domingo, 18 de abril de 2010

Futebol: Académica vs Benfica


Jorge Jesus: “O Benfica joga sempre para ganhar”

O técnico do Benfica, Jorge Jesus, mostrou-se este sábado confiante para o próximo jogo da Liga Sagres com a Académica, embora saiba que o adversário vai tentar complicar a vida dos “encarnados”. Em entrevista à Benfica TV e ao Site Oficial do Clube, Jorge Jesus afirmou que gostaria de ver o Estádio com muitos adeptos do Benfica.

Nesta antevisão, Jorge Jesus começou por explicar qual deve ser a abordagem ao jogo por parte da Académica. “A Académica ainda precisa pontualmente de um ou dois pontos para se manter na Liga e a sua abordagem será de fazer um jogo muito forte a nível defensivo e tentar surpreender o Benfica no contra golpe, porque tem avançados muito rápidos e por isso vai jogar para ganhar, mas sempre com o objectivo de pontuar. Nós estamos habituados a conviver com estas situações, portanto nada vai fugir à normalidade do que tem sido este Campeonato.”

Na primeira volta, o Benfica goleou os “estudantes” por 4-0. Jorge Jesus explicou que era bom repetir o resultado mas o mais importante é ganhar. “Era bom conseguirmos repetir, mas o mais importante é ganhar, não é o número de golos. Faltam quatro finais e por isso temos a nítida convicção que o jogo de amanhã, caso o Benfica vença, podemos dar um passo quase definido em relação ao nosso grande objectivo, que é o título.”

O facto de ter chovido bastante nos últimos dias, não é um factor que preocupe o técnico. “O Benfica já jogou muitas vezes em campos molhados e pesados, portanto nós sabemos como nos adaptar a essas condições. Temos uma mentalidade forte e estamos preparados para todas as situações”, explicou o treinador.

Em relação à ausência do capitão Luisão e à possibilidade de Sidnei entrar no onze, Jorge Jesus explica que há várias alternativas. “O Sidnei foi o jogador que jogou em Liverpool, já a pensar numa situação de futuro e nessa ideia terá um pouco de vantagem sobre o Miguel Vítor, mas até lá, o Miguel também tem muitas possibilidades”.

Quando questionado sobre a possibilidade da ausência de Luisão afectar a equipa, Jorge Jesus é muito claro. “O Benfica já demonstrou durante este campeonato que quando não jogam alguns jogadores que normalmente jogam mais, a equipa não se ressente. Seja qual for o jogador que jogue, a equipa está sempre focada naquilo que fazemos durante a semana, portanto espero que o Sidnei ou o Miguel Vítor desempenhem a ideia daquilo que a equipa tem sido defensivamente, porque como toda a gente sabe, o Benfica é a equipa menos batida da Liga.”

Já em relação à dupla de atacantes, Saviola e Cardozo, o treinador afirmou que vai esperar até à hora do jogo, para decidir se podem jogar. “O Saviola é um jogador muito importante nas movimentações ofensivas da equipa e se ele der uma boa resposta hoje e amanhã, pode ser lançado no jogo. Estamos dependentes do Saviola e do Cardozo e têm de ser eles a dizerem como estão fisicamente, para eu decidir se os coloco a jogar ou não, mas neste momento ainda tenho muitas dúvidas.”

A pressão e as emoções destes últimos jogos são, do ponto de vista do técnico, factores positivos para a equipa.” A equipa tem dado respostas muito fortes. Sempre que tivemos dificuldades conseguimos ultrapassá-las, tirando o caso do Liverpool. Estas emoções são emoções muito positivas. São emoções de podermos ser vencedores e por isso temos de saber controlá-las com a confiança individual e colectiva.”

Outro factor que não vai condicionar o grupo de trabalho é o facto do Sporting de Braga jogar antes, como explica Jorge Jesus. “Ao longo do ano temos falado e não temos pressão nenhuma quando os nossos rivais jogam antes e ganham, porque o Benfica joga sempre para ganhar, portanto antes ou depois, o que temos de fazer é ganhar e depois se os nossos adversários não o fizerem, ficamos satisfeitos, mas não jogamos em função disso.”

Já no final, Jorge Jesus confessou que gostaria de ver Coimbra vestida de vermelho. “ Os adeptos têm sido uma ajuda muito grande à equipa e Coimbra é um local e um estádio que têm todas as condições para os adeptos do Benfica poderem estar em grande número e invadirem Coimbra. Nós precisamos cada vez mais do apoio dos adeptos e espero que o Estádio Municipal de Coimbra seja todo ele vermelho, para que a equipa esteja mais forte e mais confiante.”

Recorde-se que o Académica – Benfica tem início marcado para as 18 horas de domingo.

Fonte: Sport Lisboa e Benfica - Site Oficial

Sem comentários:

Enviar um comentário