sábado, 11 de outubro de 2008

Basquetebol: Henrique Vieira entrevistado pelo SCN


Depois de Mário Leite e Júlio Matos terem feito, em exclusivo ao scn.pt, o lançamento da nova temporada, hoje foi a vez de Henrique Vieira, treinador do Benfica, abrir o livro e revelar o que espera da sua equipa. O título não é uma miragem. Segundo o técnico encarnado, basta acreditar que é possível.

Defendendo que a Ovarense é a principal candidata à conquista do título, Henrique Vieira tem perfeita consciência da qualidade do plantel que tem em mãos, mas pede paciência e trabalho, uma vez que a equipa ainda está em formação.

Este novo formato vai beneficiar o basquetebol português?
Henrique Vieira – Como treinador profissional, sou um defensor da Liga Profissional de Basquetebol. Este foi um modelo defendido pelos treinadores, no qual eu me incluo, no sítio próprio, e que visa dar maior enquadramento desportivo às equipas da Proliga. Creio que é um modelo que serve mais os interesses das equipas da Proliga, uma vez que, jogando frente às equipas da LPB, têm oportunidade de aumentar a sua própria competitividade.

Dada a diminuição do número de estrangeiros, a qualidade dos mesmos poderá ser um aspecto que faz toda a diferença?
HV – Acima de tudo, acho que é mais importante ter um bom núcleo de jogadores portugueses. Acaba por ser uma medida que nos “obriga” a possuir bons jogadores portugueses e bons jogadores estrangeiros. Esta redução melhora a qualidade dos americanos e a qualidade dos portugueses. Considero que esta redução pode ser um sinónimo de melhoria da qualidade.

Como analisa os seus adversários mais directos?
HV - A Ovarense é claramente a principal candidata ao título. É uma equipa forte e com uma excelente organização. Tem um treinador novo mas que conhece muito bem os cantos à casa e tem um plantel de grande qualidade. Óptimos jogadores portugueses e estrangeiros fazem da Ovarense a candidata nº1 ao título.
Quanto ao FC Porto, que mudou de treinador, tem jogadores portugueses de grande qualidade como o Paulo Cunha, Nuno Marçal ou João Figueiredo. Ainda não vi muito do FC Porto mas, pelo que sei, os norte-americanos também são bons jogadores. O Júlio Matos tem muito potencial para explorar e será certamente um dos nossos principais adversários ao longo da época.

O que é que o Benfica terá de fazer para reconquistar um título que lhe foge há muitos anos e quebrar a hegemonia da Ovarense?
HV – Acima de tudo, temos de ser pacientes e trabalhadores. Temos de acreditar que podemos chegar ao título. Partimos um pouco atrás relativamente a Ovarense e FC Porto porque ainda estamos em formação. Temos um plantel com muitos jogadores novos, alguns até vieram da Proliga, e, por isso, é necessário ter paciência e dar tempo ao tempo. A equipa vai-se rotinando ao longo do tempo e os vencedores só se conhecem no fim.

Em relação às outras equipas. Quem é que pode surpreender?
HV – Vagos, V. Guimarães, Académica e o Casino Ginásio. Acho que, mais do que surpresas, são já certezas do basquetebol nacional. Outras equipas poderão emergir, mas creio que estas são as que mais dificuldades podem criar aos candidatos ao título.

Fonte: SCN

Sem comentários:

Enviar um comentário