segunda-feira, 11 de maio de 2009

Basquetebol: Benfica nas Meias Finais


Super-Benfica
Com duas vitórias no fim de semana sobre a equipa do FCPorto o Benfica assegurou a presença nas meias finais da Liga Portuguesa de Basquetebol.

Estes dois jogos eram olhados com alguma desconfiança pelos Benfiquistas pois no segundo jogo a equipa encarnada tinha deixado muito a desejar e ainda por cima tinha perdido um dos mais importantes jogadores por lesão, o Ben Reed. A juntar a isso ainda havia a estreia do basket no novo Dragão Caixa que prometia um ambiente terrível.

Um Benfica aguerrido
No entanto logo no jogo de sábado a equipa demonstrou ao que ia e desde os primeiros minutos demonstrou grande personalidade. Um bom início de jogo assente numa boa defesa e no tiro exterior sem descurar as lutas das tabelas permitiu chegar ao fim do primeiro período na frente do marcador, 10-14.

Mas o segundo período correu ainda melhor e nem uma arbitragem mais uma vez tendenciosa impediu uma verdadeira demonstração de raça e classe que culminou com um 25-37 ao intervalo.

Depois do intervalo a equipa voltou a entrar muito concentrada e sem se deixar influenciar pela habilidosa arbitragem foi controlando o marcador não permitindo a aproximação do adversário, chegando ao fim do terceiro período ainda com uma boa vantagem, 41-51

No derradeiro período o FCPorto fez uma última investida e com a entrada do jovem André Bessa ainda chegou a assustar fruto também de alguma intranquilidade dos Benfiquistas da linha de lance livre. Mas na altura decisiva aparecem os grandes jogadores e foi aí que apareceu o americano Seth Doliboa a fazer a diferença com lances fabulosos e a levar o Benfica à vitória, 64-70.

Neste jogo destaque para a dupla Seth Doliboa (28 pontos, 7 ressaltos, 1 assistência e 1 roubo de bola) e Sérgio Ramos (24 pontos e 3 ressaltos) que assumiu a responsabilidade do jogo, tendo sido fulcral na vitória do Benfica.



Vitória incontestável
Depois da vitória alcançada no dia anterior o Benfica abordou o jogo de domingo determinado em evitar que esta eliminatória se decidisse na "negra" e voltou a entrar bem no jogo conseguindo chegar ao fim do primeiro período mais uma vez em vantagem, 10-15.

O segundo período então foi fantástico com a equipa comandada por Henrique Vieira a dar um verdadeiro show tendo disparado no marcador até atingir uma vantagem de 19 pontos ao intervalo, 20-39.

Na segunda parte a turma encarnada não descurou a concentração e mesmo permitindo uma ligeira aproximação do adversário manteve sempre o jogo controlado tendo chegado ao último período ainda com 15 pontos de vantagem, 40-55. O último período então foi só gerir a vantagem sem permitir grandes veleidades ao FCPorto tendo a vantagem final cifrado-se nos 12 pontos, 60-72.

Neste segundo jogo o destaque vai para o base Miguel Minhava que esteve muito bem na condução da equipa e registou números bem interessantes, 16 pontos, 4 ressaltos, 2 assistências e 1 roubo de bola e para o capitão António Tavares que com 17 pontos foi o melhor marcador do Benfica.

Agora nas meias finais o Benfica vai defrontar a equipa da Académica de Coimbra que eliminou o Vagos em apenas 3 jogos. Os jogos das meias finais começam a disputar-se já no próximo fim de semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário