sexta-feira, 6 de março de 2009

Basquetebol: Teste de fogo à Invencibilidade


Benfica testado na Madeira
O Benfica vai colocar à prova este domingo a sua invencibilidade na difícil deslocação à Madeira, onde vai defrontar o CAB, equipa que esta época ainda não foi derrotada no seu recinto. O capitão benfiquista António Tavares é a voz da ambição encarnada, que pretende atingir o final da fase regular sem conhecer o travo da derrota. Do lado oposto, o reforço madeirense Mário Gonçalves manifesta uma quase total confiança na vitória do encontro. O atleta diz que o moral é elevado e que o grupo tem trabalhado, muito e bem, para ter sucesso no embate frente aos benfiquistas.

António Tavares não tem sido esta época uma das primeiras opções do treinador Henrique Vieira, mas o experiente base do Benfica não deixa de ser uma das referências da equipa. “Já que aqui chegamos é natural que queiramos permanecer invictos até ao final da fase regular. Sabemos que não irá ser fácil, até pelo calendário dos jogos que ainda temos por disputar. Mas estamos na recta final e tudo iremos fazer para cumprir esse objectivo.”

O adversário deste fim-de-semana é de respeito, mas Tavares demonstra maior preocupação na forma como a própria equipa encarnada se vai comportar durante a partida. “O sucesso neste jogo vai passar muito pela forma como estivermos em ataque. Vai depender muito da nossa paciência ofensiva na busca da melhor solução atacante. Sabemos que eles são fortíssimos nos primeiros segundos da defesa, que complicam sempre pelas constantes trocas defensivas. Teremos de ser inteligentes na procura das vantagens de estatura, prolongando sempre os ataques e resistindo à tentação de decidir rápido quando tivermos a posse de bola.”

Apesar de Tavares não considerar a equipa madeirense “como sendo uma das melhores em termos ofensivos”, reconhece-lhe o mérito de ser “a surpresa do campeonato”. “É uma equipa ‘chata’, muito agressiva na defesa, que coloca sempre muitos problemas aos adversários”, salienta, referindo ser esta a imagem de marca do conjunto insular e a base do seu sucesso na prova.

Seremos os primeiros a ganhar ao Benfica

Mário Gonçalves foi uma das apostas de João Freitas para o reforço do conjunto madeirense esta temporada. O extremo-poste português tem estado a aproveitar da melhor forma as oportunidades concedidas pelo treinador, repercutindo-se na importância e na sua cada vez maior utilização na equipa. “Tal como o técnico diz ‘só faz falta quem cá está’, e julgo que tenho correspondido às oportunidades que vou tendo durante a época.”

O grupo tem estado a trabalhar de forma afincada para estar em condições de neste fim-de-semana causar uma surpresa aos ainda invictos encarnados. “Estamos a trabalhar, muito e bem, como de costume. Motivação não falta e, com a vantagem do factor casa, julgo estarem reunidas todas as condições para sermos os primeiros a vencer o Benfica.”

Apesar do natural cansaço provocado pelas cargas de treino Mário acredita que este jogo irá ser diferente do da primeira volta.”De dia para dia vamo-nos sentindo melhor e mais fortes. Embora tenhamos algumas limitações, nomeadamente o Perdigão, e eu próprio, que não estamos a cem por cento, basta estarmos ao nosso nível para vencer o encontro de domingo.”

O leque de opções à disposição de João Freitas para este jogo é maior do que no encontro da 1ª volta. “Com a vinda do Solderberg passamos a ter mais uma solução para o nosso jogo interior. Se ofensivamente trouxe outro tipo de soluções, julgo que defensivamente, tanto eu como o David damos mais garantias ao treinador.” Para um treinador que faz da defesa a sua principal arma, tudo se torna mais fácil para ter tempo de jogo.

Fonte: FPB(Texto de Carlos Seixas)

Sem comentários:

Enviar um comentário