposição na hora do remate. Registou ainda cinco pontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário