sábado, 30 de janeiro de 2010

Voleibol: Divisão A1: Aproximam-se as grandes decisões


A fase regular do campeonato nacional de voleibol está prestes a terminar e as grandes decisões vêm a caminho. Neste fim-de-semana quatro equipas acertam calendário e poderão já definir as suas posições na tabela classificativa, tal como as formações que irão discutir o Play-off, ou então o Play-out (define qual a equipa a descer de divisão).
No topo da tabela classificativa, o SC Espinho já assegurou o primeiro lugar, mesmo que, na pior das hipóteses perca os dois jogos que faltam disputar, o Benfica apenas conseguirá igualar os espinhenses, mas perde no confronto directo.
Os encarnados podem assim aspirar ao 2º lugar, pois será uma das equipas que conta com menos um jogo, ultrapassando o V. Guimarães, que pode ainda descer à 4ª posição, mas mais uma vez, terá de perder os dois jogos que faltam e o Castêlo da Maia vencer, sendo que a última jornada proporciona-se precisamente um escaldante Castêlo da Maia-V. Guimarães.
Fonte Bastardo e Vilacondense encontram-se em igualdade pontual e esperam por um deslize, sendo que esta jornada os açorianos recebem o SC Caldas e a formação de Vila do Conde visita o renovado Leixões. Os leixonenses sabem no entanto, tal como a turma das Caldas da Rainha, que irão disputar o Play-out, fase que decide a única equipa que desce de divisão.
Assim as maiores emoções estão reservadas para as quatro equipas que ainda não decidiram a fase que irão disputar, terminada a fase regular. Esmoriz e Marítimo são as equipas que estão melhor colocadas para garantir a presença nos oito melhores classificados, mas AA Espinho e AD Machico estão à espreita de uma aberta, com os madeirenses a terem ainda menos um jogo mas este fim-de-semana, apesar de jogarem em casa, defrontam Benfica e Castêlo da Maia.
As emoções estão assim guardadas para o final da fase regular, de um campeonato que melhorou em comparação ao anterior, onde surgem três candidatos muito fortes ao título, surgindo ainda mais três equipas que querem surpreender, nomeadamente o habitual Fonte Bastardo e os renovados Castêlo da Maia e Vilacondense. Mas isso já serão contas do Play-off.

Sem comentários:

Enviar um comentário