quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Basquetebol: Benfica conquista Supertaça


Muito público em Albufeira para assistir ao jogo de atribuição da XXV Supertaça Masculina entre as duas equipas que ainda não perderam no Campeonato LPB. Foi mais forte o Benfica que na transição do 3º para o 4º período cavou um fosso superior à dezena de pontos, resistindo ao forcing final da Ovarense que nunca se entregou. Vitória por 8 pontos – 69/61 – no 8º triunfo benfiquista neste troféu, igualando a Ovarense em número de vitórias e interrompendo a série vareira de 3 supertaças consecutivas.

Nota final para a excelente organização da Associação de Basquetebol do Algarve e da Câmara Municipal de Albufeira, cidade com história na modalidade que assim voltou a ser palco de Basquetebol ao mais alto nível.

Inicio de jogo com um ligeiro ascendente da Ovarense que assumiu a liderança e aos 5 minutos vencia por 8-4, mercê de uma excelente atitude defensiva. Reagiu o Benfica que conseguiu inverter o rumo dos acontecimentos e encontrar soluções ofensivas que lhe permitiram passar para a frente no final dos primeiros 10 minutos (15-13).

Começou melhor a equipa de Ovar que com um parcial de 6-0 colocou-se na frente (15-19). Assistiu-se então a um jogo a 2 pontos, com cesto cá, cesto lá, de excelente qualidade técnica e grandes jogadas a entusiasmar o muito público presente. Na saída para os balneários, Ovarense na frente com 26-28 no placar.

Veio a segunda parte e nada parecia alterar o rumo dos acontecimentos com grande equilíbrio. Mas com 36-36 no marcador a 3,16, Nick Dewitz converte um triplo que seria um ponto de viragem na partida e os primeiros 3 pontos de um parcial de 10-2, com Diogo Carreira em grande destaque nestes instantes onde marcou 5 dos seus 7 pontos e ainda fez excelente assistência para Will Frisby, que nesta altura já começava a ganhar vantagem na disputa pelo prémio de MVP, que viria a conquistar mercê dos 21 pontos e 6 ressaltos que obteve.

Com 46-38, o inicio do último parcial foi cruel para a Ovarense que cedo viu a vantagem ampliar até aos 13 pontos. Mas os jogadores vareiros nunca se entregaram e um triplo de Shawn Jackson seguido de um contra ataque de José Barbosa e 2 pontos de Cortez, fizeram um parcial de 9-0 colocaram a Ovarense de novo no jogo (53-49). O Benfica tentou conter a reacção da Ovarense mas quando o jovem José Barbosa faz mais um grande triplo a 2,50 min do fim, eram só 3 pontos que separavam as duas equipas. Foi o último suspiro. O Benfica, experiente e mais fresco, conseguiu dar uma “sapatada” e afastar-se para 8 pontos em cerca de minuto e meio com João Santos a marcar um triplo e 8 pontos de diferença no resultado (62-54). A Ovarense ainda lutou, Miguel Miranda com um triplo a 40 segundos ainda deu alguma esperança (64-59) mas o Benfica já não deixou fugir a vitória.

Destaques individuais, no Benfica, para o já mencionado Will Frisby, MVP da partida, e para Bem reed e Sérgio Ramos com 12 e 11 pontos, respectivamente; e na Ovarense para o trio constituído por Miguel Miranda (15 pts), Nuno Cortez (14 pts e 7 res) e Chris Lee (16 pts e 6 res).

Fonte: fpb.pt

1 comentário:

  1. Como benfiquista e amante de basquetebol (que saudades dos tempos de Carlos Lisboa) regozijo-me com mais esta vitória!
    Vamos trocar linsks nos blogues?
    BLOG DO MANUEL
    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar