sábado, 7 de fevereiro de 2009

Basquetebol: Prossegue a invencibilidade


Embora o resultado final não o demonstre (77-66), o Benfica teve de empenhar-se para superar o Vitória de Guimarães, mantendo dessa forma o seu trajecto cem por cento vitorioso na prova. Os encarnados só a 5 minutos do final da partida conseguiriam afastar-se no marcador, acabando por sair das mãos de João Santos, com 2 triplos consecutivos a 2 minutos do termo do encontro, a confirmação do vigésimo triunfo consecutivo dos encarnados na competição.

Entrou melhor o Guimarães, mais activo e acima de tudo mais predisposto a lutar por todas as posses de bola. Com Julian Blanks a comandar bem a equipa e Donte Minter a dominar os ressaltos, os vimaranenses assumiram o controle do jogo.A troca de bases na turma encarnada (Minhava por Carreira) mexeu com a forma de jogar da equipa. O ritmo de jogo passou a ser outro, as soluções ofensivas passaram a surgir com outra fluidez, beneficiando os encarnados que chegariam ao intervalo no comando do marcador (35-34).

A segunda parte da partida, para além de mais emotiva, foi de uma qualidade totalmente diferente. O recomeço do encontro traria um emocionante duelo entre os atletas Ben Reed e Donte Minter, a assumirem quase exclusivamente durante largo período do encontro, a marcação de pontos dos respectivos conjuntos.

Empatados a 52 pontos à entrada do derradeiro quarto, a partida começaria a pender para o lado encarnado, quando o novo reforço Elvis Évora surgiu na partida. Explorando bem em ataque as situações de bloqueio directo na bola e especialmente na defesa a conseguir suster o endiabrado Donte Minter (33 pontos e 8 ressaltos), Élvis acabaria por ser decisivo nesta fase do jogo.

Arriscou o Guimarães ao tentar limitar o jogo interior de Évora, libertando espaços para que o lançamento exterior surgisse sem oposição. Aproveitou bem João Santos, que com dois triplos consecutivos, acabou por sentenciar a partida a 2 minutos do termo do encontro.

Face à ausência de Sérgio Ramos, ainda não totalmente recuperado da contractura sofrida na meia-final da Taça de Portugal, a dupla norte-americana Ben Reed (15 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências) e Seth Doliboa (15 pontos,11 ressaltos, 2 desarmes de lançamento e 2 assistências) tomou a responsabilidade de liderar a equipa em mais um triunfo no campeonato. Nos forasteiros a fantástica exibição de Donte Minter (33 pontos, 8 ressaltos, 3 desarmes de lançamento e 2 roubos de bola), bem como a do seu compatriota Julian Blanks (10 pontos, 9 assistências, 6 ressaltos e 5 roubos de bola) não foram suficientes para alcançar a vitória.

Classificação:

Fonte: FPB

Sem comentários:

Enviar um comentário