sábado, 9 de maio de 2009

Voleibol : Entrevista a José Jardim

“Mostrámos ter muita dignidade”

O terceiro lugar final assenta que “nem uma luva” naquilo que foi a caminhada do Benfica em 2008/09. Garra e espírito de grupo foram os ingredientes de uma receita que continua a dar frutos.

- Quanto ao terceiro lugar do Benfica também é justo, tendo em conta o que se passou durante a temporada?

- Não tenho qualquer problema em assumir que o terceiro lugar é justo e merecido. Primeiro, porque o Benfica foi claramente a terceira melhor equipa do campeonato, a seguir ao Sp. Espinho e Guimarães.Segundo, porque é muito complicado para uma equipa que esteve à beira de poder conquistar um lugar na final, e que é eliminada como nós fomos pelo Espinho de forma tão intensa, depois recuperar e ainda ir vencer o Leixões como o fez. E não nos podemos esquecer que durante a fase regular, o Benfica apenas perdeu um jogo por 3-0, em casa com o Espinho, e venceu os dois jogos com o Castêlo da Maia e Fonte Bastardo, que foram duas equipas que se reforçaram mais esta época.

- Como correu a gestão deste grupo de trabalho?

- Na fase inicial da época, devido aos condicionalismos que já referiu, foi necessário fazer algumas adaptações. Apesar de existirem posições específicas, quando estamos em campo para jogar e o objectivo é ganhar, eu não tenho problemas em utilizar jogadores em outras funções, porque o importante é fazer alguma coisa para poder lutar pelo resultado, e houve muita disponibilidade dos atletas nesse sentido. Depois, claro, houve sobrecarga de alguns jogadores, que acabaram a época com dificuldades, mas também precavemos essas situações com a preparação feita ao longo da época.

- Mais especificamente, o que é preciso para o Benfica ser campeão e manter um nível elevado no voleibol português?

- Na minha perspectiva o mais importante é a estabilidade, uma vez que quando se ganha deve manter-se a base da equipa inalterada e fazer apenas pequenos reajustes. De resto, como está a acontecer com outras equipas do Benfica, através de renovação de vários atletas importantes. Porque na época em que vencemos tudo saiu cerca de 50 por cento da equipa-base, o que obrigou a uma grande reconstrução, o que aconteceu de novo a época passada. Estou convencido que com pequenos reajustes, este ano poderíamos ter ido mais além.

- Pode adiantar-nos já algumas novidades em relação à próxima época, nomeadamente no que diz respeito a renovação com jogadores?

- A base de atletas portugueses irá permanecer quase na totalidade. Já no que diz respeito aos jogadores estrangeiros estamos ainda numa fase de estudo, uma vez que eles próprios se encontram à procura das melhores soluções. Sabemos já que o Samuels dificilmente ficará, uma vez que tem uma proposta muito boa do estrangeiro. Nestes casos existem várias situações a ponderar, porque quando se fala em condições não nos referimos apenas ao ordenado, mas também às condições de trabalho e cumprimento das obrigações, e isso é muito importante para a estabilidade do atleta.

- E em relação a competições europeias, existe alguma perspectiva do Benfica estar presente em 2009/2010?

- A nossa experiência foi muito gratificante, mas eu como treinador prefiro usar o orçamento que tenho à minha disposição para ter uma equipa mais forte para lutar pelas competições internas. Talvez daqui a dois ou três anos já seja possível participar com maior confiança e outras condições.

- No caso do Benfica, o que pode ser feito para levar as equipas da Formação aos títulos com mais frequência e, principalmente, a gerar jogadores para a equipa sénior?

- Era importante que os miúdos comecem cada vez mais cedo a praticar a modalidade, para se poder trabalhar mais a vertente técnica. E, depois, é trabalhar sempre afincadamente e sem desistir, porque o trabalho na Formação é moroso.

- O actual plantel tem jogadores que foram formados no Clube, como Rui Guedes, João Magalhães, Carlos Fidalgo e João Vicente. Esses são exemplos a seguir?

- Sem dúvida alguma, até porque no início desta temporada sustentámos a nossa equipas neles, caso contrário o voleibol sénior do Benfica podia ter acabado. Basta lembrar que em Setembro tivemos treinos com apenas seis ou sete atletas. Não me cansei de os elogiar porque foram de facto importantes

Fonte: Sport Lisboa e Benfica - Site Oficial

Sem comentários:

Enviar um comentário