domingo, 29 de março de 2009

Basquetebol: Benfica segue invicto


Vagos deu boa réplica na Luz

Numa partida que já cheirou a playoff, o Benfica conseguiu a sua 27ª vitória consecutiva da temporada, depois de ter vencido na recepção ao Vagos Norbain Lusavouga (91-87). Num encontro repleto de emoção e entusiasmo, os encarnados demonstraram traquejo para aguentar a pressão dos momentos finais. Uma palavra para os comandados de Renato Soares que, uma vez mais, deixaram uma excelente imagem da qualidade e da capacidade de sofrimento que o grupo possui.

O virtuosismo individual dos encarnados durante a primeira metade do encontro, especialmente do seu norte-americano Seth Doliboa, que esteve com a mão quente nos lançamentos longos, sobrepôs-se ao jogo mais pausado e trabalhado no 5 para 5 em meio campo da equipa de Vagos.

A perder por 6 pontos de diferença ao intervalo (41-47), o descontrolo emocional dos visitantes no recomeço da 2ª parte fez aumentar a diferença para 14 pontos, dando sinais que tudo de bom que tinham feito durante a primeira metade caíra no esquecimento. Quando tudo levava a crer que os encarnados iriam sentenciar o encontro, os vaguenses conseguiram recompor-se, restabeleceram a diferença com que tinham atingido o intervalo (61-68), deixando tudo em aberto para o derradeiro período.

Os 10 minutos finais foram electrizantes, com as duas equipas a baterem-se de igual para igual. Depois de um período menos conseguido da equipa da casa, precipitando e forçando alguns ataques, os encarnados foram capazes de responder à letra a todas as tentativas que a turma de Vagos efectuou para assumir o comando no marcador. Os 2 últimos minutos foram bem o exemplo disso, quando se passou a assistir a uma fase de triplo cá, triplo lá.

Neste período, a acção de João Santos foi fundamental já que, com dois triplos consecutivos, soube responder numa altura de pressão extrema ao aproximar do resultado, motivado pelos triplos de Pedro Nuno e Rico Hill. Já no último minuto, outro lançamento de 3 pontos, desta vez de Miguel Minhava, colocaria a diferença nos 4 pontos, entrando-se a partir daí no jogo dos lances-livres, acabando, novamente, por ser João Santos a sentenciar a partida.

As boas prestações de Seth Doliboa (27 pontos, 4 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola) e da dupla portuguesa Sérgio Ramos (21 pontos, 8 faltas provocadas, 6 ressaltos, 2 roubos de bola e 2 assistências) e João Santos (14 pontos, 3 ressaltos e 3 roubos de bola) foram decisivas na manutenção da invencibilidade do Benfica. Do lado da turma de Vagos, destaque para o inconformismo de Pedro Nuno (23 pontos, 8 assistências e 3 ressaltos), bem como da dupla Hill (21 pontos, 8 ressaltos, 5 assistências e 2 roubos de bola) e Coleman (18 pontos, 4 ressaltos, 4 roubos de bola e 2 assistências).

Fonte: FPB(Texto de Carlos Seixas)

Sem comentários:

Enviar um comentário