segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Basquetebol: Benfica bate Académica em Coimbra


O Benfica somou o seu segundo triunfo na Liga Portuguesa de Basquetebol depois de ter vencido, este domingo, em Coimbra, a Académica, por 68-61. O sucesso da defesa zona no início da segunda parte permitiu aos comandados de Henrique Vieira construir uma vantagem que se limitou, depois, a gerir até ao final da partida.

Os encarnados começaram melhor o encontro, dando a sensação que muito cedo se iriam distanciar no marcador. Depois dos 10-3, conseguidos logo nos primeiros minutos, respondeu a equipa de Coimbra, já com o seu norte americano Quin Humphrey em campo, e o português Daniel Caluico no lugar do desinspirado Manuel Johnson, não deixando o adversário “fugir” (14-21).

Ao intervalo a diferença pontual entre as duas equipas era de 8 pontos (35-27), favorável aos actuais campeões nacionais, e explicava-se fundamentalmente pelo maior acerto dos benfiquistas nos lançamentos de 3 pontos – 5 em 9, 56% por parte dos encarnados, versus os 3 em 13, 23% dos estudantes –, já que o maior poderio dos visitantes na luta das tabelas (24-9), contrabalançava com o menor número de perdas de bolas pela equipa da casa (5-14).

O recomeço do encontro viria a revelar-se decisivo para o desfecho final. A opção benfiquista de defender zona logo de entrada funcionou na perfeição. A Académica tardou a encontrar soluções ofensivas para contrariar a alteração táctica do adversário, agravando ainda mais a má fase que atravessava, quando simplesmente deixou de recuperar defensivamente, sofrendo vários contra-ataques sucessivos. Os 17 pontos (56-39) com que os comandados de Henrique Vieira principiaram o derradeiro quarto, dava-lhes uma margem de erro bastante confortável para vencerem o encontro. A vitória não fugiu à equipa lisboeta, muito embora não tenham gerido a vantagem de que dispunha da melhor forma (68-61).

Para não fugir muito à regra, o capitão Sérgio Ramos (22 pontos, 7 ressaltos e 2 roubos de bola) voltou a ser o jogador mais valioso da equipa e da partida, tendo tido em Nick Dewitz (15 pontos, 6 ressaltos, 4 desarmes de lançamento e 2 assistências) uma preciosa ajuda.

Fonte: fpb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário