quarta-feira, 17 de junho de 2009

Hoquei em Patins-Taça de Portugal

Sábado 13 Junho 2009
Taça de Portugal
Meias-Finais
Pavilhão Municipal do Entroncamento
S.L.Benfica 5 vs O.C.Barcelos 1
O Benfica qualificou-se facilmente para a final da Taça de Portugal ao derrotar, no Pavilhão Municipal do Entroncamento, o Óquei de Barcelos, por 5-1, depois de ter chegado ao intervalo a vencer por 3-0.A equipa benfiquista imprimiu um ritmo muito forte na fase inicial da partida e aos 5’ Tiago Rafael inaugurou o marcador, com um remate ao ângulo superior direito, após um espectacular passe enrolado de Ricardo Pereira.Quatro minutos depois, Tiago Rafael voltou a marcar com mais um movimento de trás para a frente, respondendo da melhor forma a uma assistência lateralizada de Tó Silva. O Barcelos evidenciou grandes dificuldades para acompanhar as movimentações ofensivas do Benfica, durante a primeira parte, e o terceiro golo da equipa de Carlos Dantas foi um bom exemplo disso mesmo – Ricardo Barreiros desviou o esférico para o fundo das redes (11’), depois de Tó Silva ter ultrapassado a oposição de dois defesas adversários.A dois minutos da chegada do intervalo, Carlos Silva defendeu uma grande penalidade a castigar uma falta cometida por Diogo Rafael. Na etapa complementar, Ricardo Barreiros deu ainda mais tranquilidade à equipa ao fazer o 4-0 na marcação de uma grande penalidade.
Gestão eficaz da vantagem
O conjunto minhoto reduziu dois minutos depois também num castigo máximo (remate certeiro de José Braga), mas, aos 47’, Valter Neves recolocou a vantagem em quatro golos de diferença, desfazendo completamente as hipóteses de o adversário sonhar com o prolongamento.No final do jogo, o treinador Carlos Dantas sublinhou que “o resultado final espelhou a supremacia do Benfica” na pista, referindo, todavia, que a saída forçada (cartão azul) de Ricardo Pereira na segunda parte “condicionou a estratégia ofensiva da equipa”.BENFICA – Carlos Silva; Valter Neves (Cap) (1), Tiago Rafael (2), Ricardo Pereira e Tó Silva; Suplentes utilizados: Ricardo Barreiros (2), Vitor Hugo, Diogo Rafael e Marco Barros.

Texto:Victor Pinto

Domingo 14 Junho 2009
Taça de Portugal
Final
Pavilhão Municipal do Entroncamento
S.L.Benfica 1 vs F.C.Porto 2
Em final equilibrada
Taça foge ao Benfica
O Benfica perdeu, este domingo, no Entroncamento, a final da Taça de Portugal de hóquei em patins, frente ao FC Porto, por 2-1. A equipa orientada por Carlos Dantas esteve grande parte do jogo em desvantagem, tendo conseguindo, ainda assim, dar uma boa resposta na fase final da partida e ameaçado o prolongamento. No entanto, foram os nortenhos a arrecadar, no final, o troféu.
Maldita pontaria
Voltou a repetir-se, ao longo da primeira parte, o "filme" de outros embates entre "águias" e "dragões". O Benfica (que apresentou de início Carlos Silva, Valter Neves, Ricardo Pereira, Tó Silva e TiagoRafael) mostrou mais capacidade ofensiva, mas esbarrou sempre na organizada defesa portista ou, por Tó Silva e Tiago Rafael, nos ferros da baliza à guarda de Edo Bosch. No entanto, acabou por sofrer um golo de Reinaldo Ventura, na marcação de uma grande penalidade, aos 17'.Uma primeira parte marcada, ainda assim, pela forma violenta como os hoquistas portistas actuaram, o que lhes valeu um cartão vermelho (Ricardo Figueira) e dois cartões azuis (Reinaldo Ventura e Filipe Santos). No entanto, o Benfica desperdiçou os três livres directos correspondentes. Do lado "azul e branco", também existiu um livre directo (Vítor Hugo viu o cartão azul), mas Emanuel Garcia também falhou.
Incerteza até final
Apesar de reagir à desvantagem, nem sempre o Benfica utilizou as melhores soluções, pelo que se tornou complicado desfeitear o guardião portista. Um remate ao ferro de Ricardo Barreiros foi a excepção. No entanto, e quando menos se esperava, os nortenhos chegaram ao segundo golo, numa jogada individual de Filipe Santos. Apesar do grau de dificuldade aumentar para o Benfica, a equipa lisboeta conseguiu, ainda assim, ganhar o direito a sonhar quando, a oito minutos do fim, Tó Silva reduziu para 2-1.Nos derradeiros minutos, as emoções intensificaram-se. Foi uma altura em que os portistas tentavam guardar a bola e os benfiquistas davam o tudo por tudo em busca do golo do empate. Mas, mais uma vez, valeu ao Porto a capacidade do seu guardião, que defendeu todos os remates "encarnados", impedindo um prolongamento que, pelo rendimento das duas equipas, se justificava.No final, Carlos Dantas, treinador do Benfica, deu a sua opinião acerca da final: "Foi um jogo complicado, com tensão enorme e menos bem disputado. O Benfica lutou de igual para igual. As taças não podem ser divididas apesar de ambos terem merecido"

Texto:Ricardo Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário