terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Voleibol: Balanço


O voleibol foi o que mais sofreu com a reestruturação do orçamento das modalidades ditas amadoras. Da época anterior apenas se mantiveram no plantel Pedro Fiúza, João Magalhães e Luis Samuels. Saíram jogadores importantes como Joel Perosa, Aureliano Silva, André Lopes, Carlos Teixeira, Manuel Silva, Fábio Jardel, Fábio Brandini ou Evandro Batista. O Treinador manteve-se o Prof. José Jardim, mas construir um plantel não foi fácil. Participando num só torneio de pré-época ou recebendo o último reforço apenas a tempo da 2ª volta do campeonato, são alguns exemplos dos problemas. Entraram 10 jogadores, alguns deles de regresso ao Benfica: Rui Guedes, Carlos Fidalgo, João Vicente e Roberto Purificação. Além destes, dois cubanos: Reidel Toiran e Walfrido Fuentes, um norte-americano medalhado de ouro nos Jogos Olimpicos: Paul Munoz, dois novos passadores: Paulo Bertassoni e Pedro Lágoa e ainda o cabo-verdiano Valdir Reis.

A uma primeira vitória em casa frente ao Vilacondense, seguiram-se 4 derrotas consecutivas em jogos fora de casa: Sp.Espinho, Esmoriz, Leixões e V.Guimarães, o que fazia prever uma época desastrosa. Mas 6 vitórias consecutivas até ao final da 1ª volta, colocavam de novo o Benfica na corrida. Uma derrota em casa frente ao Sp.Espinho no inicio da 2ª volta, por 0-3, mostrou que ainda há muito para melhorar. 3 vitórias consecutivas, incluindo as desforras da 1ª volta frente a Esmoriz e Leixões, colocaram o Glorioso bem encaminhado para o Play-Off. Depois seguiu-se o campeão nacional, V.Guimarães, que sofreu a bom sofrer para vencer, apenas na negra. No último fim-de-semana, vencemos os 2 jogos nos açores, frente a F.Bastardo e Clube K.

Com 4 jogos por disputar, temos a nossa posição praticamente definida, iremos para os play-offs como 4ºs classificados da fase Regular.

Na Taça de Portugal já ultrapassámos 2 eliminatórias, frente a adversários de escalões inferiores: o Oeiras e o Aliança. Nos 1/4 de final, defrontaremos o Marítimo.

Em resumo, 20 jogos disputados, 14 vitórias, 70% de aproveitamento.

Os próximos tempos dirão até onde esta equipa pode chegar, mas é justo dizer que com tão poucos recursos, tem sido feito um bom trabalho na secção de Voleibol. Esta é a única modalidade que não tem plantel para lutar pelo titulo, esse provavelmente será disputado entre Sporting de Espinho e V.Guimarães, clubes que apostaram bem mais forte do que o Benfica.

Mas como no desporto tudo é possível, chegar a uma final, em qualquer uma das provas, seria um grande prémio para esta nossa equipa.

Amanhã é dia de basquetebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário